Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo analítico a respeito dos universos da Ciência e da Cultura na busca de encontrar respostas quanto a aparente ruptura entre os dois conceitos, fato que tem contribuído para um claro distanciamento entre o conhecimento científico e os outros modos de conhecimento. Também buscamos analisar alguns impactos decorrentes de tal distanciamento - como excessiva fragmentação do conhecimento por exemplo - além de examinar alguns meios para a promoção de um (re)encontro entre os diferentes saberes, dando ênfase ao que pode ser feito na escola, como local estratégico para a articulação desejada. Para tanto o trabalho foi organizado em três etapas: caracterização do problema do distanciamento entre Conhecimento Científico e os outros modos de conhecimento, discussão quanto aos motivos principais dessa ruptura e seus efeitos na sociedade e na escola e pesquisa sobre o que tem sido feito no sentido de se promover maior articulação entre as diferentes áreas do saber. |
id |
USP_2337205013f7c3ac65358f16e2797959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11122019-161446 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimentoScience and culture: the challenges and possibilities of (re) approximation between different modes of knowledgeCiênciaConhecimento científicoCulturaCultureEscolaFragmentação do conhecimentoFragmentation of knowledgeSchoolScienceScientific knowledgeEsta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo analítico a respeito dos universos da Ciência e da Cultura na busca de encontrar respostas quanto a aparente ruptura entre os dois conceitos, fato que tem contribuído para um claro distanciamento entre o conhecimento científico e os outros modos de conhecimento. Também buscamos analisar alguns impactos decorrentes de tal distanciamento - como excessiva fragmentação do conhecimento por exemplo - além de examinar alguns meios para a promoção de um (re)encontro entre os diferentes saberes, dando ênfase ao que pode ser feito na escola, como local estratégico para a articulação desejada. Para tanto o trabalho foi organizado em três etapas: caracterização do problema do distanciamento entre Conhecimento Científico e os outros modos de conhecimento, discussão quanto aos motivos principais dessa ruptura e seus efeitos na sociedade e na escola e pesquisa sobre o que tem sido feito no sentido de se promover maior articulação entre as diferentes áreas do saber.The purpose of this research was to carry out an analytical study about the universes of science and culture in the search for answers regarding the apparent rupture between the two concepts a fact that has contributed to a clear separation between scientific knowledge and other modes of knowledge. We also sought to analyze some of the impacts resulting from such detachment for example excessive fragmentation of knowledge - as well as investigating ways to promote a (re)union between diferente types of knowledge, emphasizing what can be done at school as a strategic place for the desired articulation of knowledge. For this the work was organized in three stages: characterization of the problem of the distance between Scientific Knowledge and the other forms of knowledge, discussion about the main reasons for this rupture and its effects on society and school and research on what has been done in the sense of promoting greater articulation between the different areas of knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseAlmeida, George Ewerton Santos de2019-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-23T15:18:01Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-161446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-23T15:18:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento Science and culture: the challenges and possibilities of (re) approximation between different modes of knowledge |
title |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento |
spellingShingle |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento Almeida, George Ewerton Santos de Ciência Conhecimento científico Cultura Culture Escola Fragmentação do conhecimento Fragmentation of knowledge School Science Scientific knowledge |
title_short |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento |
title_full |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento |
title_fullStr |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento |
title_sort |
Ciência e cultura: os desafios e as possibilidades de (re)aproximação entre diferentes modos de conhecimento |
author |
Almeida, George Ewerton Santos de |
author_facet |
Almeida, George Ewerton Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Nilson Jose |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, George Ewerton Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Conhecimento científico Cultura Culture Escola Fragmentação do conhecimento Fragmentation of knowledge School Science Scientific knowledge |
topic |
Ciência Conhecimento científico Cultura Culture Escola Fragmentação do conhecimento Fragmentation of knowledge School Science Scientific knowledge |
description |
Esta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo analítico a respeito dos universos da Ciência e da Cultura na busca de encontrar respostas quanto a aparente ruptura entre os dois conceitos, fato que tem contribuído para um claro distanciamento entre o conhecimento científico e os outros modos de conhecimento. Também buscamos analisar alguns impactos decorrentes de tal distanciamento - como excessiva fragmentação do conhecimento por exemplo - além de examinar alguns meios para a promoção de um (re)encontro entre os diferentes saberes, dando ênfase ao que pode ser feito na escola, como local estratégico para a articulação desejada. Para tanto o trabalho foi organizado em três etapas: caracterização do problema do distanciamento entre Conhecimento Científico e os outros modos de conhecimento, discussão quanto aos motivos principais dessa ruptura e seus efeitos na sociedade e na escola e pesquisa sobre o que tem sido feito no sentido de se promover maior articulação entre as diferentes áreas do saber. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-11122019-161446/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090634925998080 |