Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Pâmela Felix
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-143159/
Resumo: Com base em revisão de literatura, nacional e internacional, e em pesquisas empíricas, constatamos que a avaliação é uma das características marcantes do trabalho docente, sobretudo, por fomentar a decisão de aprovar ou reprovar os alunos ao final do ano letivo. Contudo, essa temática praticamente não aparece na formação de professores, tanto inicial, quanto em serviço. Assim, o professor se torna um avaliador profissional mesmo sem a preparação necessária, fator que ganha contornos adicionais com a disseminação de avaliações da aprendizagem externas, que também exigem uma série de conhecimentos específicos, tanto para seu entendimento quanto para a potencial utilização de seus resultados na prática pedagógica, ensejando um paradoxo docente. Diante disso, o objetivo geral desta Tese é problematizar as consequências das lacunas de formação em avaliação educacional na avaliação da aprendizagem desenvolvida pelos docentes. Para tanto, utilizamos uma metodologia mista de pesquisa. Na abordagem qualitativa, realizamos levantamento bibliográfico sobre o tema e análise documental de referenciais nacionais e internacionais de atuação docente. Na abordagem quantitativa, tabulamos e analisamos as respostas a questionários aplicados a 1.083 professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE). Os dados foram tratados estatisticamente por meio do software SPSS com o uso do teste do qui-quadrado. Concluímos que as lacunas formativas impedem processos de avaliação mais consistentes, especialmente a respeito do estabelecimento de critérios de avaliação, o que pode comprometer a avaliação em si mesma, tornando-a demasiadamente subjetiva e impedindo que ela se concentre na aprendizagem dos alunos, como um de seus objetos principais. Nossa pesquisa encontrou relação estatisticamente significativa entre lacunas de formação do professor em avaliação e (i) a escolha de critérios de avaliação subjetivos; (ii) a concepção de avaliação tradicional classificatória; (iii) o pouco conhecimento sobre avaliações externas; (iv) as demandas formativas em temas ligados à avaliação, interna ou externa; e (v) a crença na reprovação como algo positivo para melhorar a aprendizagem do aluno, a despeito de um amplo conjunto de pesquisas que apontam em sentido contrário. A esses fatores, se soma a constatação de que a avaliação realizada pelos docentes é desprovida de interpretação pedagógica para apoio ao processo de ensino. Com efeito, a hipótese de que a lacuna formativa em avaliação educacional na formação docente pode gerar consequências relacionadas ao domínio dos professores sobre a avaliação da aprendizagem e às práticas avaliativas que eles mesmos organizam e conduzem foi confirmada. O aperfeiçoamento da avaliação da aprendizagem é uma condição necessária, ainda que não suficiente, notadamente, se queremos que todos os alunos avancem e que as diferenças entre eles desapareçam ou sejam reduzidas. Essa é uma condição incontornável para que os professores conheçam o que seus alunos sabem e façam disso um ponto de apoio sólido para organizar o ensino numa perspectiva inclusiva e de sucesso para todos.
