O \"bom professor\": entre o possível e o necessário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo estudar as características reconhecidas como sendo positivas em professores, de acordo com a visão de alunos e professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com uma pergunta aberta respondido por alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, além de uma série de entrevistas com professores selecionados de duas escolas públicas. A pesquisa foi baseada no estudo das diversas facetas da atuação do professor em sala de aula (tanto em aspectos comportamentais quanto de atuação), estabelecendo divergências e similaridades nas opiniões defendidas por educandos e educadores. O intuito é dar insumos para entender melhor aspectos da visão que predomina sobre a figura do professor e suas representações na contemporaneidade. |
id |
USP_28493a752cca5ddf02dd7d7d62449ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19102015-103755 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessárioThe \" good teacher\": between the possible and the necessaryBoas práticasBom professorCompetent teacherDiscourses of teachersGood teacherPapel do professorQualidade na educaçãoTeacher´s qualitiesEsta pesquisa teve por objetivo estudar as características reconhecidas como sendo positivas em professores, de acordo com a visão de alunos e professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com uma pergunta aberta respondido por alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, além de uma série de entrevistas com professores selecionados de duas escolas públicas. A pesquisa foi baseada no estudo das diversas facetas da atuação do professor em sala de aula (tanto em aspectos comportamentais quanto de atuação), estabelecendo divergências e similaridades nas opiniões defendidas por educandos e educadores. O intuito é dar insumos para entender melhor aspectos da visão que predomina sobre a figura do professor e suas representações na contemporaneidade.This research had the objective to study the recognized positive characteristics on teachers, according to the students and teachers view. As a data collection tool, questionnaires with an open question answered by students in the fifth grade of elementary schools were applied, as well as a series of interviews with selected teachers from two public schools. The research was based on the study of the various facets of teacher performance in the classroom, taking consideration themselves in behavioral and performance aspects, establishing differences and similarities in the views expressed by students and educators. The intention is to give inputs to better understand aspects of view that predominates over the figure of the teacher and their representations in contemporary times.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Teresa Cristina Rebolho Rego deDias, Gabriela Bernardes Makishi2015-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-19102015-103755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário The \" good teacher\": between the possible and the necessary |
title |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário |
spellingShingle |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário Dias, Gabriela Bernardes Makishi Boas práticas Bom professor Competent teacher Discourses of teachers Good teacher Papel do professor Qualidade na educação Teacher´s qualities |
title_short |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário |
title_full |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário |
title_fullStr |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário |
title_full_unstemmed |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário |
title_sort |
O \"bom professor\": entre o possível e o necessário |
author |
Dias, Gabriela Bernardes Makishi |
author_facet |
Dias, Gabriela Bernardes Makishi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Gabriela Bernardes Makishi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Boas práticas Bom professor Competent teacher Discourses of teachers Good teacher Papel do professor Qualidade na educação Teacher´s qualities |
topic |
Boas práticas Bom professor Competent teacher Discourses of teachers Good teacher Papel do professor Qualidade na educação Teacher´s qualities |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo estudar as características reconhecidas como sendo positivas em professores, de acordo com a visão de alunos e professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com uma pergunta aberta respondido por alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, além de uma série de entrevistas com professores selecionados de duas escolas públicas. A pesquisa foi baseada no estudo das diversas facetas da atuação do professor em sala de aula (tanto em aspectos comportamentais quanto de atuação), estabelecendo divergências e similaridades nas opiniões defendidas por educandos e educadores. O intuito é dar insumos para entender melhor aspectos da visão que predomina sobre a figura do professor e suas representações na contemporaneidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-103755/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257134532657152 |