A argumentação prática no Ensino Básico: uma jornada didática rumo à competência argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Gabriela Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08062021-213944/
Resumo: Destinada à aplicação em sala de aula, esta pesquisa se concretiza sustentada em dois pilares: teórico e prático. Apoiados no modelo de argumentação prática proposto por Fairclough e Fairclough (2012) e em desdobramentos desenvolvidos por Gonçalves-Segundo (2019), nosso objetivo é discutir e oferecer ao docente ferramentas produtivas para que o ensino-aprendizagem da argumentação possa ser construído de modo significativo no Ensino Básico. Isto posto, este trabalho divide-se em quatro capítulos. No primeiro, discutimos o espaço da argumentação na sala de aula. Para tanto, analisamos os documentos educacionais oficiais, como, por exemplo, a BNCC, bem como lançamos olhar para as especificidades das práticas pedagógicas. No segundo capítulo, apresentamos e discutimos o quadro teórico dos estudos argumentativos através do tempo, tendo, contudo, foco naqueles que contribuem diretamente ao nosso propósito. As duas primeiras partes são basilares para que possamos, numa espécie de rota ou trajeto, empreender uma proposta de sequência didática designada jornada didática (doravante JD). Levando isso em conta, no terceiro capítulo, apoiados, sobretudo, em Bacich e Moran (2018), Dolz et al. (2004) e Lerner (2007), explicitamos as opções metodológicas que adotamos como base para organizar nossa JD. Sem perder de vista a factibilidade das atividades sugeridas ao professor, na quarta e última parte do trabalho, apresentamos, de maneira detalhada, as cinco etapas de nossa sequência didática orientada ao trabalho com argumentação prática: (i) Introdução aos estudos da argumentação; (ii) Defesa de pontos de vista; (iii) Identificação dos constituintes da argumentação prática; (iv) Argumentação prática e os gêneros textuais reivindicatórios; e (v) Aplicação de conceitos em um projeto estudantil coletivo. Direcionadas ao nono (9o) ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, mas adaptáveis às séries posteriores, as atividades propostas abordam diferentes temáticas e distintos gêneros discursivos, tanto em termos de leitura quanto de produção textual, que envolvem a prática argumentativa de crítica a e defesa de Propostas de Ação. Visamos, assim, que, ao término da jornada, o estudante esteja apto a aplicar, em outros contextos, o que foi aprendido ao longo de todo o percurso.
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spelling A argumentação prática no Ensino Básico: uma jornada didática rumo à competência argumentativaPractical argumentation in Basic Education: a didactic journey towards argumentative competenceArgumentaçãoArgumentação práticaDidactic journeyDidactic sequenceEducaçãoEducationEnsino-aprendizagemJornada didáticaLíngua PortuguesaPortuguese LanguagePractical ArgumentationProdução textualSequência didáticaTeaching-learningTextual productionDestinada à aplicação em sala de aula, esta pesquisa se concretiza sustentada em dois pilares: teórico e prático. Apoiados no modelo de argumentação prática proposto por Fairclough e Fairclough (2012) e em desdobramentos desenvolvidos por Gonçalves-Segundo (2019), nosso objetivo é discutir e oferecer ao docente ferramentas produtivas para que o ensino-aprendizagem da argumentação possa ser construído de modo significativo no Ensino Básico. Isto posto, este trabalho divide-se em quatro capítulos. No primeiro, discutimos o espaço da argumentação na sala de aula. Para tanto, analisamos os documentos educacionais oficiais, como, por exemplo, a BNCC, bem como lançamos olhar para as especificidades das práticas pedagógicas. No segundo capítulo, apresentamos e discutimos o quadro teórico dos estudos argumentativos através do tempo, tendo, contudo, foco naqueles que contribuem diretamente ao nosso propósito. As duas primeiras partes são basilares para que possamos, numa espécie de rota ou trajeto, empreender uma proposta de sequência didática designada jornada didática (doravante JD). Levando isso em conta, no terceiro capítulo, apoiados, sobretudo, em Bacich e Moran (2018), Dolz et al. (2004) e Lerner (2007), explicitamos as opções metodológicas que adotamos como base para organizar nossa JD. Sem perder de vista a factibilidade das atividades sugeridas ao professor, na quarta e última parte do trabalho, apresentamos, de maneira detalhada, as cinco etapas de nossa sequência didática orientada ao trabalho com argumentação prática: (i) Introdução aos estudos da argumentação; (ii) Defesa de pontos de vista; (iii) Identificação dos constituintes da argumentação prática; (iv) Argumentação prática e os gêneros textuais reivindicatórios; e (v) Aplicação de conceitos em um projeto estudantil coletivo. Direcionadas ao nono (9o) ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, mas adaptáveis às séries posteriores, as atividades propostas abordam diferentes temáticas e distintos gêneros discursivos, tanto em termos de leitura quanto de produção textual, que envolvem a prática argumentativa de crítica a e defesa de Propostas de Ação. Visamos, assim, que, ao término da jornada, o estudante esteja apto a aplicar, em outros contextos, o que foi aprendido ao longo de todo o percurso.Focusing on the Basic Education reality, this research is based on a theoretical and a practical pillar. Drawing on the practical reasoning model proposed by Fairclough and Fairclough (2012) and on further developments advanced by Gonçalves-Segundo (2019), our goal is to discuss productive tools for a meaningful teaching and learning of argumentation in Basic Education. In order to do so, this dissertation is divided into four chapters. In the first one, we discuss the locus of argumentation in Brazilian Basic Education, both by analyzing the country\'s official educational documents, such as the NCCB (National Common Curricular Base), and by describing the specificities of the current pedagogical practices concerning the topic. In the second chapter, we discuss the theoretical framework of argumentative studies through time, focusing on those that directly contribute to our research objective. The first two chapters are fundamental for the structuring of our proposal of didactic sequence called didactic journey (DJ). Taking this into account, in the third chapter, we explain the methodological options we adopted as a basis for organizing our DJ, by establishing a dialogue with the works of Bacich and Moran (2018), Dolz et al. (2004) and Lerner (2007). Without losing sight of the feasibility of the activities suggested to the teacher, in the fourth and last chapter of this dissertation, we present, in a detailed way, the five stages of our didactic sequence aimed at the teaching and learning of practical argumentation: (i) Introduction to the studies of argumentation; (ii) Defense of standpoints; (iii) Identification of the constituents of practical arguments; (iv) Practical argumentation and exhortative genres; and (v) Application of concepts in a collective student project. Directed to the ninth (9th) year of Elementary School - Final Years, but adaptable to later grades, the proposed activities address different themes and distinct genres, in terms of reading and textual production, involving both the argumentative moves of criticism and defense of Claims for Action. We envisage that, at the end of the journey, the students will be able to apply, in other contexts, what was learned along the process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGonçalves Segundo, Paulo RobertoCastro, Maria Gabriela Rodrigues de2021-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08062021-213944/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-09T19:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-08062021-213944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-09T19:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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