Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Johan Joyce Rebello Vital da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-07112024-112222/
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar a aplicação de conteúdo para o desenvolvimento da Competência Intercultural (CI) no material didático Marugoto A1 (Introdutório) a partir da proposta de sua base de referência, JF Standard. O documento JF Standard for Japanese Language Education foi publicado em 2010 pela Fundação Japão para descrever parâmetros para a prática de ensino de língua japonesa para a compreensão mútua, que consiste na execução de tarefas na língua e no desenvolvimento da CI. A partir dos parâmetros deste documento, foi desenvolvida a série didática multimodal Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka. (trad. Em sua totalidade: A língua e a cultura do Japão). A análise foi feita ao identificar sugestões de abordagem relacionadas a discussão de crenças, valores, referências e manifestações culturais presentes nas notas para professores para cada atividade nos volumes Katsudô (focado na interação) e Rikai (focado na compreensão da língua) do material. As atividades foram classificadas conforme parâmetros para o Ensino de Comunicação Intercultural descrito por Byram (2020). A partir da análise, foi observada uma inconsistência no tratamento da abordagem cultural ao longo das notas e houve um número limitado de atividades nas quais há uma indicação para abordagem de cultura para o desenvolvimento da CI. Entre as indicações, houve a predominância de uma abordagem da cultura-alvo por uma perspectiva comparativa com a cultura do estudante, sem referência a uma reflexão mais aprofundada sobre suas origens
id USP_24143600110051c7200d396d7df5af25
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07112024-112222
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático MarugotoStudy of the application of \"Intercultural Understanding\" in the Marugoto textbook.Ensino de língua estrangeiraForeign language educationInterculturalidadeInterculturalismMarugotoMarugotoO objetivo da pesquisa é analisar a aplicação de conteúdo para o desenvolvimento da Competência Intercultural (CI) no material didático Marugoto A1 (Introdutório) a partir da proposta de sua base de referência, JF Standard. O documento JF Standard for Japanese Language Education foi publicado em 2010 pela Fundação Japão para descrever parâmetros para a prática de ensino de língua japonesa para a compreensão mútua, que consiste na execução de tarefas na língua e no desenvolvimento da CI. A partir dos parâmetros deste documento, foi desenvolvida a série didática multimodal Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka. (trad. Em sua totalidade: A língua e a cultura do Japão). A análise foi feita ao identificar sugestões de abordagem relacionadas a discussão de crenças, valores, referências e manifestações culturais presentes nas notas para professores para cada atividade nos volumes Katsudô (focado na interação) e Rikai (focado na compreensão da língua) do material. As atividades foram classificadas conforme parâmetros para o Ensino de Comunicação Intercultural descrito por Byram (2020). A partir da análise, foi observada uma inconsistência no tratamento da abordagem cultural ao longo das notas e houve um número limitado de atividades nas quais há uma indicação para abordagem de cultura para o desenvolvimento da CI. Entre as indicações, houve a predominância de uma abordagem da cultura-alvo por uma perspectiva comparativa com a cultura do estudante, sem referência a uma reflexão mais aprofundada sobre suas origensThis research aims to analyze the approach taken by the Marugoto A1 textbooks regarding the development of intercultural competence from the proposal of JF Standard, its main reference base. The JF Standard document was published by the Japan Foundation in 2010 to describe a framework for teaching practice in Japanese language education \"for mutual understanding,\" which consists of performing tasks in the Japanese language and developing intercultural competence. The multimodal educational series Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka. (trad. In its entirety: The Language and Culture of Japan) was developed based on the framework provided in this document. The analysis was conducted by identifying suggested approaches to values, beliefs, references and cultural manifestations for each activity in the Katsudo (focusing on communication use) and Rikai (focusing on language comprehension) volumes of the textbooks\' Teacher Notes. The activities were categorized according to the criteria of intercultural communication competence described by Byram (2020). From the results found, it was observed that the focus on intercultural competence was inconsistent throughout the teachers\' notes, and it was a low number of activities that received a direction for developing Intercultural Competence. Among the references, there was a predominance of an approach of the target culture from a comparative perspective to the students culture, without a mention for an in-depth analysis of its originsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMorales, Leiko MatsubaraSilva, Johan Joyce Rebello Vital da2024-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-07112024-112222/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-07T13:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-07112024-112222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-07T13:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
Study of the application of \"Intercultural Understanding\" in the Marugoto textbook.
title Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
spellingShingle Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
Silva, Johan Joyce Rebello Vital da
Ensino de língua estrangeira
Foreign language education
Interculturalidade
Interculturalism
Marugoto
Marugoto
title_short Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
title_full Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
title_fullStr Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
title_full_unstemmed Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
title_sort Investigação da aplicação da \"Compreensão Intercultural\" no livro didático Marugoto
author Silva, Johan Joyce Rebello Vital da
author_facet Silva, Johan Joyce Rebello Vital da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morales, Leiko Matsubara
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Johan Joyce Rebello Vital da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira
Foreign language education
Interculturalidade
Interculturalism
Marugoto
Marugoto
topic Ensino de língua estrangeira
Foreign language education
Interculturalidade
Interculturalism
Marugoto
Marugoto
description O objetivo da pesquisa é analisar a aplicação de conteúdo para o desenvolvimento da Competência Intercultural (CI) no material didático Marugoto A1 (Introdutório) a partir da proposta de sua base de referência, JF Standard. O documento JF Standard for Japanese Language Education foi publicado em 2010 pela Fundação Japão para descrever parâmetros para a prática de ensino de língua japonesa para a compreensão mútua, que consiste na execução de tarefas na língua e no desenvolvimento da CI. A partir dos parâmetros deste documento, foi desenvolvida a série didática multimodal Marugoto: Nihon no Kotoba to Bunka. (trad. Em sua totalidade: A língua e a cultura do Japão). A análise foi feita ao identificar sugestões de abordagem relacionadas a discussão de crenças, valores, referências e manifestações culturais presentes nas notas para professores para cada atividade nos volumes Katsudô (focado na interação) e Rikai (focado na compreensão da língua) do material. As atividades foram classificadas conforme parâmetros para o Ensino de Comunicação Intercultural descrito por Byram (2020). A partir da análise, foi observada uma inconsistência no tratamento da abordagem cultural ao longo das notas e houve um número limitado de atividades nas quais há uma indicação para abordagem de cultura para o desenvolvimento da CI. Entre as indicações, houve a predominância de uma abordagem da cultura-alvo por uma perspectiva comparativa com a cultura do estudante, sem referência a uma reflexão mais aprofundada sobre suas origens
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-07112024-112222/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-07112024-112222/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256494780710912