Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovai, Mauro Luiz
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-15012002-144632/
Resumo: A tese analisa o filme O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl, a partir das imagens clichês de alegria e felicidade nele presentes. O que se pretende mostrar é \"como\" a cineasta utiliza exaustivamente imagens do que é considerado espetacular, extraordinário, harmônico, alegre e feliz. Procedimento que contribuiu, em grande medida, para a divulgação (propagação) do nazismo, é certo, mas também, e principalmente, para realizar um conto de fadas em que um \"príncipe\" vem desposar a sua \"escolhida\", adormecida sob as nuvens do céu de Nuremberg, celebrando, assim, um mito redentor que prolifera de maneiras multifacetadas em diversas culturas. Além disso, mais do que entender a obra como propaganda, a hipótese central é que Leni Riefenstahl conseguiu transformar lugares cotidianos, pessoas comuns e grandes construções arquitetônicas em personagens de uma epopéia, coadjuvantes ou parceiras do grande protagonista da tela: Hitler, um líder político tornado ator - no papel de herói. Nesses termos, o que se quer privilegiar são os aspectos estéticos do trabalho da diretora, trajetória já trilhada por Susan Sontag na década de 70. Todavia, ao invés de fazê-lo tomando a cineasta como a precursora de uma determinada maneira de glorificar o corpo, localizando-a no registro do \"discurso conservador\" de retorno à natureza - conforme explorou Sontag -, o que se pretende apontar é como o cotidiano foi transformado numa epopéia maravilhosa a partir do seu trabalho de direção e montagem. Em outras palavras, que o encontro entre o clichê e a busca pelas tomadas insólitas configuraram outra maneira de re-apresentar os acontecimentos por meio de imagens, a saber, transformando-os em espetáculos fascinantes. Por essa interpretação, se há um \"espírito nazista\" em O Triunfo da Vontade, esse deve ser procurado não nos uniformes e estandartes presentes no écran, mas na geração incessante de imagens clichês de felicidade, alegria e júbilo. Afinal, como procuro realçar, a película não apenas mostra o IV Congresso do NSDAP, mas atualiza, a cada uma de suas exibições, as imagens daquilo que Adorno chamava de \"a capacidade imperturbada de ter prazer\", em que fica claro o curto caminho existente entre o \"evangelho da alegria\" e a \"construção de matadouros humanos\".
id USP_1e272dd33dba7cdbb60a431f1a71d15f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15012002-144632
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.Movement-image, time images and \"Joyful Affects\" in Leni Riefenstahl\'s motion picture Triumph of the Will: a study in sociology and cinema.aestheticsafetoaffectcinemaestéticaimagem-movimentomotion picturesnazismnazismosociologiasociologytempotimeA tese analisa o filme O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl, a partir das imagens clichês de alegria e felicidade nele presentes. O que se pretende mostrar é \"como\" a cineasta utiliza exaustivamente imagens do que é considerado espetacular, extraordinário, harmônico, alegre e feliz. Procedimento que contribuiu, em grande medida, para a divulgação (propagação) do nazismo, é certo, mas também, e principalmente, para realizar um conto de fadas em que um \"príncipe\" vem desposar a sua \"escolhida\", adormecida sob as nuvens do céu de Nuremberg, celebrando, assim, um mito redentor que prolifera de maneiras multifacetadas em diversas culturas. Além disso, mais do que entender a obra como propaganda, a hipótese central é que Leni Riefenstahl conseguiu transformar lugares cotidianos, pessoas comuns e grandes construções arquitetônicas em personagens de uma epopéia, coadjuvantes ou parceiras do grande protagonista da tela: Hitler, um líder político tornado ator - no papel de herói. Nesses termos, o que se quer privilegiar são os aspectos estéticos do trabalho da diretora, trajetória já trilhada por Susan Sontag na década de 70. Todavia, ao invés de fazê-lo tomando a cineasta como a precursora de uma determinada maneira de glorificar o corpo, localizando-a no registro do \"discurso conservador\" de retorno à natureza - conforme explorou Sontag -, o que se pretende apontar é como o cotidiano foi transformado numa epopéia maravilhosa a partir do seu trabalho de direção e montagem. Em outras palavras, que o encontro entre o clichê e a busca pelas tomadas insólitas configuraram outra maneira de re-apresentar os acontecimentos por meio de imagens, a saber, transformando-os em espetáculos fascinantes. Por essa interpretação, se há um \"espírito nazista\" em O Triunfo da Vontade, esse deve ser procurado não nos uniformes e estandartes presentes no écran, mas na geração incessante de imagens clichês de felicidade, alegria e júbilo. Afinal, como procuro realçar, a película não apenas mostra o IV Congresso do NSDAP, mas atualiza, a cada uma de suas exibições, as imagens daquilo que Adorno chamava de \"a capacidade imperturbada de ter prazer\", em que fica claro o curto caminho existente entre o \"evangelho da alegria\" e a \"construção de matadouros humanos\".In the thesis, Leni Riefenstahl\'s motion picture Triumph of the Will is analyzed on the basis of the cliché images of joy and happiness displayed in it. The intent is to show \"how\" the filmmaker exhaustively utilizes images considered spectacular, extraordinary, harmonious, joyful and happy. This procedure certainly contributed in great part to the dissemination of Nazism. However, it also - and mainly - contributed to materialize a fairy tale in which a \"prince\" comes to marry his \"bride\", who is asleep beneath the clouds of Nuremberg\'s sky, thus celebrating a rescue myth which exists in multifarious manners in several cultures. In addition, more