Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/ |
Resumo: | Tendo em vista que muitos alunos sofrem da falta de criativade na hora de resolver problemas, pesquisa-se sobre diferentes formas de resolvê-lo, a fim de buscar os benefícios de tal ação pelo método de Polya. Para tanto, é necessário entender um pouco da história de Polya e seu método, dissertar sobre a resolução de problemas e os seus benefícios, apresentar a teoria necessária para o entendimento dos problemas que serão apresentados e aplicar o método de Polya em problemas que contenham mais de uma solução. Diante disso, verifica-se que ao resolver o mesmo problema de diferentes formas desenvolve-se a criatividade do aluno, aumenta a compreensão com relação a matemática como um todo, além de criar correlações entre a disciplina o que amplia muito a chance de resolver futuros problemas, o que impõe a constatação de que resolver problemas de diferentes formas traz diversos benefícios. Por isso, é fundamental que mais professores adotem a resolução de problemas como método de ensino e que tenham uma boa preparação para ouvir e discutir diferentes resoluções e pontos de vista. Também é preciso que o professor faça uma boa avaliação, realizando provas que não contenham, entre outras características, pegadinhas ou enunciados longos demais sem propósito. |
id |
USP_255709868c596ea000f694aa2ac0446d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16072024-115225 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de PolyaThe benefits in the student\'s teaching-learning process of solving the same Mathematics problem in different ways using the Polya methodDiferentes resoluçõesDifferent resolutionsEstratégiasHeuristicHeurísticaMétodo de PolyaPolya methodProblem solvingResolução de problemasStrategiesTendo em vista que muitos alunos sofrem da falta de criativade na hora de resolver problemas, pesquisa-se sobre diferentes formas de resolvê-lo, a fim de buscar os benefícios de tal ação pelo método de Polya. Para tanto, é necessário entender um pouco da história de Polya e seu método, dissertar sobre a resolução de problemas e os seus benefícios, apresentar a teoria necessária para o entendimento dos problemas que serão apresentados e aplicar o método de Polya em problemas que contenham mais de uma solução. Diante disso, verifica-se que ao resolver o mesmo problema de diferentes formas desenvolve-se a criatividade do aluno, aumenta a compreensão com relação a matemática como um todo, além de criar correlações entre a disciplina o que amplia muito a chance de resolver futuros problemas, o que impõe a constatação de que resolver problemas de diferentes formas traz diversos benefícios. Por isso, é fundamental que mais professores adotem a resolução de problemas como método de ensino e que tenham uma boa preparação para ouvir e discutir diferentes resoluções e pontos de vista. Também é preciso que o professor faça uma boa avaliação, realizando provas que não contenham, entre outras características, pegadinhas ou enunciados longos demais sem propósito.Considering that many students suffer from a lack of creativity when solving problems, research is being conducted on different ways to address this issue in order to seek the benefits of such actions through the Polya method. To do so, it is necessary to understand a bit of Polyas history and his method, discuss the problem-solving process and its benefits, present the necessary theory for the understanding of the problems that will be presented, and apply Polyas method to problems with more than one solution. In light of this, it is observed that solving the same problem in different ways enhances the students creativity, increases understanding of mathematics as a whole, and establishes correlations between disciplines, greatly expanding the chances of solving future problems. This leads to the realization that solving problems in different ways brings various benefits. Therefore, it is crucial for more teachers to adopt problem-solving as a teaching method and to be well-prepared to listen to and discuss different resolutions and perspectives. It is also necessary for the teacher to conduct a thorough assessment, administering tests that do not include, among other characteristics, tricky questions or excessively long statements without purpose.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVargas, Rosana Retsos SignorelliBassi, Davi Felipe2024-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-16072024-115225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya The benefits in the student\'s teaching-learning process of solving the same Mathematics problem in different ways using the Polya method |
title |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya |
spellingShingle |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya Bassi, Davi Felipe Diferentes resoluções Different resolutions Estratégias Heuristic Heurística Método de Polya Polya method Problem solving Resolução de problemas Strategies |
title_short |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya |
title_full |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya |
title_fullStr |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya |
title_full_unstemmed |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya |
title_sort |
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya |
author |
Bassi, Davi Felipe |
author_facet |
Bassi, Davi Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vargas, Rosana Retsos Signorelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassi, Davi Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferentes resoluções Different resolutions Estratégias Heuristic Heurística Método de Polya Polya method Problem solving Resolução de problemas Strategies |
topic |
Diferentes resoluções Different resolutions Estratégias Heuristic Heurística Método de Polya Polya method Problem solving Resolução de problemas Strategies |
description |
Tendo em vista que muitos alunos sofrem da falta de criativade na hora de resolver problemas, pesquisa-se sobre diferentes formas de resolvê-lo, a fim de buscar os benefícios de tal ação pelo método de Polya. Para tanto, é necessário entender um pouco da história de Polya e seu método, dissertar sobre a resolução de problemas e os seus benefícios, apresentar a teoria necessária para o entendimento dos problemas que serão apresentados e aplicar o método de Polya em problemas que contenham mais de uma solução. Diante disso, verifica-se que ao resolver o mesmo problema de diferentes formas desenvolve-se a criatividade do aluno, aumenta a compreensão com relação a matemática como um todo, além de criar correlações entre a disciplina o que amplia muito a chance de resolver futuros problemas, o que impõe a constatação de que resolver problemas de diferentes formas traz diversos benefícios. Por isso, é fundamental que mais professores adotem a resolução de problemas como método de ensino e que tenham uma boa preparação para ouvir e discutir diferentes resoluções e pontos de vista. Também é preciso que o professor faça uma boa avaliação, realizando provas que não contenham, entre outras características, pegadinhas ou enunciados longos demais sem propósito. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257075360464896 |