\"Essa gunga veio de lá!\" : sinos e sineiros na África Centro-Ocidental e no Brasil centro-africano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23052023-132320/ |
Resumo: | Esta tese corresponde a uma pesquisa de História Social da cultura voltada à compreensão do papel da diáspora forçada dos povos da África Centro-Ocidental no Brasil para a formação das várias tradições sineiras brasileiras. Buscando romper com uma perspectiva colonial euro-referenciada que sempre compreendeu os sinos das igrejas católicas no Brasil unicamente a partir de sua matriz cultural europeia, esse trabalho visa analisar os múltiplos sentidos que os sinos e seus sineiros tiveram ao longo da história do país a partir de um continuum que conecta essas tradições primordialmente à diáspora africana no Brasil. Entendendo a centralidade que os sineiros africanos e seus descendentes afro-brasileiros tiveram nesse processo, este trabalho parte da premissa que suas experiências históricas e respectivas construções de tradições culturais diaspóricas só podem ser efetivamente compreendidas a partir da historicidade dos próprios legados civilizatórios africanos. Nesse sentido, a primeira parte do trabalho se dedica a contextualizar os principais fundamentos das tradições sineiras centro-africanas existentes tanto antes como após a participação dessas sociedades nas complexas dinâmicas comerciais e socioculturais do mundo Atlântico. A partir dessa dinâmica o trabalho também traz uma análise do impacto que as tecnologias da cultura sineira europeia tiveram sobre o universo espiritual, político e sonoro daquela região do continente africano, acompanhando consequentemente suas diásporas forçadas nas Américas. A segunda parte do trabalho está centrada especificamente nos significados da experiência social de sineiros africanos e afro-americanos em campanários católicos do Brasil escravista, e finalmente o estudo dessas presenças no imaginário cultural oitocentista, por meio da literatura de Machado de Assis e da música do compositor João José Lopes Junior |
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\"Essa gunga veio de lá!\" : sinos e sineiros na África Centro-Ocidental e no Brasil centro-africano\"This gunga came from there!\" : bells and bell ringers in West Central Africa and Central African BrazilBellsBells RingersCapoeirasCapoeirasCentral African DiasporaDiáspora Centro-AfricanaNgungaNgungaSineirosSinosEsta tese corresponde a uma pesquisa de História Social da cultura voltada à compreensão do papel da diáspora forçada dos povos da África Centro-Ocidental no Brasil para a formação das várias tradições sineiras brasileiras. Buscando romper com uma perspectiva colonial euro-referenciada que sempre compreendeu os sinos das igrejas católicas no Brasil unicamente a partir de sua matriz cultural europeia, esse trabalho visa analisar os múltiplos sentidos que os sinos e seus sineiros tiveram ao longo da história do país a partir de um continuum que conecta essas tradições primordialmente à diáspora africana no Brasil. Entendendo a centralidade que os sineiros africanos e seus descendentes afro-brasileiros tiveram nesse processo, este trabalho parte da premissa que suas experiências históricas e respectivas construções de tradições culturais diaspóricas só podem ser efetivamente compreendidas a partir da historicidade dos próprios legados civilizatórios africanos. Nesse sentido, a primeira parte do trabalho se dedica a contextualizar os principais fundamentos das tradições sineiras centro-africanas existentes tanto antes como após a participação dessas sociedades nas complexas dinâmicas comerciais e socioculturais do mundo Atlântico. A partir dessa dinâmica o trabalho também traz uma análise do impacto que as tecnologias da cultura sineira europeia tiveram sobre o universo espiritual, político e sonoro daquela região do continente africano, acompanhando consequentemente suas diásporas forçadas nas Américas. A segunda parte do trabalho está centrada especificamente nos significados da experiência social de sineiros africanos e afro-americanos em campanários católicos do Brasil escravista, e finalmente o estudo dessas presenças no imaginário cultural oitocentista, por meio da literatura de Machado de Assis e da música do compositor João José Lopes JuniorThis thesis corresponds to a research on the Social History of Culture aimed at understanding the role of the forced diaspora of the peoples of West Central Africa in Brazil for the formation of the various Brazilian bell ringers traditions. Seeking to break with a colonial Euro-referenced perspective that has always understood the bells of Catholic churches in Brazil solely from their European cultural matrix, this work aims to analyze the multiple meanings that bells and their bell ringers had throughout in the country\'s history from of a continuum that connects these traditions primarily to the African diaspora in Brazil. Understanding the centrality that African bell ringers and their Afro-Brazilian descendants had in this process, this work starts from the premise that their historical experiences and respective constructions of diasporic cultural traditions can only be effectively understood from the historicity of African civilizational legacies themselves. In this sense, the first part of the work is dedicated to contextualizing the main foundations of the Central African bell traditions existing both before and after the participation of these societies in the complex commercial and sociocultural dynamics of the Atlantic world. Based on this dynamic, the work also analyzes the impact that the technologies of the European bell culture had on the spiritual, political and sound universe of that region of the African continent, consequently accompanying its forced diasporas in the Americas. The second part of the work is specifically focused on the meanings of the social experience of African and Afro-American bell ringers in Catholic steeples in slaveholding Brazil, and finally the study of these presences in the 19th century cultural imaginary, through the literature of Machado de Assis and the music of the composer João José Lopes JuniorBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWissenbach, Maria Cristina CortezGalante, Rafael Benvindo Figueiredo2023-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23052023-132320/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-23T16:25:49Zoai:teses.usp.br:tde-23052023-132320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-23T16:25:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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