Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, George Ewerton Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo analítico a respeito dos universos da Ciência e da Cultura na busca de encontrar respostas quanto a aparente ruptura entre os dois conceitos, fato que tem contribuído para um claro distanciamento entre o conhecimento científico e os outros modos de conhecimento. Também buscamos analisar alguns impactos decorrentes de tal distanciamento - como excessiva fragmentação do conhecimento por exemplo - além de examinar alguns meios para a promoção de um (re)encontro entre os diferentes saberes, dando ênfase ao que pode ser feito na escola, como local estratégico para a articulação desejada. Para tanto o trabalho foi organizado em três etapas: caracterização do problema do distanciamento entre Conhecimento Científico e os outros modos de conhecimento, discussão quanto aos motivos principais dessa ruptura e seus efeitos na sociedade e na escola e pesquisa sobre o que tem sido feito no sentido de se promover maior articulação entre as diferentes áreas do saber.
id USP_2337205013f7c3ac65358f16e2797959
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122019-161446
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimentoScience and culture: the challenges and possibilities of (re) approximation between different modes of knowledgeCiênciaConhecimento científicoCulturaCultureEscolaFragmentação do conhecimentoFragmentation of knowledgeSchoolScienceScientific knowledgeEsta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo analítico a respeito dos universos da Ciência e da Cultura na busca de encontrar respostas quanto a aparente ruptura entre os dois conceitos, fato que tem contribuído para um claro distanciamento entre o conhecimento científico e os outros modos de conhecimento. Também buscamos analisar alguns impactos decorrentes de tal distanciamento - como excessiva fragmentação do conhecimento por exemplo - além de examinar alguns meios para a promoção de um (re)encontro entre os diferentes saberes, dando ênfase ao que pode ser feito na escola, como local estratégico para a articulação desejada. Para tanto o trabalho foi organizado em três etapas: caracterização do problema do distanciamento entre Conhecimento Científico e os outros modos de conhecimento, discussão quanto aos motivos principais dessa ruptura e seus efeitos na sociedade e na escola e pesquisa sobre o que tem sido feito no sentido de se promover maior articulação entre as diferentes áreas do saber.The purpose of this research was to carry out an analytical study about the universes of science and culture in the search for answers regarding the apparent rupture between the two concepts a fact that has contributed to a clear separation between scientific knowledge and other modes of knowledge. We also sought to analyze some of the impacts resulting from such detachment for example excessive fragmentation of knowledge - as well as investigating ways to promote a (re)union between diferente types of knowledge, emphasizing what can be done at school as a strategic place for the desired articulation of knowledge. For this the work was organized in three stages: characterization of the problem of the distance between Scientific Knowledge and the other forms of knowledge, discussion about the main reasons for this rupture and its effects on society and school and research on what has been done in the sense of promoting greater articulation between the different areas of knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseAlmeida, George Ewerton Santos de2019-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-23T15:18:01Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-161446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-23T15:18:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
Science and culture: the challenges and possibilities of (re) approximation between different modes of knowledge
title Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
spellingShingle Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
Almeida, George Ewerton Santos de
Ciência
Conhecimento científico
Cultura
Culture
Escola
Fragmentação do conhecimento
Fragmentation of knowledge
School
Science
Scientific knowledge
title_short Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
title_full Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
title_fullStr Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
title_full_unstemmed Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
title_sort Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
author Almeida, George Ewerton Santos de
author_facet Almeida, George Ewerton Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Nilson Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, George Ewerton Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Conhecimento científico
Cultura
Culture
Escola
Fragmentação do conhecimento
Fragmentation of knowledge
School
Science
Scientific knowledge
topic Ciência
Conhecimento científico
Cultura
Culture
Escola
Fragmentação do conhecimento
Fragmentation of knowledge
School
Science
Scientific knowledge
description Esta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo analítico a respeito dos universos da Ciência e da Cultura na busca de encontrar respostas quanto a aparente ruptura entre os dois conceitos, fato que tem contribuído para um claro distanciamento entre o conhecimento científico e os outros modos de conhecimento. Também buscamos analisar alguns impactos decorrentes de tal distanciamento - como excessiva fragmentação do conhecimento por exemplo - além de examinar alguns meios para a promoção de um (re)encontro entre os diferentes saberes, dando ênfase ao que pode ser feito na escola, como local estratégico para a articulação desejada. Para tanto o trabalho foi organizado em três etapas: caracterização do problema do distanciamento entre Conhecimento Científico e os outros modos de conhecimento, discussão quanto aos motivos principais dessa ruptura e seus efeitos na sociedade e na escola e pesquisa sobre o que tem sido feito no sentido de se promover maior articulação entre as diferentes áreas do saber.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090634925998080