Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/
Resumo: O conceito de cidadania tem evoluído ao longo dos anos, fonte e guardiã de direitos e deveres iguais para todos. Mas a atual educação básica, que poderia proporcionar o desenvolvimento de espírito crítico, não prepara o cidadão para decisões presentes no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância da aprendizagem sobre questões energéticas, em particular relacionadas à Eletricidade, em atenção ao desafio de conciliação de desenvolvimento humano à preservação ambiental, assim como a reunir informações e considerações que ampliem e qualifiquem a presença dessas questões na educação básica e na preparação de seus professores. Pressupostos educacionais humanistas conduzem uma análise de textos, projetos e recursos didáticos, seguida de um panorama dos problemas socioambientais, econômicos e do desenvolvimento do sistema energético brasileiro ao longo do tempo. A apresentação da atual e necessária interação interdisciplinar entre educação e preservação do meio ambiente fornece elementos para a elaboração de sugestões, no sentido de que recursos para educação básica e seus professores, especialmente do Ensino Médio, efetivamente equipem o jovem estudante em elementos para exercer sua cidadania. Levando em consideração essas preocupações, a análise dos recursos didáticos e o histórico da política energética orientam proposições e sugestões para a pretendida qualificação visando maior compreensão e participação do estudante e cidadão a respeito desse tema.
id USP_3183f8000e532e6dd9e5742daada6912
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12112015-111053
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.The Education of the Citizen and The Brazilian Energy System.Brazilian Energy SystemCidadaniaCitizenshipEducaçãoEducationEnsinoEnvironmentFísicaMeio AmbientePhysicsSistema Energético BrasileiroSociedadeSocietyTeachingO conceito de cidadania tem evoluído ao longo dos anos, fonte e guardiã de direitos e deveres iguais para todos. Mas a atual educação básica, que poderia proporcionar o desenvolvimento de espírito crítico, não prepara o cidadão para decisões presentes no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância da aprendizagem sobre questões energéticas, em particular relacionadas à Eletricidade, em atenção ao desafio de conciliação de desenvolvimento humano à preservação ambiental, assim como a reunir informações e considerações que ampliem e qualifiquem a presença dessas questões na educação básica e na preparação de seus professores. Pressupostos educacionais humanistas conduzem uma análise de textos, projetos e recursos didáticos, seguida de um panorama dos problemas socioambientais, econômicos e do desenvolvimento do sistema energético brasileiro ao longo do tempo. A apresentação da atual e necessária interação interdisciplinar entre educação e preservação do meio ambiente fornece elementos para a elaboração de sugestões, no sentido de que recursos para educação básica e seus professores, especialmente do Ensino Médio, efetivamente equipem o jovem estudante em elementos para exercer sua cidadania. Levando em consideração essas preocupações, a análise dos recursos didáticos e o histórico da política energética orientam proposições e sugestões para a pretendida qualificação visando maior compreensão e participação do estudante e cidadão a respeito desse tema.The citizenship concept evolved along the years, source and guardian of rights and duties equal for all. But the current basic school education, which could provide the social inclusion and the development of critical spirit, does not prepare the citizen for present decisions on a daily basis. On this sense, the current Paper proposes itself to emphasize the importance of the learning about energetic questions, in particular related to the Electricity, in attention to the challenge of conciliation of economic growth to the environmental preservation, as well as to collect information and considerations that broaden and qualify the presence of those questions in the basic school education and in the preparation of its professors. Presumed educational and humanists considerations lead to an analysis of texts, projects and learning resources, followed by an overview of the social-environmental issues, economical issues and of the development of the Brazilian energy system along the times. The presentation of the current and necessary interdisciplinary interaction between education and environmental preservation give elements for the elaboration of suggestions, in the sense of which resources for basic education and its professors, especially of the medium education, effectively equip the young student with elements to exercise his citizenship. Taking into consideration those concerns, the analysis of the learning resources and the historical ones of Energy Policy lead to propositions and suggestions for the desired qualification aiming a deeper understanding and a increased participation of the student and citizen about this topic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenezes, Luis Carlos deSaito, Silvia Helena Paes de Almeida de2015-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-12112015-111053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
The Education of the Citizen and The Brazilian Energy System.
title Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
spellingShingle Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de
Brazilian Energy System
Cidadania
Citizenship
Educação
Education
Ensino
Environment
Física
Meio Ambiente
Physics
Sistema Energético Brasileiro
Sociedade
Society
Teaching
title_short Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
title_full Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
title_fullStr Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
title_full_unstemmed Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
title_sort Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
author Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de
author_facet Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Luis Carlos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Saito, Silvia Helena Paes de Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian Energy System
Cidadania
Citizenship
Educação
Education
Ensino
Environment
Física
Meio Ambiente
Physics
Sistema Energético Brasileiro
Sociedade
Society
Teaching
topic Brazilian Energy System
Cidadania
Citizenship
Educação
Education
Ensino
Environment
Física
Meio Ambiente
Physics
Sistema Energético Brasileiro
Sociedade
Society
Teaching
description O conceito de cidadania tem evoluído ao longo dos anos, fonte e guardiã de direitos e deveres iguais para todos. Mas a atual educação básica, que poderia proporcionar o desenvolvimento de espírito crítico, não prepara o cidadão para decisões presentes no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância da aprendizagem sobre questões energéticas, em particular relacionadas à Eletricidade, em atenção ao desafio de conciliação de desenvolvimento humano à preservação ambiental, assim como a reunir informações e considerações que ampliem e qualifiquem a presença dessas questões na educação básica e na preparação de seus professores. Pressupostos educacionais humanistas conduzem uma análise de textos, projetos e recursos didáticos, seguida de um panorama dos problemas socioambientais, econômicos e do desenvolvimento do sistema energético brasileiro ao longo do tempo. A apresentação da atual e necessária interação interdisciplinar entre educação e preservação do meio ambiente fornece elementos para a elaboração de sugestões, no sentido de que recursos para educação básica e seus professores, especialmente do Ensino Médio, efetivamente equipem o jovem estudante em elementos para exercer sua cidadania. Levando em consideração essas preocupações, a análise dos recursos didáticos e o histórico da política energética orientam proposições e sugestões para a pretendida qualificação visando maior compreensão e participação do estudante e cidadão a respeito desse tema.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-111053/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256994752233472