Em defesa do ensino de psicologia na educação básica: uma proposta a partir do estudo de currículos secundaristas de países com alto índice de desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-16022023-165108/ |
Resumo: | O ensino de psicologia na educação básica do Brasil não possui legislação nacional (tal como Parâmetros ou Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Assim, a fim de fomentar a discussão sobre a inserção obrigatória da disciplina de psicologia na educação básica, nossa pesquisa buscou compreender qual a importância do oferecimento de ensino de psicologia para estudantes secundaristas, em formação propedêutica, através do estudo de currículos prescritos neste nível de escolaridade nos países com o maior IDH em seus respectivos continentes em 2014. Enfatizamos a análise do conteúdo, a estrutura do curso, a justificativa e o período de escolarização em que há o oferecimento da disciplina de psicologia lançando mão da proposta de análise qualitativa organizada por Sampieri, Collado e Lucio (2010) e da abordagem fenomenológica dos materiais estudados. Os principais resultados apontam que há o oferecimento de disciplina de psicologia no ensino secundário e que os países reconhecem, explicitamente, a legitimidade das respostas propostas pela ciência psicológica a diversos desafios próprios do cotidiano pessoal e social (intolerância, crime, pobreza, preconceito, violência, formação de identidade, carreira, saúde mental etc.), inegavelmente indissociáveis da vida de adolescentes e jovens. Houve durante o desenvolvimento da nossa pesquisa uma crise sanitária envolvendo a pandemia mundial de COVID19 que implicou no distanciamento social sistemático e institucional entre pessoas, além do aumento de casos de sofrimento e adoecimento psicológico entre jovens em idade escolar que, por sua vez, revelou uma faceta potencial do ensino de psicologia relacionada à promoção de saúde mental e ao caráter terapêutico desta disciplina. Como resultado da pesquisa, elaboramos uma proposta de ensino de psicologia que fornece bases para o desenvolvimento da disciplina com estudantes na educação básica, além de viabilizar o trabalho diferenciado do professor de psicologia em relação aos demais trabalhos de psicólogos na escola |
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Em defesa do ensino de psicologia na educação básica: uma proposta a partir do estudo de currículos secundaristas de países com alto índice de desenvolvimento humanoIn defense of teaching psychology in Basic Education: a proposal based on the study of secondary school curricula in countries with a high human development indexBasic school educationCurricula and programsCurrículos e programasEducação escolar básicaEnsinoEnsino de psicologiaPsicologiaPsychologyPsychology teachingTeachingO ensino de psicologia na educação básica do Brasil não possui legislação nacional (tal como Parâmetros ou Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Assim, a fim de fomentar a discussão sobre a inserção obrigatória da disciplina de psicologia na educação básica, nossa pesquisa buscou compreender qual a importância do oferecimento de ensino de psicologia para estudantes secundaristas, em formação propedêutica, através do estudo de currículos prescritos neste nível de escolaridade nos países com o maior IDH em seus respectivos continentes em 2014. Enfatizamos a análise do conteúdo, a estrutura do curso, a justificativa e o período de escolarização em que há o oferecimento da disciplina de psicologia lançando mão da proposta de análise qualitativa organizada por Sampieri, Collado e Lucio (2010) e da abordagem fenomenológica dos materiais estudados. Os principais resultados apontam que há o oferecimento de disciplina de psicologia no ensino secundário e que os países reconhecem, explicitamente, a legitimidade das respostas propostas pela ciência psicológica a diversos desafios próprios do cotidiano pessoal e social (intolerância, crime, pobreza, preconceito, violência, formação de identidade, carreira, saúde mental etc.), inegavelmente indissociáveis da vida de adolescentes e jovens. Houve durante o desenvolvimento da nossa pesquisa uma crise sanitária envolvendo a pandemia mundial de COVID19 que implicou no distanciamento social sistemático e institucional entre pessoas, além do aumento de casos de sofrimento e adoecimento psicológico entre jovens em idade escolar que, por sua vez, revelou uma faceta potencial do ensino de psicologia relacionada à promoção de saúde mental e ao caráter terapêutico desta disciplina. Como resultado da pesquisa, elaboramos uma proposta de ensino de psicologia que fornece bases para o desenvolvimento da disciplina com estudantes na educação básica, além de viabilizar o trabalho diferenciado do professor de psicologia em relação aos demais trabalhos de psicólogos na escolaThe teaching of psychology in basic education in Brazil does not have national legislation (such as Parâmetros ou Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e Lei de Diretrizes and Bases da Educação Nacional). Thus, in order to promote the discussion about the mandatory inclusion of the discipline of psychology in basic education, our research sought to understand the importance of offering psychology teaching to secondary students, in propaedeutic training, through the study of prescribed curricula at this level of education. schooling in the countries with the highest HDI in their respective continents in 2014. We emphasize the analysis of the content, the structure of the course, the justification and the period of schooling in which the discipline of psychology is offered, making use of the proposal of qualitative analysis organized by Sampieri, Collado and Lucio (2010) and the phenomenological approach of the materials studied. The main results indicate that psychology is offered in secondary education and that countries explicitly recognize the legitimacy of the responses proposed by psychological science to various challenges of personal and social daily life (intolerance, crime, poverty, prejudice, violence, identity formation, career, mental health, etc.), undeniably inseparable from the lives of adolescents and young people. During the development of our research, there was a health crisis involving the global pandemic of COVID19, which resulted in systematic and institutional social distancing between people, in addition to the increase in cases of suffering and psychological illness among school-age young people, which, in turn, revealed a potential facet of psychology teaching related to the promotion of mental health and the therapeutic character of this discipline. As a result of the research, we developed a proposal for teaching psychology that provides bases for the development of the discipline with students in basic education, in addition to enabling the differentiated work of the psychology teacher in relation to other work of psychologists at schoolBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGualtieri, MirellaLermes, Rodrigo da Silva Rodrigues2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-16022023-165108/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-16T18:57:25Zoai:teses.usp.br:tde-16022023-165108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-16T18:57:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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