Estado, políticas públicas e juventude: avaliação de efeitos de um programa federal na esfera local
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21052013-124240/ |
Resumo: | Este trabalho objetivou avaliar efeitos do ProJovem Programa Nacional de Jovens no município de João Pessoa, considerando repercussões do programa na trajetória de vida de seus egressos e na dinâmica política e institucional do local em que fora implementado. A análise focou os três primeiros anos de sua implementação, de 2006 a 2008. Foram aplicados questionários a egressos do ProJovem e realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores locais do programa. As análises apontaram que o ProJovem repercutiu de forma mais sólida no campo da escolarização e menos na formação para o trabalho, considerando a opinião dos egressos participantes da pesquisa. Em relação aos efeitos político/institucionais no município de João Pessoa, o programa constituiu-se forte politicamente e fraco institucionalmente. O envolvimento pessoal dos coordenadores locais, a visibilidade do programa no município e as formas de enraizamento nos primeiros anos fortaleceram o ProJovem, tanto em relação à coordenação nacional, quanto em relação à sua legitimidade no governo subnacional. Isso não se traduziu, entretanto, em repercussões institucionais, uma vez que o programa fora sempre algo estranho à estrutura organizacional do município. Evidenciou-se que o Projovem, no contexto municipal, apresentou uma faceta forte escolarização e política e frágil qualificação para o trabalho e institucionalidade. Os resultados obtidos instigam reflexões sobre os processos políticos e institucionais que envolvem a implementação de programas federais no âmbito local, especialmente no campo da educação e das políticas para a juventude. |
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Estado, políticas públicas e juventude: avaliação de efeitos de um programa federal na esfera localState, public policy and youth: evaluating the effects of a federal program at the local levelEscolarizaçãoJovensPolíticas públicasPublic policySchoolingYouthEste trabalho objetivou avaliar efeitos do ProJovem Programa Nacional de Jovens no município de João Pessoa, considerando repercussões do programa na trajetória de vida de seus egressos e na dinâmica política e institucional do local em que fora implementado. A análise focou os três primeiros anos de sua implementação, de 2006 a 2008. Foram aplicados questionários a egressos do ProJovem e realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores locais do programa. As análises apontaram que o ProJovem repercutiu de forma mais sólida no campo da escolarização e menos na formação para o trabalho, considerando a opinião dos egressos participantes da pesquisa. Em relação aos efeitos político/institucionais no município de João Pessoa, o programa constituiu-se forte politicamente e fraco institucionalmente. O envolvimento pessoal dos coordenadores locais, a visibilidade do programa no município e as formas de enraizamento nos primeiros anos fortaleceram o ProJovem, tanto em relação à coordenação nacional, quanto em relação à sua legitimidade no governo subnacional. Isso não se traduziu, entretanto, em repercussões institucionais, uma vez que o programa fora sempre algo estranho à estrutura organizacional do município. Evidenciou-se que o Projovem, no contexto municipal, apresentou uma faceta forte escolarização e política e frágil qualificação para o trabalho e institucionalidade. Os resultados obtidos instigam reflexões sobre os processos políticos e institucionais que envolvem a implementação de programas federais no âmbito local, especialmente no campo da educação e das políticas para a juventude.This study evaluated the ProJovem effects in the city of João Pessoa, considering impacts of the program on the life trajectories of its graduates and in the political and institutional dynamics in the city they the program was implemented. The analysis focused on the first three years of its implementation, from 2006 to 2008. Questionnaires were administered to graduates, were also performed semi-structured interviews with local coordinators of the program. The analysis indicated that the impacted of ProJovem was more solid in the field of education and less training for work, considering the opinion of graduates participating in the research. Regarding the effects political / institutional in the city of João Pessoa, the program consisted strong politically and institutionally weak. The personal involvement of local coordinators, program visibility in the city and forms of rootedness in the early years strengthened the program, both externally and internally to the city. That did not translate, however, into institutional repercussions, because the program was always something \"strange\" in the organizational structure of the municipality. The Projovem, in the municipal context, presented a strong facet - schooling and politics - and fragile - qualification for the job and institutions. The results obtained in this research instigate reflection on the political and institutional processes that involve the implementation of federal programs at the local level, especially in the field of education and youth policies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Sandra Maria Zakia LianSoares, Swamy de Paula Lima2013-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21052013-124240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-21052013-124240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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