Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Emerson Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-15042024-172203/
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo apresentar a experiência da educação restaurativa em uma escola social na periferia da cidade de São Paulo, no bairro de Vila Progresso, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, apontando os caminhos e indicadores baseados em Direitos Humanos. Com base no problema da pesquisa, investigamos duas hipóteses: a primeira, se a metodologia das práticas restaurativas são potencias para garantir caminhos e indicadores de Direitos Humanos dentro da escola observada; e a segunda, se as experiências da educação restaurativa no Marista Escola Social Irmão Lourenço, impactaram e alteraram a forma de vida da comunidade observada. Para a coleta dos dados, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando para a análise dos dados a técnica de triangulação de dados. Essa técnica envolveu os seguintes pontos: recorte bibliográfico especializado da temática de Direitos Humanos e Práticas Restaurativas; documentos norteadores do processo de educação da instituição Marista e pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada que buscou compreender a percepção dos educadores que vivenciam as experiências das práticas restaurativas no ambiente da escola pesquisada. Toda a análise dos dados foi realizada à luz do método da teoria social. E por fim, a pesquisa aponta possiblidades de pensar a educação contemporânea junto com a metodologia das Práticas Restaurativas como possibilidade de concretização de uma educação escolar e comunitária baseada em Direitos Humanos.
id USP_231f3d5afaf8796813fe504cd037bd98
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15042024-172203
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.Education in Human Rights as inducers of Restorative Practices: experiences of a social school in the East Zone of the city of São Paulo.Direitos HumanosEducaçãoEducação restaurativaEducationHuman rightsPráticas restaurativasRestorative educationRestorative practicesEsta dissertação teve como objetivo apresentar a experiência da educação restaurativa em uma escola social na periferia da cidade de São Paulo, no bairro de Vila Progresso, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, apontando os caminhos e indicadores baseados em Direitos Humanos. Com base no problema da pesquisa, investigamos duas hipóteses: a primeira, se a metodologia das práticas restaurativas são potencias para garantir caminhos e indicadores de Direitos Humanos dentro da escola observada; e a segunda, se as experiências da educação restaurativa no Marista Escola Social Irmão Lourenço, impactaram e alteraram a forma de vida da comunidade observada. Para a coleta dos dados, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando para a análise dos dados a técnica de triangulação de dados. Essa técnica envolveu os seguintes pontos: recorte bibliográfico especializado da temática de Direitos Humanos e Práticas Restaurativas; documentos norteadores do processo de educação da instituição Marista e pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada que buscou compreender a percepção dos educadores que vivenciam as experiências das práticas restaurativas no ambiente da escola pesquisada. Toda a análise dos dados foi realizada à luz do método da teoria social. E por fim, a pesquisa aponta possiblidades de pensar a educação contemporânea junto com a metodologia das Práticas Restaurativas como possibilidade de concretização de uma educação escolar e comunitária baseada em Direitos Humanos.This dissertation aimed at presenting the experience of restorative education in a social school on the eastern outskirts of the city of São Paulo, in the neighborhood of Vila Progresso, São Miguel Paulista, The study points out paths and indicators based on Human Rights and two hypotheses were investigated based on the research problem. The first hypotheses focused on whether the methodology of restorative practices can potentially guarantee paths and indicators of Human Rights within the observed school. The second one hypothesized whether the experiences of restorative education at the Marist Irmão Lourenço Social School impacted and altered the way of life of the observed community. For data collection, we adopted a qualitative approach, using the data triangulation technique for data analysis. This technique involved the following points: a specialized bibliographic excerpt on the theme of Human Rights and Restorative Practices; guiding documents of the education process of the Marist institution and field research through semi-structured interviews that sought to understand the perception of educators who live the experiences of restorative practices in the school. All data analysis was performed in the light of the social theory method. And finally, the research points out possibilities of thinking about contemporary education together with the methodology of Restorative Practices as a possibility for achieving a school and community education properly based on Human Rights.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Juliana PedreschiGonçalves, Emerson Moreira2023-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-15042024-172203/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-10T16:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-15042024-172203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-10T16:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
Education in Human Rights as inducers of Restorative Practices: experiences of a social school in the East Zone of the city of São Paulo.
title Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
spellingShingle Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
Gonçalves, Emerson Moreira
Direitos Humanos
Educação
Educação restaurativa
Education
Human rights
Práticas restaurativas
Restorative education
Restorative practices
title_short Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
title_full Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
title_fullStr Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
title_full_unstemmed Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
title_sort Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
author Gonçalves, Emerson Moreira
author_facet Gonçalves, Emerson Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Juliana Pedreschi
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Emerson Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos
Educação
Educação restaurativa
Education
Human rights
Práticas restaurativas
Restorative education
Restorative practices
topic Direitos Humanos
Educação
Educação restaurativa
Education
Human rights
Práticas restaurativas
Restorative education
Restorative practices
description Esta dissertação teve como objetivo apresentar a experiência da educação restaurativa em uma escola social na periferia da cidade de São Paulo, no bairro de Vila Progresso, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, apontando os caminhos e indicadores baseados em Direitos Humanos. Com base no problema da pesquisa, investigamos duas hipóteses: a primeira, se a metodologia das práticas restaurativas são potencias para garantir caminhos e indicadores de Direitos Humanos dentro da escola observada; e a segunda, se as experiências da educação restaurativa no Marista Escola Social Irmão Lourenço, impactaram e alteraram a forma de vida da comunidade observada. Para a coleta dos dados, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando para a análise dos dados a técnica de triangulação de dados. Essa técnica envolveu os seguintes pontos: recorte bibliográfico especializado da temática de Direitos Humanos e Práticas Restaurativas; documentos norteadores do processo de educação da instituição Marista e pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada que buscou compreender a percepção dos educadores que vivenciam as experiências das práticas restaurativas no ambiente da escola pesquisada. Toda a análise dos dados foi realizada à luz do método da teoria social. E por fim, a pesquisa aponta possiblidades de pensar a educação contemporânea junto com a metodologia das Práticas Restaurativas como possibilidade de concretização de uma educação escolar e comunitária baseada em Direitos Humanos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-15042024-172203/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-15042024-172203/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257019498627072