Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/ |
Resumo: | O conceito de cidadania tem evoluído ao longo dos anos, fonte e guardiã de direitos e deveres iguais para todos. Mas a atual educação básica, que poderia proporcionar o desenvolvimento de espírito crítico, não prepara o cidadão para decisões presentes no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância da aprendizagem sobre questões energéticas, em particular relacionadas à Eletricidade, em atenção ao desafio de conciliação de desenvolvimento humano à preservação ambiental, assim como a reunir informações e considerações que ampliem e qualifiquem a presença dessas questões na educação básica e na preparação de seus professores. Pressupostos educacionais humanistas conduzem uma análise de textos, projetos e recursos didáticos, seguida de um panorama dos problemas socioambientais, econômicos e do desenvolvimento do sistema energético brasileiro ao longo do tempo. A apresentação da atual e necessária interação interdisciplinar entre educação e preservação do meio ambiente fornece elementos para a elaboração de sugestões, no sentido de que recursos para educação básica e seus professores, especialmente do Ensino Médio, efetivamente equipem o jovem estudante em elementos para exercer sua cidadania. Levando em consideração essas preocupações, a análise dos recursos didáticos e o histórico da política energética orientam proposições e sugestões para a pretendida qualificação visando maior compreensão e participação do estudante e cidadão a respeito desse tema. |
id |
USP_3183f8000e532e6dd9e5742daada6912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12112015-111053 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.The Education of the Citizen and The Brazilian Energy System.Brazilian Energy SystemCidadaniaCitizenshipEducaçãoEducationEnsinoEnvironmentFísicaMeio AmbientePhysicsSistema Energético BrasileiroSociedadeSocietyTeachingO conceito de cidadania tem evoluído ao longo dos anos, fonte e guardiã de direitos e deveres iguais para todos. Mas a atual educação básica, que poderia proporcionar o desenvolvimento de espírito crítico, não prepara o cidadão para decisões presentes no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância da aprendizagem sobre questões energéticas, em particular relacionadas à Eletricidade, em atenção ao desafio de conciliação de desenvolvimento humano à preservação ambiental, assim como a reunir informações e considerações que ampliem e qualifiquem a presença dessas questões na educação básica e na preparação de seus professores. Pressupostos educacionais humanistas conduzem uma análise de textos, projetos e recursos didáticos, seguida de um panorama dos problemas socioambientais, econômicos e do desenvolvimento do sistema energético brasileiro ao longo do tempo. A apresentação da atual e necessária interação interdisciplinar entre educação e preservação do meio ambiente fornece elementos para a elaboração de sugestões, no sentido de que recursos para educação básica e seus professores, especialmente do Ensino Médio, efetivamente equipem o jovem estudante em elementos para exercer sua cidadania. Levando em consideração essas preocupações, a análise dos recursos didáticos e o histórico da política energética orientam proposições e sugestões para a pretendida qualificação visando maior compreensão e participação do estudante e cidadão a respeito desse tema.The citizenship concept evolved along the years, source and guardian of rights and duties equal for all. But the current basic school education, which could provide the social inclusion and the development of critical spirit, does not prepare the citizen for present decisions on a daily basis. On this sense, the current Paper proposes itself to emphasize the importance of the learning about energetic questions, in particular related to the Electricity, in attention to the challenge of conciliation of economic growth to the environmental preservation, as well as to collect information and considerations that broaden and qualify the presence of those questions in the basic school education and in the preparation of its professors. Presumed educational and humanists considerations lead to an analysis of texts, projects and learning resources, followed by an overview of the social-environmental issues, economical issues and of the development of the Brazilian energy system along the times. The presentation of the current and necessary interdisciplinary interaction between education and environmental preservation give elements for the elaboration of suggestions, in the sense of which resources for basic education and its professors, especially of the medium education, effectively equip the young student with elements to exercise his citizenship. Taking into consideration those concerns, the analysis of the learning resources and the historical ones of Energy Policy lead to propositions and suggestions for the desired qualification aiming a deeper understanding and a increased participation of the student and citizen about this topic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenezes, Luis Carlos deSaito, Silvia Helena Paes de Almeida de2015-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-12112015-111053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. The Education of the Citizen and The Brazilian Energy System. |
title |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. |
spellingShingle |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de Brazilian Energy System Cidadania Citizenship Educação Education Ensino Environment Física Meio Ambiente Physics Sistema Energético Brasileiro Sociedade Society Teaching |
title_short |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. |
title_full |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. |
title_fullStr |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. |
title_full_unstemmed |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. |
title_sort |
Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro. |
author |
Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de |
author_facet |
Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Luis Carlos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brazilian Energy System Cidadania Citizenship Educação Education Ensino Environment Física Meio Ambiente Physics Sistema Energético Brasileiro Sociedade Society Teaching |
topic |
Brazilian Energy System Cidadania Citizenship Educação Education Ensino Environment Física Meio Ambiente Physics Sistema Energético Brasileiro Sociedade Society Teaching |
description |
O conceito de cidadania tem evoluído ao longo dos anos, fonte e guardiã de direitos e deveres iguais para todos. Mas a atual educação básica, que poderia proporcionar o desenvolvimento de espírito crítico, não prepara o cidadão para decisões presentes no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância da aprendizagem sobre questões energéticas, em particular relacionadas à Eletricidade, em atenção ao desafio de conciliação de desenvolvimento humano à preservação ambiental, assim como a reunir informações e considerações que ampliem e qualifiquem a presença dessas questões na educação básica e na preparação de seus professores. Pressupostos educacionais humanistas conduzem uma análise de textos, projetos e recursos didáticos, seguida de um panorama dos problemas socioambientais, econômicos e do desenvolvimento do sistema energético brasileiro ao longo do tempo. A apresentação da atual e necessária interação interdisciplinar entre educação e preservação do meio ambiente fornece elementos para a elaboração de sugestões, no sentido de que recursos para educação básica e seus professores, especialmente do Ensino Médio, efetivamente equipem o jovem estudante em elementos para exercer sua cidadania. Levando em consideração essas preocupações, a análise dos recursos didáticos e o histórico da política energética orientam proposições e sugestões para a pretendida qualificação visando maior compreensão e participação do estudante e cidadão a respeito desse tema. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256994752233472 |