Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Veridiana Rotondaro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-19072013-160725/
Resumo: Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com parcelas de produto e serviço. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de motivos, sejam relacionados às questões estratégicas, motivados por demandas do cliente, ou ainda, por tendências que visam menores impactos ambientais. Esta tese teve como objetivo identificar se a estruturação das empresas em relação à integração produto-serviço influencia os fatores motivadores para o PSS. A abordagem metodológica foi dividida em pesquisa qualitativa e quantitativa, a primeira para compreender a perspectiva do cliente e a segunda para avaliar os fatores motivadores para a adoção de um sistema produto-serviço (PSS) por prestadores. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Os dados coletados apresentaram informações importantes sobre questões ambientais e coprodução. Para a pesquisa quantitativa, foi proposto um instrumento de pesquisa, com base em dados extraídos da literatura, para avaliar o construto Fatores Motivadores (FM) e a estruturação das empresas em relação à integração produto-serviço, operacionalizada por meio dos construtos Orientação de Uso do Produto (OUP) e Lógicas de Transição (LT). O instrumento foi submetido à validação de conteúdo e a pesquisa conduzida com média e alta gerência, de 81 empresas de setores distintos. Os dados foram processados e validados por análise fatorial exploratória e técnica de Modelagem de Equações Estruturais com estimação pelo método Partial Least Squares (PLS), utilizando o software SMARTPLS 2.0. O construto Fatores Motivadores desdobrou-se em cinco variáveis latentes de primeira ordem: ambiental, cocriação, coprodução, portfólio e vantagem competitiva. As análises do modelo estrutural mostraram que há relacionamento significativo entre os Fatores Motivadores e as Lógicas de Transição, alterando-se à medida que se transida da lógica Produto-Dominante para a lógica Serviço-Dominante. Dentre as proposições da LT as que se destacaram foram Papel do Cliente, Envolvimento com o Cliente e Determinação e Significado do Valor.
id USP_23f9662f1b8e4ffb3a2346c4dabf7435
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19072013-160725
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.Product-Service System - PSS: a study of the relationship between drivers and companies structure in product-service integration.Administração de serviçosIntegrated Product-Service System (IPS2)Product-Service System (PSS)ProdutizaçãoProdutizationServices managementServitizaçãoServitizationSistema Integrado Produto-Serviço (IPS2)Sistema Produto-Serviço (PSS)Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com parcelas de produto e serviço. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de motivos, sejam relacionados às questões estratégicas, motivados por demandas do cliente, ou ainda, por tendências que visam menores impactos ambientais. Esta tese teve como objetivo identificar se a estruturação das empresas em relação à integração produto-serviço influencia os fatores motivadores para o PSS. A abordagem metodológica foi dividida em pesquisa qualitativa e quantitativa, a primeira para compreender a perspectiva do cliente e a segunda para avaliar os fatores motivadores para a adoção de um sistema produto-serviço (PSS) por prestadores. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Os dados coletados apresentaram informações importantes sobre questões ambientais e coprodução. Para a pesquisa quantitativa, foi proposto um instrumento de pesquisa, com base em dados extraídos da literatura, para avaliar o construto Fatores Motivadores (FM) e a estruturação das empresas em relação à integração produto-serviço, operacionalizada por meio dos construtos Orientação de Uso do Produto (OUP) e Lógicas de Transição (LT). O instrumento foi submetido à validação de conteúdo e a pesquisa conduzida com média e alta gerência, de 81 empresas de setores distintos. Os dados foram processados e validados por análise fatorial exploratória e técnica de Modelagem de Equações Estruturais com estimação pelo método Partial Least Squares (PLS), utilizando o software SMARTPLS 2.0. O construto Fatores Motivadores desdobrou-se em cinco variáveis latentes de primeira ordem: ambiental, cocriação, coprodução, portfólio e vantagem competitiva. As análises do modelo estrutural mostraram que há relacionamento significativo entre os Fatores Motivadores e as Lógicas de Transição, alterando-se à medida que se transida da lógica Produto-Dominante para a lógica Serviço-Dominante. Dentre as proposições da LT as que se destacaram foram Papel do Cliente, Envolvimento com o Cliente e Determinação e Significado do Valor.Increasingly companies offer complete solutions to its customers which include products and services. This change in the organizations portfolio has been occurring due to a number of reasons, be it related to strategic issues, or driven by customer demands, or even to low environmental impact trends. This thesis aimed at identifying if companies structure in relation to their product-service integration influences the drivers for product-service systems (PSS) offer. The methodological approach was divided into qualitative and quantitative research, the first to understand the customer\'s perspective and the second to assess the drivers for the adoption of a product-service system (PSS) by providers. The qualitative research was conducted through a case