Ettore Ximenes: monumentos e encomendas (1855-1926)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-23082016-162442/ |
Resumo: | Estudar a obra escultórica do artista italiano Ettore Ximenes (Palermo, 11 de abril de 1855 - Roma, 20 de dezembro de 1926) produzida na Itália e no Brasil, com destaque ao Monumento a Giuseppe Garibaldi, em Milão, e ao Monumento à Independência, em São Paulo, permite não só evidenciar as direções políticas correntes, como também considerar as direções plásticas necessárias para atender encomendas do período que se estende de 1855 a 1926. A partir da contextualização histórica e da aproximação das exigências dos modos de produção artísticos do final do século XIX e início do século XX, torna-se possível compreender a simbologia dos monumentos, que atende a diversos propósitos, e considerar as práticas desse artista italiano, um dos mais requisitados escultores de sua época. |
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Ettore Ximenes: monumentos e encomendas (1855-1926)Ettore Ximenes: monuments and comissions (1855-1926)ArtesArtesEsculturaEsculturaEttore Ximenes 1855-1926Ettore Ximenes 1855-1926MonumentosMonumentosRetóricaRetóricaEstudar a obra escultórica do artista italiano Ettore Ximenes (Palermo, 11 de abril de 1855 - Roma, 20 de dezembro de 1926) produzida na Itália e no Brasil, com destaque ao Monumento a Giuseppe Garibaldi, em Milão, e ao Monumento à Independência, em São Paulo, permite não só evidenciar as direções políticas correntes, como também considerar as direções plásticas necessárias para atender encomendas do período que se estende de 1855 a 1926. A partir da contextualização histórica e da aproximação das exigências dos modos de produção artísticos do final do século XIX e início do século XX, torna-se possível compreender a simbologia dos monumentos, que atende a diversos propósitos, e considerar as práticas desse artista italiano, um dos mais requisitados escultores de sua época.Studying the sculptural work of the Italian artist Ettore Ximenes (Palermo, April 11, 1855 - Rome, 20 December 1926) produced in Italy and Brazil, emphasizing the monument to Giuseppe Garibaldi, in Milan, and the Monument of the Independence, in Sao Paulo, allows not only to expose the current political directions, but also to consider the need to satisfy the commissioners of the period, which extends from 1855 to 1926. Taking into account both the historical context and the art production manners of the late nineteenth and early twentieth century, it can be understood the symbology of the monuments, which serves several propositions, and it can be demonstrated the artistic practices of this Italian artist, one of the most celebrated sculptors of his time.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLaudanna, MayraAndrade, Fabricio Reiner de2016-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-23082016-162442/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-23082016-162442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Estudar a obra escultórica do artista italiano Ettore Ximenes (Palermo, 11 de abril de 1855 - Roma, 20 de dezembro de 1926) produzida na Itália e no Brasil, com destaque ao Monumento a Giuseppe Garibaldi, em Milão, e ao Monumento à Independência, em São Paulo, permite não só evidenciar as direções políticas correntes, como também considerar as direções plásticas necessárias para atender encomendas do período que se estende de 1855 a 1926. A partir da contextualização histórica e da aproximação das exigências dos modos de produção artísticos do final do século XIX e início do século XX, torna-se possível compreender a simbologia dos monumentos, que atende a diversos propósitos, e considerar as práticas desse artista italiano, um dos mais requisitados escultores de sua época. |
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