\"Essa gunga veio de lá!\" : sinos e sineiros na África Centro-Ocidental e no Brasil centro-africano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galante, Rafael Benvindo Figueiredo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23052023-132320/
Resumo: Esta tese corresponde a uma pesquisa de História Social da cultura voltada à compreensão do papel da diáspora forçada dos povos da África Centro-Ocidental no Brasil para a formação das várias tradições sineiras brasileiras. Buscando romper com uma perspectiva colonial euro-referenciada que sempre compreendeu os sinos das igrejas católicas no Brasil unicamente a partir de sua matriz cultural europeia, esse trabalho visa analisar os múltiplos sentidos que os sinos e seus sineiros tiveram ao longo da história do país a partir de um continuum que conecta essas tradições primordialmente à diáspora africana no Brasil. Entendendo a centralidade que os sineiros africanos e seus descendentes afro-brasileiros tiveram nesse processo, este trabalho parte da premissa que suas experiências históricas e respectivas construções de tradições culturais diaspóricas só podem ser efetivamente compreendidas a partir da historicidade dos próprios legados civilizatórios africanos. Nesse sentido, a primeira parte do trabalho se dedica a contextualizar os principais fundamentos das tradições sineiras centro-africanas existentes tanto antes como após a participação dessas sociedades nas complexas dinâmicas comerciais e socioculturais do mundo Atlântico. A partir dessa dinâmica o trabalho também traz uma análise do impacto que as tecnologias da cultura sineira europeia tiveram sobre o universo espiritual, político e sonoro daquela região do continente africano, acompanhando consequentemente suas diásporas forçadas nas Américas. A segunda parte do trabalho está centrada especificamente nos significados da experiência social de sineiros africanos e afro-americanos em campanários católicos do Brasil escravista, e finalmente o estudo dessas presenças no imaginário cultural oitocentista, por meio da literatura de Machado de Assis e da música do compositor João José Lopes Junior
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