study in the laboratories of one of the major Latin America hospitals. The data collected showed important information about environmental issues and co-production. For the quantitative research, a research instrument was proposed, based on data extracted from literature, to evaluate the Motivation Factors\' (FM) and the companies structuring in relation to product-service integration, operationalized through the constructs \'Product Use Orientation\' (OUP) and \'Transition Logics\' (LT). The instrument was submitted to content validation, and the research was conducted with middle and senior managers of 81 companies from different industries. The data were processed and validated by exploratory factor analysis technique and Structural Equation Modeling with the estimation method Partial Least Squares (PLS) using the software SmartPLS 2.0. The construct FM unfolded in five first-order latent variables: environmental, co-creation, co-production, portfolio and competitive advantage. The structural model analysis showed significant relationship between Motivation Factors and Transition Logics, which changes while it moves from Goods-Dominant Logic to Service-Dominant Logic. Among LT propositions most relevant are: Customers Role, Engagement with the Customer and Value Determination and Meaning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Marly Monteiro deRibeiro, José Luis DuartePereira, Veridiana Rotondaro2012-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-19072013-160725/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-19072013-160725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
Product-Service System - PSS: a study of the relationship between drivers and companies structure in product-service integration.
title Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
spellingShingle Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
Pereira, Veridiana Rotondaro
Administração de serviços
Integrated Product-Service System (IPS2)
Product-Service System (PSS)
Produtização
Produtization
Services management
Servitização
Servitization
Sistema Integrado Produto-Serviço (IPS2)
Sistema Produto-Serviço (PSS)
title_short Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
title_full Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
title_fullStr Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
title_full_unstemmed Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
title_sort Sistema Produto-Serviço - PSS: um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço.
author Pereira, Veridiana Rotondaro
author_facet Pereira, Veridiana Rotondaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marly Monteiro de
Ribeiro, José Luis Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Veridiana Rotondaro
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de serviços
Integrated Product-Service System (IPS2)
Product-Service System (PSS)
Produtização
Produtization
Services management
Servitização
Servitization
Sistema Integrado Produto-Serviço (IPS2)
Sistema Produto-Serviço (PSS)
topic Administração de serviços
Integrated Product-Service System (IPS2)
Product-Service System (PSS)
Produtização
Produtization
Services management
Servitização
Servitization
Sistema Integrado Produto-Serviço (IPS2)
Sistema Produto-Serviço (PSS)
description Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com parcelas de produto e serviço. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de motivos, sejam relacionados às questões estratégicas, motivados por demandas do cliente, ou ainda, por tendências que visam menores impactos ambientais. Esta tese teve como objetivo identificar se a estruturação das empresas em relação à integração produto-serviço influencia os fatores motivadores para o PSS. A abordagem metodológica foi dividida em pesquisa qualitativa e quantitativa, a primeira para compreender a perspectiva do cliente e a segunda para avaliar os fatores motivadores para a adoção de um sistema produto-serviço (PSS) por prestadores. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Os dados coletados apresentaram informações importantes sobre questões ambientais e coprodução. Para a pesquisa quantitativa, foi proposto um instrumento de pesquisa, com base em dados extraídos da literatura, para avaliar o construto Fatores Motivadores (FM) e a estruturação das empresas em relação à integração produto-serviço, operacionalizada por meio dos construtos Orientação de Uso do Produto (OUP) e Lógicas de Transição (LT). O instrumento foi submetido à validação de conteúdo e a pesquisa conduzida com média e alta gerência, de 81 empresas de setores distintos. Os dados foram processados e validados por análise fatorial exploratória e técnica de Modelagem de Equações Estruturais com estimação pelo método Partial Least Squares (PLS), utilizando o software SMARTPLS 2.0. O construto Fatores Motivadores desdobrou-se em cinco variáveis latentes de primeira ordem: ambiental, cocriação, coprodução, portfólio e vantagem competitiva. As análises do modelo estrutural mostraram que há relacionamento significativo entre os Fatores Motivadores e as Lógicas de Transição, alterando-se à medida que se transida da lógica Produto-Dominante para a lógica Serviço-Dominante. Dentre as proposições da LT as que se destacaram foram Papel do Cliente, Envolvimento com o Cliente e Determinação e Significado do Valor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-19072013-160725/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-19072013-160725/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090864579870720