Comparação dos efeitos de um treinamento breve em consciência silábica versus fonêmica sobre habilidades emergentes de alfabetização em pré-escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-08032022-135228/ |
Resumo: | Estudos na área da Psicologia Cognitiva da Leitura referem-se à consciência fonológica como um dos principais preditores da aprendizagem da leitura e da escrita. Entretanto, não existe um consenso científico sobre qual é o tamanho da unidade linguística (e. g., sílabas ou fonemas) cujo domínio metafonológico mais contribui para o desenvolvimento inicial da leitura e da escrita, considerando o grau de regularidade da língua como fator relevante. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivos elaborar, aplicar e verificar os efeitos de dois treinamentos breves em consciência fonológica, um silábico e outro fonêmico, sobre as habilidades de alfabetização emergente de pré-escolares falantes do Português do Brasil. Participaram desta pesquisa, 64 crianças de ambos os sexos, alunas do último ano da Educação Infantil de uma escola da rede pública. Os participantes, 33 (52%) do sexo masculino e 31(48%) do sexo feminino, tinham idade entre 59 e 72 meses (M=64,86 e DP= 3,73). A pesquisa seguiu um delineamento experimental, que consistiu nas etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste, com a participação de grupo controle (placebo). Nas etapas de pré-teste e pós-teste as crianças foram avaliadas através de provas de consciência fonológica, conhecimento das letras, leitura e escrita de palavras, além de um teste de inteligência. Após o pré-teste, os participantes foram distribuídos, de forma aleatória e balanceada, em três grupos, procurando-se obter uma equivalência entre os grupos com relação aos resultados do préteste. Os programas de intervenção destinados aos grupos experimentais foram elaborados pela pesquisadora e aplicados no ambiente escolar, em sala reservada, com duração de 12 sessões de 30 minutos cada, duas vezes por semana. O Grupo Fonêmico (GF; n=21) foi submetido ao treino de consciência fonêmica. O Grupo Silábico (GS; n=21) foi submetido ao treino de consciência silábica. O Grupo Controle (GC; n=22) participou de sessões de contação de histórias. As intervenções com o GF e o GS ocorreram paralelamente, em pequenos grupos (4 a 6 crianças) e foram realizadas pela pesquisadora. Ao término das intervenções, todos os participantes passaram pelo pósteste, realizando novamente as provas aplicadas no pré-teste (exceto o teste de inteligência). Foram realizadas análises estatísticas para avaliar a significância dos resultados obtidos. Os resultados mostraram que, tanto o grupo fonêmico quanto o silábico, quando comparados ao controle, mostraram diferenças significativas em consciência fonológica (p<0,05) e marginalmente significativas (p<0,10) em conhecimento das letras e leitura. Comparados os grupos de intervenção, foi observada diferença significativa (p<0,05) a favor do grupo fonêmico em consciência fonológica, sugerindo superioridade do treino fonêmico. Espera-se contribuir para a compreensão dos processos psicolinguísticos subjacentes à aprendizagem inicial da leitura e escrita no Português do Brasil, de modo a oferecer subsídios à elaboração de metodologias mais eficientes, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades precursoras da alfabetização. |
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Comparação dos efeitos de um treinamento breve em consciência silábica versus fonêmica sobre habilidades emergentes de alfabetização em pré-escolaresComparison of the effects of brief syllabic versus phonemic awareness training on emergent literacy skills in preschoolersAlfabetização emergenteConhecimento das letrasConsciência fonêmicaConsciência silábicaEmerging literacyEscritaKnowledge of lettersLeituraPhonemic awarenessReadingSyllabic awarenessWritingEstudos na área da Psicologia Cognitiva da Leitura referem-se à consciência fonológica como um dos principais preditores da aprendizagem da leitura e da escrita. Entretanto, não existe um consenso científico sobre qual é o tamanho da unidade linguística (e. g., sílabas ou fonemas) cujo domínio metafonológico mais contribui para o desenvolvimento inicial da leitura e da escrita, considerando o grau de regularidade da língua como fator relevante. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivos elaborar, aplicar e verificar os efeitos de dois treinamentos breves em consciência fonológica, um silábico e outro fonêmico, sobre as habilidades de alfabetização emergente de pré-escolares falantes do Português do Brasil. Participaram desta pesquisa, 64 crianças de ambos os sexos, alunas do último ano da Educação Infantil de uma escola da rede pública. Os participantes, 33 (52%) do sexo masculino e 31(48%) do sexo feminino, tinham idade entre 59 e 72 meses (M=64,86 e DP= 3,73). A pesquisa seguiu um delineamento experimental, que consistiu nas etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste, com a participação de grupo controle (placebo). Nas etapas de pré-teste e pós-teste as crianças foram avaliadas através de provas de consciência fonológica, conhecimento das letras, leitura e escrita de palavras, além de um teste de