Educação ambiental e educação inclusiva: caminho sensorial no Parque Ecológico de Tambaú, SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-16012024-082919/ |
Resumo: | A educação ambiental torna-se cada vez mais necessária, uma vez que pode contribuir para uma educação emancipatória, inclusiva e crítica, que problematize e transforme a relação do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o meio. As práticas educativas em locais não formais, tais como os parques ecológicos, podem complementar a educação formal e serem enriquecedoras para os estudantes. Além disso, é importante que a temática ambiental seja trabalhada junto a todos os públicos, inclusive aos estudantes elegíveis dos serviços da educação especial. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir os limites e possibilidades pedagógicas do Parque Ecológico do Município de Tambaú para atividades educativas e produzir um guia didático de visitação \"caminho sensorial\" de orientação aos educadores, com práticas pedagógicas em educação ambiental direcionada à educação inclusiva, para ser utilizado durante as visitas ao espaço. A pesquisa foi iniciada realizando uma revisão bibliográfica sobre o tema e um levantamento das instituições APAE e escolas Rede Municipal para quantificar número de matrículas da educação especial, identificação dos tipos de deficiência e quantidade de educadores participantes da pesquisa, sendo que se obteve como um dos resultados 79 matrículas de estudantes elegíveis dos serviços da educação especial no início do ano letivo de 2022. Foi realizado um encontro presencial no Parque Ecológico com a entrega dos questionário e posterior encaminhamento aos que faltaram, totalizando onze (11) respondentes, abordando questões sobre limites e possibilidades pedagógicas do Parque Ecológico \"Octávio Camarotti\". Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo. A partir da análise dos resultados foi elaborada a primeira versão do guia didático de visitação \"Caminho Sensorial\" e um croqui de um \"caminho sensorial\". Com os resultados do questionário foram utilizados como base para a construção de um espaço físico \"caminho sensorial\", com diferentes texturas, plantas aromáticas, temperos, plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANC). Destacou-se o seu caráter inclusivo, contemplando um \"caminho dos pés\" e um \"caminho das mãos\". Com o objetivo de realizar o \"caminho sensorial\" construído e aprimorar coletivamente a primeira versão do guia didático \"Caminho Sensorial\", efetuou- se uma visita com os seis (06) participantes da pesquisa. Com o término da versão final do guia didático \"Caminho Sensorial\", a construção do material com áudio e com a elaboração de um vídeo com interprete de libras, foi aplicado o questionário na modalidade online utilizando o formulário do Google Forms, para considerações dos participantes da pesquisa sobre o material didático. A partir dos dados coletados, chegou-se à conclusão que o \"caminho sensorial\" e o guia didático \"Caminho Sensorial\" possui um potencial pedagógico, podem possibilitar contribuições para a educação não formal, colaboram com o ensino e a aprendizagem, para a convivência e identificação ao grupo. Observa-se, pois, que o envolvimento neste espaço ultrapassa os sentidos, levando as memórias afetivas, contribuindo para o bem-estar físico, mental e proporcionando felicidade e encantamento aos visitantes. Assim, possui potencial para colaborar com práticas educativas inclusivas, metodologias ativas e interdisciplinares. |
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Educação ambiental e educação inclusiva: caminho sensorial no Parque Ecológico de Tambaú, SPEnvironmental education and inclusive education: sensory path in the Ecological Park of Tambaú, SPáreas naturaiscaminho sensorialeducação ambientaleducação inclusivaeducational materialenvironmental educationinclusive educationmaterial educativonatural areassensory trailA educação ambiental torna-se cada vez mais necessária, uma vez que pode contribuir para uma educação emancipatória, inclusiva e crítica, que problematize e transforme a relação do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o meio. As práticas educativas em locais não formais, tais como os parques ecológicos, podem complementar a educação formal e serem enriquecedoras para os estudantes. Além disso, é importante que a temática ambiental seja trabalhada junto a todos os públicos, inclusive aos estudantes elegíveis dos serviços da educação especial. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir os limites e possibilidades pedagógicas do Parque Ecológico do Município de Tambaú para atividades educativas e produzir um guia didático de visitação \"caminho sensorial\" de orientação aos educadores, com práticas pedagógicas em educação ambiental direcionada à educação inclusiva, para ser utilizado durante as visitas ao espaço. A pesquisa foi iniciada realizando uma revisão bibliográfica sobre o tema e um levantamento das instituições APAE e escolas Rede Municipal para quantificar número de matrículas da educação especial, identificação dos tipos de deficiência e quantidade de educadores participantes da pesquisa, sendo que se obteve como um dos resultados 79 matrículas de estudantes elegíveis dos serviços da educação especial no início do ano letivo de 2022. Foi realizado um encontro presencial no Parque Ecológico com a entrega dos questionário e posterior encaminhamento aos que faltaram, totalizando onze (11) respondentes, abordando questões sobre limites e possibilidades pedagógicas do Parque Ecológico \"Octávio Camarotti\". Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo. A partir da análise dos resultados foi elaborada a primeira versão do guia didático de visitação \"Caminho Sensorial\" e um croqui de um \"caminho sensorial\". Com os resultados do questionário foram utilizados como base para a construção de um espaço físico \"caminho sensorial\", com diferentes texturas, plantas aromáticas, temperos, plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANC). Destacou-se o seu caráter inclusivo, contemplando um \"caminho dos pés\" e um \"caminho das mãos\". Com o objetivo de realizar o \"caminho sensorial\" construído e aprimorar coletivamente a primeira versão do guia didático \"Caminho Sensorial\", efetuou- se uma visita com os seis (06) participantes da pesquisa. Com o término da versão final do guia didático \"Caminho Sensorial\", a construção do material com áudio e com a elaboração de um vídeo com interprete de libras, foi aplicado o questionário na modalidade online utilizando o formulário do Google Forms, para considerações dos participantes da pesquisa sobre o material didático. A partir dos dados coletados, chegou-se à conclusão que o \"caminho sensorial\" e o guia didático \"Caminho Sensorial\" possui um potencial pedagógico, podem possibilitar contribuições para a educação não formal, colaboram com o ensino e a aprendizagem, para a convivência e identificação ao grupo. Observa-se, pois, que o envolvimento neste espaço ultrapassa os sentidos, levando as memórias afetivas, contribuindo para o bem-estar físico, mental e proporcionando felicidade e encantamento aos visitantes. Assim, possui potencial para colaborar com práticas educativas inclusivas, metodologias ativas e interdisciplinares.Environmental education is becoming increasingly necessary, as it can contribute to an emancipatory, inclusive and critical education that problematizes and transforms the individual\'s relationship with themselves, with others and with the environment. Educational practices in non-formal settings, such as ecological parks, can complement formal education and be enriching for students. In addition, it is important that environmental issues are worked on with all audiences, including students eligible for special education services. In this context, the general aim of this research is to discuss the limits and pedagogical possibilities of the Tambaú Ecological Park for educational activities and to produce a \"sensory path\" guide for educators, with pedagogical practices in environmental education aimed at inclusive education, to be used during visits to the space. The research began with a literature review on the subject and a survey of APAE institutions and schools in the municipal network to quantify the number of special education enrolments, identify the types of disability and the number of educators taking part in the research. One of the results was 79 enrolments of students eligible for special education services at the start of the 2022 school year. A face-to-face meeting was held at the Ecological Park, where the questionnaires were handed out and then forwarded to those who were absent, totaling eleven (11) respondents, addressing questions about the pedagogical limits and possibilities of the \"Octávio Camarotti\" Ecological Park. \". The data obtained was analyzed using content analysis. Based on the analysis of the results, the first version of the \"Sensory Path\" educational guide and a sketch of a \"sensory path\" were drawn up. The results of the questionnaire were used as the basis for the construction of a physical \"sensory path\", with different textures, aromatic plants, spices, medicinal plants and unconventional food plants (PANC). Its inclusive nature was highlighted, including a \"foot path\" and a \"hand path\". In order to realize the \"sensory path\" that had been built and to collectively improve the first version of the \"sensory path\" teaching guide, a visit was made to the six (06) participants in the research. Once the final version of the \"Sensory Path\" didactic guide had been completed, the audio material had been built and a video with a sign language interpreter had been produced, the questionnaire was applied online using the Google Forms form, for the research participants\' comments on the didactic material. Based on the data collected, it was concluded that the \"sensory path\" and the \"Sensory Path\" didactic guide have pedagogical potential, can make contributions to non-formal education, collaborate with teaching and learning, coexistence and identification with the group. It can be seen that involvement in this space goes beyond the senses, bringing back emotional memories, contributing to physical and mental well-being and providing happiness and enchantment to visitors. It therefore has the potential to contribute to inclusive educational practices, active and interdisciplinary methodologies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPalmieri, Maria Luisa BonazziSilva, Vânia Aparecida de Oliveira2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-16012024-082919/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-17T13:49:03Zoai:teses.usp.br:tde-16012024-082919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-17T13:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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