Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivato, Laís
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23092020-170626/
Resumo: Este trabalho analisa a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul - com destaque para o Brasil e a Argentina - durante as Independências. Parte-se da premissa de que o método de ensino mútuo, o qual propunha instruir centenas de alunos em salas de aula com apenas um professor e alguns monitores, converteu-se num plano político-pedagógico ligado à defesa da instrução pública. A simultaneidade cronológica da adoção desse projeto nas principais cidades do continente sul-americano permitiu analisar a formação de uma rede de mediadores político-educacionais. O recorte proposto - 1810-1830 - coincide com o momento de intensificação dos intercâmbios desses agentes que circularam nos espaços públicos letrados constituídos: os cenários das guerras de Independência. Foi nesse contexto que as leituras sobre as ideias liberais, especialmente as utilitárias, do liberalismo benthamiano, tomaram a forma de projetos de políticas públicas que proporiam a construção de novas escolas, pautadas nas ideias de modernidade, ciência e técnica. A fim de reconstruir essas relações, a proposta dessa tese é analisar a troca de impressões e experiências entre esses agentes por meio dos textos, cartas e relatórios de ensino, elaborados pelas imprensas periodista e educacional de cada uma dessas regiões analisadas e tomados como fontes documentais. Para direcionar o trabalho, valeu-se da teoria da História Transnacional e Conectada utilizada, principalmente, para identificar as microescalas nas quais os intercâmbios de ideias foram mais intensos.
id USP_1abc3f5bf2a70b76520168d3cc56155e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23092020-170626
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)An educational project in Independence: the circulation of the mutual education plan in South America (1810-1830)America's historyEnsino públicoHistória da AméricaIndependenceIndependênciaLancasterian method.Método lancasterianoPublic educationEste trabalho analisa a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul - com destaque para o Brasil e a Argentina - durante as Independências. Parte-se da premissa de que o método de ensino mútuo, o qual propunha instruir centenas de alunos em salas de aula com apenas um professor e alguns monitores, converteu-se num plano político-pedagógico ligado à defesa da instrução pública. A simultaneidade cronológica da adoção desse projeto nas principais cidades do continente sul-americano permitiu analisar a formação de uma rede de mediadores político-educacionais. O recorte proposto - 1810-1830 - coincide com o momento de intensificação dos intercâmbios desses agentes que circularam nos espaços públicos letrados constituídos: os cenários das guerras de Independência. Foi nesse contexto que as leituras sobre as ideias liberais, especialmente as utilitárias, do liberalismo benthamiano, tomaram a forma de projetos de políticas públicas que proporiam a construção de novas escolas, pautadas nas ideias de modernidade, ciência e técnica. A fim de reconstruir essas relações, a proposta dessa tese é analisar a troca de impressões e experiências entre esses agentes por meio dos textos, cartas e relatórios de ensino, elaborados pelas imprensas periodista e educacional de cada uma dessas regiões analisadas e tomados como fontes documentais. Para direcionar o trabalho, valeu-se da teoria da História Transnacional e Conectada utilizada, principalmente, para identificar as microescalas nas quais os intercâmbios de ideias foram mais intensos.This paper analyzes the circulation of the mutual education plan in South America - with emphasis on Brazil and Argentina - during the Independences. It starts from the premise that the mutual teaching method, which proposed to instruct hundreds of students in classrooms with only one teacher and some monitors, has become a political-pedagogical plan linked to the defense of public instruction. The chronological simultaneity of the adoption of this project in the main cities of the South American continent allowed to analyze the formation of a network of political and educational mediators. The proposed cut - 1810-1830 - coincides with the moment of intensification of the exchanges of these agents that circulated in the constituted public spaces: the scenarios of the wars of Independence. It was in this context that the readings on liberal ideas, especially utilitarian ones, of Benthamian liberalism, took the form of public policy projects that would propose the construction of new schools, based on the ideas of modernity, science and technique. In order to reconstruct these relationships, the purpose of this thesis is to analyze the exchange of impressions and experiences between these agents through texts, letters and teaching reports, prepared by the journalist and educational presses of each of these regions analyzed and taken as documentary sources. In order to direct the work, he used the theory of Transnational and Connected History, used mainly to identify the microscales in which the exchanges of ideas were more intense.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Gabriela PellegrinoOlivato, Laís2020-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23092020-170626/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-24T00:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-23092020-170626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-24T00:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
An educational project in Independence: the circulation of the mutual education plan in South America (1810-1830)
title Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
spellingShingle Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
Olivato, Laís
America's history
Ensino público
História da América
Independence
Independência
Lancasterian method.
Método lancasteriano
Public education
title_short Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
title_full Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
title_fullStr Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
title_full_unstemmed Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
title_sort Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
author Olivato, Laís
author_facet Olivato, Laís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Gabriela Pellegrino
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivato, Laís
dc.subject.por.fl_str_mv America's history
Ensino público
História da América
Independence
Independência
Lancasterian method.
Método lancasteriano
Public education
topic America's history
Ensino público
História da América
Independence
Independência
Lancasterian method.
Método lancasteriano
Public education
description Este trabalho analisa a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul - com destaque para o Brasil e a Argentina - durante as Independências. Parte-se da premissa de que o método de ensino mútuo, o qual propunha instruir centenas de alunos em salas de aula com apenas um professor e alguns monitores, converteu-se num plano político-pedagógico ligado à defesa da instrução pública. A simultaneidade cronológica da adoção desse projeto nas principais cidades do continente sul-americano permitiu analisar a formação de uma rede de mediadores político-educacionais. O recorte proposto - 1810-1830 - coincide com o momento de intensificação dos intercâmbios desses agentes que circularam nos espaços públicos letrados constituídos: os cenários das guerras de Independência. Foi nesse contexto que as leituras sobre as ideias liberais, especialmente as utilitárias, do liberalismo benthamiano, tomaram a forma de projetos de políticas públicas que proporiam a construção de novas escolas, pautadas nas ideias de modernidade, ciência e técnica. A fim de reconstruir essas relações, a proposta dessa tese é analisar a troca de impressões e experiências entre esses agentes por meio dos textos, cartas e relatórios de ensino, elaborados pelas imprensas periodista e educacional de cada uma dessas regiões analisadas e tomados como fontes documentais. Para direcionar o trabalho, valeu-se da teoria da História Transnacional e Conectada utilizada, principalmente, para identificar as microescalas nas quais os intercâmbios de ideias foram mais intensos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23092020-170626/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23092020-170626/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257373750591488