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Assim, o professor se torna um avaliador profissional mesmo sem a preparação necessária, fator que ganha contornos adicionais com a disseminação de avaliações da aprendizagem externas, que também exigem uma série de conhecimentos específicos, tanto para seu entendimento quanto para a potencial utilização de seus resultados na prática pedagógica, ensejando um paradoxo docente. Diante disso, o objetivo geral desta Tese é problematizar as consequências das lacunas de formação em avaliação educacional na avaliação da aprendizagem desenvolvida pelos docentes. Para tanto, utilizamos uma metodologia mista de pesquisa. Na abordagem qualitativa, realizamos levantamento bibliográfico sobre o tema e análise documental de referenciais nacionais e internacionais de atuação docente. Na abordagem quantitativa, tabulamos e analisamos as respostas a questionários aplicados a 1.083 professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE). Os dados foram tratados estatisticamente por meio do software SPSS com o uso do teste do qui-quadrado. Concluímos que as lacunas formativas impedem processos de avaliação mais consistentes, especialmente a respeito do estabelecimento de critérios de avaliação, o que pode comprometer a avaliação em si mesma, tornando-a demasiadamente subjetiva e impedindo que ela se concentre na aprendizagem dos alunos, como um de seus objetos principais. Nossa pesquisa encontrou relação estatisticamente significativa entre lacunas de formação do professor em avaliação e (i) a escolha de critérios de avaliação subjetivos; (ii) a concepção de avaliação tradicional classificatória; (iii) o pouco conhecimento sobre avaliações externas; (iv) as demandas formativas em temas ligados à avaliação, interna ou externa; e (v) a crença na reprovação como algo positivo para melhorar a aprendizagem do aluno, a despeito de um amplo conjunto de pesquisas que apontam em sentido contrário. A esses fatores, se soma a constatação de que a avaliação realizada pelos docentes é desprovida de interpretação pedagógica para apoio ao processo de ensino. Com efeito, a hipótese de que a lacuna formativa em avaliação educacional na formação docente pode gerar consequências relacionadas ao domínio dos professores sobre a avaliação da aprendizagem e às práticas avaliativas que eles mesmos organizam e conduzem foi confirmada. O aperfeiçoamento da avaliação da aprendizagem é uma condição necessária, ainda que não suficiente, notadamente, se queremos que todos os alunos avancem e que as diferenças entre eles desapareçam ou sejam reduzidas. Essa é uma condição incontornável para que os professores conheçam o que seus alunos sabem e façam disso um ponto de apoio sólido para organizar o ensino numa perspectiva inclusiva e de sucesso para todos.Based on national and international literature reviews and empirical research, we found that evaluation is one of the striking characteristics of the teaching work, especially for encouraging the decision to approve or disapprove students at the end of the school year. However, this theme does not appear in the teacherss training, both at the undergraduate level and working as a teacher. Thus, the teacher becomes a professional evaluator even without the necessary preparation, a factor that gains additional contours with the dissemination of external exams, which also require a series of specific knowledge, both for its understanding and for the potential use of its results in pedagogical practice, giving rise to a \"teaching paradox\". Considering this, the general objective of this Thesis is to problematize the consequences of training gaps in the assessment of learning developed by teachers. For this purpose, we use a mixed research methodology. In the qualitative approach, we carry out a bibliographic survey on the subject and documentary analysis of national and international references of teaching performance. In the quantitative approach, we tabulated and analyzed the answers to questionnaires applied to 1083 teachers from municipal public schools in São Paulo, of all the local Diretorias Educacionais. The data were statistically treated through the SPSS software using the chi-square test. We concluded that the training gaps prevent more consistent evaluation processes, especially regarding the establishment of evaluation criteria, which can compromise the evaluation itself making it too subjective, avoiding the focus on the students\' learning, as one of its main objects. Our research also problematized hypotheses indicated by the literature, having been found a statistically significant relationship between gaps in teachertraining in evaluation and (i) the choice of subjective evaluation criteria; (ii) the concept of traditional classification evaluation; (iii) the little knowledge about external evaluations; (iv) the formative demands on issues related to evaluation, internal or external; and (v) the belief in school failure as something positive to improve student learning, despite a wide range of research that points in the opposite direction. Furthermore to these factors, is added the fact that the evaluation performed by teachers is devoid of pedagogical interpretation to support the teaching process. Certainly, the hypothesis that the training gap in assessment in teacher education may generate consequences related to teachers\' mastery of the assessment of learning and the assessment practices that they themselves organize and conduct was confirmed. Improving the assessment of learning is a necessary but not sufficient condition, especially if we want all students to make progress and if the differences between them to disappear or be reduced. This is a prerequisite for teachers to know what their pupils know and to make it a solid support point for organising teaching in an inclusive and successful way for all.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlavarse, Ocimar MunhozFreitas, Pâmela Felix2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-143159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-09T21:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-28092020-143159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-09T21:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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