Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garçon, Marcia Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-15052017-154557/
Resumo: O panorama internacional das pesquisas em marketing e comunicação estratégica apresenta a autenticidade das organizações como um tema recente de estudo, com artigos publicados a partir dos anos 2000. A principal justificativa destes estudiosos para se voltarem a este tema é o comportamento cético que os consumidores e outros públicos apresentam frente às promessas e declarações organizacionais. Para eles, há saturação nas mensagens organizacionais, pois todas utilizam o mesmo conteúdo de narrativas, o qual produziu uma audiência descrente. Neste cenário de desconfiança e de vultosos esforços para a consolidação de relacionamentos duradouros, a autenticidade organizacional e a sua percepção apresentam-se como vantagem competitiva para as firmas. Com o objetivo de criar um instrumento de mensuração e avaliação da percepção da autenticidade, esta tese desenvolveu uma ampla revisão bibliográfica, que identificou a falta de um conceito que pudesse amparar os estudos da autenticidade organizacional. Assim, a partir da Filosofia, das Ciências Sociais e das Teorias da Comunicação, propôs-se um conceito de Autenticidade Organizacional solidamente definido e teoricamente construído, constituído de três dimensões: Propósito, Coerência e Tradição. De acordo com esta concepção, itens da escala foram criados e testados por meio da validação de conteúdo com especialistas (DeVELLIS, 2003) e utilização da Modelagem de Equações Estruturais com o uso do software SmartPLS (CHIN, 1998). O instrumento proposto foi medido junto a consumidores e validado com alto grau de confiabilidade. As contribuições deste trabalho para os estudos de Comunicação Organizacional apontam a sua relevância: este é o primeiro trabalho, nos cenários nacional e internacional, que, além de definir um conceito de autenticidade confiável e altamente gerenciável, constata a relação positiva entre a autenticidade, a atitude e a lealdade dos consumidores, indicando aos profissionais de comunicação organizacional, que a autenticidade se constitui um ativo importante e estratégico para a área.
id USP_14ecf3df81aa18c83e89fd14c6671ec5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15052017-154557
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliaçãoBetween me, the other and us: the perception of authenticity through brands, Identification, Sharing and Evaluation.AutenticidadeBrands. AuthenticityCommunication EffectsCommunication MeasurementComunicação em MarketingComunicação IntegradaEfeito da ComunicaçãoIntegrated CommunicationMarcasMarketing CommunicationMensuração da ComunicaçãoO panorama internacional das pesquisas em marketing e comunicação estratégica apresenta a autenticidade das organizações como um tema recente de estudo, com artigos publicados a partir dos anos 2000. A principal justificativa destes estudiosos para se voltarem a este tema é o comportamento cético que os consumidores e outros públicos apresentam frente às promessas e declarações organizacionais. Para eles, há saturação nas mensagens organizacionais, pois todas utilizam o mesmo conteúdo de narrativas, o qual produziu uma audiência descrente. Neste cenário de desconfiança e de vultosos esforços para a consolidação de relacionamentos duradouros, a autenticidade organizacional e a sua percepção apresentam-se como vantagem competitiva para as firmas. Com o objetivo de criar um instrumento de mensuração e avaliação da percepção da autenticidade, esta tese desenvolveu uma ampla revisão bibliográfica, que identificou a falta de um conceito que pudesse amparar os estudos da autenticidade organizacional. Assim, a partir da Filosofia, das Ciências Sociais e das Teorias da Comunicação, propôs-se um conceito de Autenticidade Organizacional solidamente definido e teoricamente construído, constituído de três dimensões: Propósito, Coerência e Tradição. De acordo com esta concepção, itens da escala foram criados e testados por meio da validação de conteúdo com especialistas (DeVELLIS, 2003) e utilização da Modelagem de Equações Estruturais com o uso do software SmartPLS (CHIN, 1998). O instrumento proposto foi medido junto a consumidores e validado com alto grau de confiabilidade. As contribuições deste trabalho para os estudos de Comunicação Organizacional apontam a sua relevância: este é o primeiro trabalho, nos cenários nacional e internacional, que, além de definir um conceito de autenticidade confiável e altamente gerenciável, constata a relação positiva entre a autenticidade, a atitude e a lealdade dos consumidores, indicando aos profissionais de comunicação organizacional, que a autenticidade se constitui um ativo importante e estratégico para a área.The international research on marketing and strategic communication introduces the authenticity of organizations as a recent theme of study with scientific research papers published as of 2000. The main reason why these scholars draw their attention to such a theme is the skeptical behavior consumers and others stakeholders have towards organizational promises and statements. For them, there is a surfeit in organizational messages, all of them delivering the same narrative content, which has led to an incredulous audience. In this scenario of suspicion and of huge efforts to establish, long lasting relationships, organizational authenticity and its perception turn out as a competitive advantage for companies. Aiming at the creation of an instrument