than understanding the film as propaganda, the core hypothesis is that Leni Riefenstahl was able to transform quotidian places, ordinary people and large great buildings into characters of an epic, supporting actors and actresses and co-stars to the lead performer: Hitler, a political leader turned into an actor - cast as a hero. Thus, the aim of this study is to emphasize the aesthetic aspect of the director\'s work, a path already followed by Susan Sontag in the 1970\'s. However, rather than doing so by taking the filmmaker as the forerunner of a certain manner of glorifying the body, and placing her in the register of the \"conservative discourse\" of a return to nature - as Sontag did -, the intent is to point out to how daily life was transformed into a marvelous epic by her direction and editing. In other words, to point out that the meeting between cliché and a search for unusual takes characterized another way to re-present events through images, namely, turning them into fascinating shows. According to this interpretation, if there is a \"Nazi spirit\" in Triumph of the Will, one should not look for it in the uniforms and standards on-screen, but in the endless cliché images of happiness, joy and jubilance. After all, as the paper attempts to stress, not only does the picture show the 4th NSDAP rally, but it also actualizes, at every screening, images of what Adorno called an \"undisturbed capacity for pleasure\", clearly showing the short distance between the \"gospel of joy\" and the \"construction of human slaughterhouses.\"Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAugusto, Maria Helena OlivaRovai, Mauro Luiz2001-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-15012002-144632/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-01-01T05:00:10Zoai:teses.usp.br:tde-15012002-144632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-01-01T05:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
Movement-image, time images and \"Joyful Affects\" in Leni Riefenstahl\'s motion picture Triumph of the Will: a study in sociology and cinema.
title Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
spellingShingle Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
Rovai, Mauro Luiz
aesthetics
afeto
affect
cinema
estética
imagem-movimento
motion pictures
nazism
nazismo
sociologia
sociology
tempo
time
title_short Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
title_full Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
title_fullStr Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
title_full_unstemmed Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
title_sort Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos \"Alegres\" no filme \"O Triunfo da Vontade\", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
author Rovai, Mauro Luiz
author_facet Rovai, Mauro Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Augusto, Maria Helena Oliva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rovai, Mauro Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv aesthetics
afeto
affect
cinema
estética
imagem-movimento
motion pictures
nazism
nazismo
sociologia
sociology
tempo
time
topic aesthetics
afeto
affect
cinema
estética
imagem-movimento
motion pictures
nazism
nazismo
sociologia
sociology
tempo
time
description A tese analisa o filme O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl, a partir das imagens clichês de alegria e felicidade nele presentes. O que se pretende mostrar é \"como\" a cineasta utiliza exaustivamente imagens do que é considerado espetacular, extraordinário, harmônico, alegre e feliz. Procedimento que contribuiu, em grande medida, para a divulgação (propagação) do nazismo, é certo, mas também, e principalmente, para realizar um conto de fadas em que um \"príncipe\" vem desposar a sua \"escolhida\", adormecida sob as nuvens do céu de Nuremberg, celebrando, assim, um mito redentor que prolifera de maneiras multifacetadas em diversas culturas. Além disso, mais do que entender a obra como propaganda, a hipótese central é que Leni Riefenstahl conseguiu transformar lugares cotidianos, pessoas comuns e grandes construções arquitetônicas em personagens de uma epopéia, coadjuvantes ou parceiras do grande protagonista da tela: Hitler, um líder político tornado ator - no papel de herói. Nesses termos, o que se quer privilegiar são os aspectos estéticos do trabalho da diretora, trajetória já trilhada por Susan Sontag na década de 70. Todavia, ao invés de fazê-lo tomando a cineasta como a precursora de uma determinada maneira de glorificar o corpo, localizando-a no registro do \"discurso conservador\" de retorno à natureza - conforme explorou Sontag -, o que se pretende apontar é como o cotidiano foi transformado numa epopéia maravilhosa a partir do seu trabalho de direção e montagem. Em outras palavras, que o encontro entre o clichê e a busca pelas tomadas insólitas configuraram outra maneira de re-apresentar os acontecimentos por meio de imagens, a saber, transformando-os em espetáculos fascinantes. Por essa interpretação, se há um \"espírito nazista\" em O Triunfo da Vontade, esse deve ser procurado não nos uniformes e estandartes presentes no écran, mas na geração incessante de imagens clichês de felicidade, alegria e júbilo. Afinal, como procuro realçar, a película não apenas mostra o IV Congresso do NSDAP, mas atualiza, a cada uma de suas exibições, as imagens daquilo que Adorno chamava de \"a capacidade imperturbada de ter prazer\", em que fica claro o curto caminho existente entre o \"evangelho da alegria\" e a \"construção de matadouros humanos\".
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-15012002-144632/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-15012002-144632/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090728703295488