Aspectos da atividade de promoção de marketing nos serviços turísticos de museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Camila Leoni
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19072012-180313/
Resumo: A definição dos programas de promoção de marketing varia de acordo com o público que se quer atingir e também com o tipo de comunicação que se quer transmitir. Para definir o programa de comunicação e quais as ferramentas que serão utilizadas, é preciso desenvolver uma estratégia de comunicação de acordo com as necessidades dos clientes e com os objetivos da organização. Este estudo teve como objetivo principal identificar e analisar as atividades de promoção de marketing referentes aos serviços turísticos, mais especificamente nos museus, onde foi realizada a pesquisa de campo. Para atingir esse objetivo, primeiro foi realizada a revisão teórica abordando os conceitos de promoção de marketing, os serviços e os aspectos da atividade de promoção em serviços. Por fim, foram estudados os serviços turísticos e contextualizado o objeto de estudo acerca da atividade de promoção de serviços turísticos com ênfase em museus. O método utilizado para a pesquisa de campo foi o estudo de caso. O trabalho teve sua aplicação na área de museologia, investigadas três instituições: a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu da Casa Brasileira Organização Social de Cultura. Para cada museu foram analisadas as seguintes atividades de promoção de marketing: segmentação e posicionamento, diferenciais, estratégia de promoção de marketing, planejamento e ferramentas do mix de comunicação, comunicação integrada de marketing, locação de recursos e controle e avaliação de resultados. Com a pesquisa foi possível concluir que as atividades de promoção de marketing utilizadas pelos museus para comunicar suas ofertas, atrair e fidelizar o público são as mesmas, no entanto há variação na forma como eles executam essas atividades. Nos museus analisados, as atividades de promoção de marketing são, em alguns casos, conforme a teoria; em outros, mais indutivas. Foi possível ainda verificar que, quando os museus se aproximam de um programa de promoção de marketing mais planejado e estruturado, a promoção é feita de forma delineada, de modo a divulgar as atividades da melhor maneira.
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Para atingir esse objetivo, primeiro foi realizada a revisão teórica abordando os conceitos de promoção de marketing, os serviços e os aspectos da atividade de promoção em serviços. Por fim, foram estudados os serviços turísticos e contextualizado o objeto de estudo acerca da atividade de promoção de serviços turísticos com ênfase em museus. O método utilizado para a pesquisa de campo foi o estudo de caso. O trabalho teve sua aplicação na área de museologia, investigadas três instituições: a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu da Casa Brasileira Organização Social de Cultura. Para cada museu foram analisadas as seguintes atividades de promoção de marketing: segmentação e posicionamento, diferenciais, estratégia de promoção de marketing, planejamento e ferramentas do mix de comunicação, comunicação integrada de marketing, locação de recursos e controle e avaliação de resultados. Com a pesquisa foi possível concluir que as atividades de promoção de marketing utilizadas pelos museus para comunicar suas ofertas, atrair e fidelizar o público são as mesmas, no entanto há variação na forma como eles executam essas atividades. Nos museus analisados, as atividades de promoção de marketing são, em alguns casos, conforme a teoria; em outros, mais indutivas. Foi possível ainda verificar que, quando os museus se aproximam de um programa de promoção de marketing mais planejado e estruturado, a promoção é feita de forma delineada, de modo a divulgar as atividades da melhor maneira.The definition of marketing promotion programs varies depending on the audience you want to achieve and also with the type of communication you want to convey. To define the communication program and what tools will be used, you must develop a communication strategy, according to customer needs and organizational objectives. The main goal of this study is to identify and analyze marketing promotion activities related to tourist services with field verification in museums. To achieve this goal, first, it was conducted a theoretical review addressing the concepts of marketing promotion, services and aspects of the activity of promotion of services. Finally, it was studied the tourist services and contextualized the study object on the promotion activity of tourist services with emphasis on museums. The method used for field research was a case study. The work had its application in the area of museology and the three institutions analyzed were: the Pinacoteca do Estado de São Paulo, the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand and the Museu da Casa Brasileira Organização Social de Cultura. In each museum it was analyzed the following marketing promotion activities: segmentation and positioning, differentials, strategy of marketing promotion, planning and tools of communications mix, integrated communications of marketing, resource allocation and control and assessment of results. It can be concluded that the marketing promotion activities used by museums to communicate their offerings, appeal and retain the public are the same. However, there is variation in how they perform these activities. In some cases the marketing promotion activities are according to the theory, in other they are more inductive. It was possible to report that, when the museums are approaching a marketing promotion program more structured and planned, it appears that marketing promotion is outlined in order to promote the museum and its activities in the best way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampomar, Marcos CortezNascimento, Camila Leoni2012-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19072012-180313/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-19072012-180313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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