for measuring and assessing the perception of authenticity, the present thesis has developed a deep literature review that has identified the lack of a clear concept to support studies on authenticity in organizational contexts. Thus, from Philosophy, Social Sciences, and Communications Theory, a consistently defined and theoretically built concept of Authenticity set forth on three dimensions: Purpose, Coherence and Tradition is proposed. Accordingly, items of the scale have been created and assessed through validation of contents by specialists (DEVELLIS, 2003), as well as by the usage of the Structural Equation Modeling (SEM) with SmartPIs software (CHIN, 1998). The proposed instrument was tested on consumers and validated with high level of reliability. Besides designing a reliable and highly managed concept of Authenticity, the contribution this work has brought to Organizational Communication studies field points out an outstanding finding: the present thesis is the first international and nationwide work that brings up the very positive bond between authenticity, attitude and loyalty of consumers, indicating to Organizational Communication professionals that such Authenticity has become an important and strategic asset for the area.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYanaze, Mitsuru HiguchiGarçon, Marcia Maria2015-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-15052017-154557/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T15:44:41Zoai:teses.usp.br:tde-15052017-154557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T15:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
Between me, the other and us: the perception of authenticity through brands, Identification, Sharing and Evaluation.
title Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
spellingShingle Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
Garçon, Marcia Maria
Autenticidade
Brands. Authenticity
Communication Effects
Communication Measurement
Comunicação em Marketing
Comunicação Integrada
Efeito da Comunicação
Integrated Communication
Marcas
Marketing Communication
Mensuração da Comunicação
title_short Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
title_full Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
title_fullStr Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
title_full_unstemmed Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
title_sort Entre o mim, o outro e o nós: a percepção da autenticidade nas marcas. Identificação,  compartilhamento e avaliação
author Garçon, Marcia Maria
author_facet Garçon, Marcia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yanaze, Mitsuru Higuchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Garçon, Marcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Autenticidade
Brands. Authenticity
Communication Effects
Communication Measurement
Comunicação em Marketing
Comunicação Integrada
Efeito da Comunicação
Integrated Communication
Marcas
Marketing Communication
Mensuração da Comunicação
topic Autenticidade
Brands. Authenticity
Communication Effects
Communication Measurement
Comunicação em Marketing
Comunicação Integrada
Efeito da Comunicação
Integrated Communication
Marcas
Marketing Communication
Mensuração da Comunicação
description O panorama internacional das pesquisas em marketing e comunicação estratégica apresenta a autenticidade das organizações como um tema recente de estudo, com artigos publicados a partir dos anos 2000. A principal justificativa destes estudiosos para se voltarem a este tema é o comportamento cético que os consumidores e outros públicos apresentam frente às promessas e declarações organizacionais. Para eles, há saturação nas mensagens organizacionais, pois todas utilizam o mesmo conteúdo de narrativas, o qual produziu uma audiência descrente. Neste cenário de desconfiança e de vultosos esforços para a consolidação de relacionamentos duradouros, a autenticidade organizacional e a sua percepção apresentam-se como vantagem competitiva para as firmas. Com o objetivo de criar um instrumento de mensuração e avaliação da percepção da autenticidade, esta tese desenvolveu uma ampla revisão bibliográfica, que identificou a falta de um conceito que pudesse amparar os estudos da autenticidade organizacional. Assim, a partir da Filosofia, das Ciências Sociais e das Teorias da Comunicação, propôs-se um conceito de Autenticidade Organizacional solidamente definido e teoricamente construído, constituído de três dimensões: Propósito, Coerência e Tradição. De acordo com esta concepção, itens da escala foram criados e testados por meio da validação de conteúdo com especialistas (DeVELLIS, 2003) e utilização da Modelagem de Equações Estruturais com o uso do software SmartPLS (CHIN, 1998). O instrumento proposto foi medido junto a consumidores e validado com alto grau de confiabilidade. As contribuições deste trabalho para os estudos de Comunicação Organizacional apontam a sua relevância: este é o primeiro trabalho, nos cenários nacional e internacional, que, além de definir um conceito de autenticidade confiável e altamente gerenciável, constata a relação positiva entre a autenticidade, a atitude e a lealdade dos consumidores, indicando aos profissionais de comunicação organizacional, que a autenticidade se constitui um ativo importante e estratégico para a área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-15052017-154557/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-15052017-154557/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090740895088640