Aprendizagem baseada em projetos na aplicação de gráficos de funções com apoio de recursos computacionais no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Ricardo Augusto Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29032017-095836/
Resumo: A Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma abordagem ativa e sistêmica, onde as aulas são centradas no aluno e o permite trabalhar individual ou em grupo aplicando esse método na resolução de problemas. Este projeto tem como objetivo a tentativa de uma melhoria da qualidade do ensino a partir da construção de funções utilizando os recursos computacionais alternativos como suporte para uma aprendizagem significativa, partindo do pressuposto de inserir softwares na educação, com auxílio do simulador PHET e o do software educacional WINPLOT. O simulador será utilizado para criar a motivação necessária para inserir o conteúdo e contribuir para que o educando entenda melhor a presença da matemática em outras disciplinas como Física e Biologia, o software WINPLOT será utilizado para construção e conferências de gráficos e o simulador PHET será utilizado para relacionar o conteúdo com situações do cotidiano. Este projeto será aplicado nos alunos do 3º ano do ensino médio, em uma instituição privada de ensino básico na cidade de Lorena- SP. Este trabalho será dividido em sete etapas, sendo que estas etapas serão feitas em sequência e, para a montagem de cada atividade, serão analisados os resultados apresentados na atividade anteriores.
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spelling Aprendizagem baseada em projetos na aplicação de gráficos de funções com apoio de recursos computacionais no Ensino MédioProject-based learning in the application of function graphs with support of computing resources in high schoolAprendizagens significativas; Qualidade de Ensino; Funções; Tecnologia; WINPLOT; simulador PHET; MatemáticaSignificant Learning; Teaching Quality; Features; Technology; WINPLOT; PHET simulator; mathematicsA Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma abordagem ativa e sistêmica, onde as aulas são centradas no aluno e o permite trabalhar individual ou em grupo aplicando esse método na resolução de problemas. Este projeto tem como objetivo a tentativa de uma melhoria da qualidade do ensino a partir da construção de funções utilizando os recursos computacionais alternativos como suporte para uma aprendizagem significativa, partindo do pressuposto de inserir softwares na educação, com auxílio do simulador PHET e o do software educacional WINPLOT. O simulador será utilizado para criar a motivação necessária para inserir o conteúdo e contribuir para que o educando entenda melhor a presença da matemática em outras disciplinas como Física e Biologia, o software WINPLOT será utilizado para construção e conferências de gráficos e o simulador PHET será utilizado para relacionar o conteúdo com situações do cotidiano. Este projeto será aplicado nos alunos do 3º ano do ensino médio, em uma instituição privada de ensino básico na cidade de Lorena- SP. Este trabalho será dividido em sete etapas, sendo que estas etapas serão feitas em sequência e, para a montagem de cada atividade, serão analisados os resultados apresentados na atividade anteriores.The Project Based Learning (PBL) is an active and systematic approach, where classes are student-centered and allows you to work individually and in groups by applying this method to solve problems. This project aims to attempt to improve the quality of education through the construction of functions using alternative computing resources as support for meaningful learning, assuming insert software in education, with the help of PHET simulator and software educational WINPLOT. The simulator will be used to create the necessary motivation to enter content and contribute to the student better understand the presence of mathematics in other disciplines such as physics and biology, the WINPLOT software will be used to build and graphics conferences and PHET simulator will be used to relate the content with everyday situations. This project will be applied to students of the 3rd year of high school, in a private institution of elementary education in the city of Lorena- SP. This work will be divided in seven stages, and these steps will be done in sequence and, for the assembly of each activity, the results presented in the previous activity will be analyzed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomão, Estaner ClaroRomeiro, Ricardo Augusto Guimarães2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29032017-095836/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-29032017-095836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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