inteligência. Após o pré-teste, os participantes foram distribuídos, de forma aleatória e balanceada, em três grupos, procurando-se obter uma equivalência entre os grupos com relação aos resultados do préteste. Os programas de intervenção destinados aos grupos experimentais foram elaborados pela pesquisadora e aplicados no ambiente escolar, em sala reservada, com duração de 12 sessões de 30 minutos cada, duas vezes por semana. O Grupo Fonêmico (GF; n=21) foi submetido ao treino de consciência fonêmica. O Grupo Silábico (GS; n=21) foi submetido ao treino de consciência silábica. O Grupo Controle (GC; n=22) participou de sessões de contação de histórias. As intervenções com o GF e o GS ocorreram paralelamente, em pequenos grupos (4 a 6 crianças) e foram realizadas pela pesquisadora. Ao término das intervenções, todos os participantes passaram pelo pósteste, realizando novamente as provas aplicadas no pré-teste (exceto o teste de inteligência). Foram realizadas análises estatísticas para avaliar a significância dos resultados obtidos. Os resultados mostraram que, tanto o grupo fonêmico quanto o silábico, quando comparados ao controle, mostraram diferenças significativas em consciência fonológica (p<0,05) e marginalmente significativas (p<0,10) em conhecimento das letras e leitura. Comparados os grupos de intervenção, foi observada diferença significativa (p<0,05) a favor do grupo fonêmico em consciência fonológica, sugerindo superioridade do treino fonêmico. Espera-se contribuir para a compreensão dos processos psicolinguísticos subjacentes à aprendizagem inicial da leitura e escrita no Português do Brasil, de modo a oferecer subsídios à elaboração de metodologias mais eficientes, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades precursoras da alfabetização.Studies in the area of Cognitive Psychology of Reading refer to phonological awareness as one of the main predictors of learning to read and write. However, there is no scientific consensus on the size of the linguistic unit (e.g., syllables or phonemes) whose metaphonological domain most contributes to the initial development of reading and writing, considering the degree of regularity of the language as a relevant factor. In view of this, the present work aimed to elaborate, apply and verify the effects of two brief trainings in phonological awareness, one syllabic and the other phonemic, on the emerging literacy skills of Brazilian Portuguese-speaking preschoolers. Participated in this research, 64 children of both sexes, students of the last year of Early Childhood Education in a public school. The participants, 33 (52%) male and 31 (48%) female, were aged between 59 and 72 months (M=64.86 and SD=3.73). The research followed an experimental design, which consisted of pre-test, intervention and post-test stages, with the participation of a control group (placebo). In the pre-test and post-test stages, the children were evaluated through tests of phonological awareness, knowledge of letters, reading and writing of words, in addition to an intelligence test. After the pre-test, the participants were distributed, randomly and balanced, in three groups, trying to obtain an equivalence between the groups in relation to the pre-test results. The intervention programs for the experimental groups were developed by the researcher and applied in the school environment, in a private room, lasting 12 sessions of 30 minutes each, twice a week. The Phonemic Group (FG; n=21) underwent phonemic awareness training. The Syllabic Group (GS; n=21) underwent syllabic awareness training. The Control Group (CG; n=22) participated in storytelling sessions. Interventions with the FG and GS took place in parallel, in small groups (4 to 6 children) and were carried out by the researcher. At the end of the interventions, all participants passed the post-test, taking the tests applied in the pre-test again (except for the intelligence test). Statistical analyzes were performed to assess the significance of the results obtained. The results showed that both the phonemic and syllabic groups, when compared to the control, showed significant differences in phonological awareness (p<0.05) and marginally significant differences (p<0.10) in letter knowledge and reading. Comparing the intervention groups, a significant difference (p<0.05) was observed in favor of the phonemic group in phonological awareness, suggesting superiority of phonemic training. It is expected to contribute to the understanding of the psycholinguistic processes underlying the initial learning of reading and writing in Brazilian Portuguese, in order to provide subsidies for the development of more efficient methodologies, with regard to the development of precursor skills of literacy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarrera, Sylvia DomingosCastro, Danielle Andrade Silva de2022-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-08032022-135228/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-13T14:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-08032022-135228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-13T14:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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