Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassi, Davi Felipe
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/
Resumo: Tendo em vista que muitos alunos sofrem da falta de criativade na hora de resolver problemas, pesquisa-se sobre diferentes formas de resolvê-lo, a fim de buscar os benefícios de tal ação pelo método de Polya. Para tanto, é necessário entender um pouco da história de Polya e seu método, dissertar sobre a resolução de problemas e os seus benefícios, apresentar a teoria necessária para o entendimento dos problemas que serão apresentados e aplicar o método de Polya em problemas que contenham mais de uma solução. Diante disso, verifica-se que ao resolver o mesmo problema de diferentes formas desenvolve-se a criatividade do aluno, aumenta a compreensão com relação a matemática como um todo, além de criar correlações entre a disciplina o que amplia muito a chance de resolver futuros problemas, o que impõe a constatação de que resolver problemas de diferentes formas traz diversos benefícios. Por isso, é fundamental que mais professores adotem a resolução de problemas como método de ensino e que tenham uma boa preparação para ouvir e discutir diferentes resoluções e pontos de vista. Também é preciso que o professor faça uma boa avaliação, realizando provas que não contenham, entre outras características, pegadinhas ou enunciados longos demais sem propósito.
id USP_255709868c596ea000f694aa2ac0446d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16072024-115225
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de PolyaThe benefits in the student\'s teaching-learning process of solving the same Mathematics problem in different ways using the Polya methodDiferentes resoluçõesDifferent resolutionsEstratégiasHeuristicHeurísticaMétodo de PolyaPolya methodProblem solvingResolução de problemasStrategiesTendo em vista que muitos alunos sofrem da falta de criativade na hora de resolver problemas, pesquisa-se sobre diferentes formas de resolvê-lo, a fim de buscar os benefícios de tal ação pelo método de Polya. Para tanto, é necessário entender um pouco da história de Polya e seu método, dissertar sobre a resolução de problemas e os seus benefícios, apresentar a teoria necessária para o entendimento dos problemas que serão apresentados e aplicar o método de Polya em problemas que contenham mais de uma solução. Diante disso, verifica-se que ao resolver o mesmo problema de diferentes formas desenvolve-se a criatividade do aluno, aumenta a compreensão com relação a matemática como um todo, além de criar correlações entre a disciplina o que amplia muito a chance de resolver futuros problemas, o que impõe a constatação de que resolver problemas de diferentes formas traz diversos benefícios. Por isso, é fundamental que mais professores adotem a resolução de problemas como método de ensino e que tenham uma boa preparação para ouvir e discutir diferentes resoluções e pontos de vista. Também é preciso que o professor faça uma boa avaliação, realizando provas que não contenham, entre outras características, pegadinhas ou enunciados longos demais sem propósito.Considering that many students suffer from a lack of creativity when solving problems, research is being conducted on different ways to address this issue in order to seek the benefits of such actions through the Polya method. To do so, it is necessary to understand a bit of Polyas history and his method, discuss the problem-solving process and its benefits, present the necessary theory for the understanding of the problems that will be presented, and apply Polyas method to problems with more than one solution. In light of this, it is observed that solving the same problem in different ways enhances the students creativity, increases understanding of mathematics as a whole, and establishes correlations between disciplines, greatly expanding the chances of solving future problems. This leads to the realization that solving problems in different ways brings various benefits. Therefore, it is crucial for more teachers to adopt problem-solving as a teaching method and to be well-prepared to listen to and discuss different resolutions and perspectives. It is also necessary for the teacher to conduct a thorough assessment, administering tests that do not include, among other characteristics, tricky questions or excessively long statements without purpose.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVargas, Rosana Retsos SignorelliBassi, Davi Felipe2024-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-16072024-115225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
The benefits in the student\'s teaching-learning process of solving the same Mathematics problem in different ways using the Polya method
title Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
spellingShingle Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
Bassi, Davi Felipe
Diferentes resoluções
Different resolutions
Estratégias
Heuristic
Heurística
Método de Polya
Polya method
Problem solving
Resolução de problemas
Strategies
title_short Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
title_full Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
title_fullStr Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
title_full_unstemmed Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
title_sort Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
author Bassi, Davi Felipe
author_facet Bassi, Davi Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vargas, Rosana Retsos Signorelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassi, Davi Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Diferentes resoluções
Different resolutions
Estratégias
Heuristic
Heurística
Método de Polya
Polya method
Problem solving
Resolução de problemas
Strategies
topic Diferentes resoluções
Different resolutions
Estratégias
Heuristic
Heurística
Método de Polya
Polya method
Problem solving
Resolução de problemas
Strategies
description Tendo em vista que muitos alunos sofrem da falta de criativade na hora de resolver problemas, pesquisa-se sobre diferentes formas de resolvê-lo, a fim de buscar os benefícios de tal ação pelo método de Polya. Para tanto, é necessário entender um pouco da história de Polya e seu método, dissertar sobre a resolução de problemas e os seus benefícios, apresentar a teoria necessária para o entendimento dos problemas que serão apresentados e aplicar o método de Polya em problemas que contenham mais de uma solução. Diante disso, verifica-se que ao resolver o mesmo problema de diferentes formas desenvolve-se a criatividade do aluno, aumenta a compreensão com relação a matemática como um todo, além de criar correlações entre a disciplina o que amplia muito a chance de resolver futuros problemas, o que impõe a constatação de que resolver problemas de diferentes formas traz diversos benefícios. Por isso, é fundamental que mais professores adotem a resolução de problemas como método de ensino e que tenham uma boa preparação para ouvir e discutir diferentes resoluções e pontos de vista. Também é preciso que o professor faça uma boa avaliação, realizando provas que não contenham, entre outras características, pegadinhas ou enunciados longos demais sem propósito.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-16072024-115225/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090773854978048