Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/ |
Resumo: | Nesta dissertação apresento uma explicação para a aprendizagem e para o aprender a partir da Epistemologia Unitária, que proponho como uma síntese das reflexões do pesquisador chileno Humberto Maturana sobre o conhecer. Para isso, apresento uma histórico das concepções deste autor, que constituem a Biologia do Conhecer e a Biologia-Cultural. Reflito sobre quem é o ser humano que aprende e destaco a importância do conversar, concebido como o entrelaçamento entre o linguajear e o amar, que é a emoção que nos caracteriza como seres humanos biológico-culturais. |
id |
USP_0c454755e2434ac738a1bb100b03d01c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10072018-142202 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o EnsinarAn Explanation to Learning of Biological-Cultural Human Learning: the Importance of Conversation and its Implications to the TeachaprendizagemBiologia do ConhecerBiologia-Cultural, linguagemBiology ok KnowledgeCultural-BiologylanguagelearningNesta dissertação apresento uma explicação para a aprendizagem e para o aprender a partir da Epistemologia Unitária, que proponho como uma síntese das reflexões do pesquisador chileno Humberto Maturana sobre o conhecer. Para isso, apresento uma histórico das concepções deste autor, que constituem a Biologia do Conhecer e a Biologia-Cultural. Reflito sobre quem é o ser humano que aprende e destaco a importância do conversar, concebido como o entrelaçamento entre o linguajear e o amar, que é a emoção que nos caracteriza como seres humanos biológico-culturais.In this dissertation, I present an explanation concern learning and understand upon the Unitarian Epistemology, which I propose as a synthesis of Chilean researcher Humberto Maturana\'s reflections related knowledge. For this, I present a briefing of their conceptions, which constitute Biology of Knowledge and Biology-Cultural. I reflect about who is the human that learns and emphasizes about the importance to talk, conceived as the interweaving between language and love, which is the emotion that characterizes us as biological-cultural humans.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalachias, Maria Elena InfanteStorelli, Antonio Dégas Mendes Neto2018-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-10072018-142202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar An Explanation to Learning of Biological-Cultural Human Learning: the Importance of Conversation and its Implications to the Teach |
title |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar |
spellingShingle |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto aprendizagem Biologia do Conhecer Biologia-Cultural, linguagem Biology ok Knowledge Cultural-Biology language learning |
title_short |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar |
title_full |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar |
title_fullStr |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar |
title_full_unstemmed |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar |
title_sort |
Uma Explicação para o Aprender do Ser Humano Biológico-Cultural A importância do Conversar e suas implicações para o Ensinar |
author |
Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto |
author_facet |
Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malachias, Maria Elena Infante |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Storelli, Antonio Dégas Mendes Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem Biologia do Conhecer Biologia-Cultural, linguagem Biology ok Knowledge Cultural-Biology language learning |
topic |
aprendizagem Biologia do Conhecer Biologia-Cultural, linguagem Biology ok Knowledge Cultural-Biology language learning |
description |
Nesta dissertação apresento uma explicação para a aprendizagem e para o aprender a partir da Epistemologia Unitária, que proponho como uma síntese das reflexões do pesquisador chileno Humberto Maturana sobre o conhecer. Para isso, apresento uma histórico das concepções deste autor, que constituem a Biologia do Conhecer e a Biologia-Cultural. Reflito sobre quem é o ser humano que aprende e destaco a importância do conversar, concebido como o entrelaçamento entre o linguajear e o amar, que é a emoção que nos caracteriza como seres humanos biológico-culturais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-142202/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256915452624896 |