Os discursos deles trazem coisas que a gente sofre e conquistas que aconteceram! Diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Felix de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-21032023-083018/
Resumo: Nas últimas duas décadas, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), novos atores sociais - e, com eles, relações sociais - emergiram nas interações em redes sociais e plataforma de vídeos. Entre os nichos de público existentes, encontramos os youtubers LGBTQIA+, que se dedicam às temáticas e pautas da comunidade LGBTQIA+, dialogando com jovens a partir de vídeos em seus canais. Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida a partir da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, teve como objetivo geral compreender como jovens LGBTQIA+ dialogam com os discursos enunciados por youtubers LGBTQIA+ em seus respectivos canais. Como objetivos específicos, buscou-se conhecer quem são youtubers LGBTQIA+ para os jovens que participaram da pesquisa; como eles se tornaram seguidores desses youtubers e por quais motivos seguem determinados youtubers ao invés de outros. Para a construção desta pesquisa, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando compreender a historicidade das TICs, bem como do coletivo LGBTQIA+, e suas relações com a tecnologia. Para a pesquisa de campo, a coleta de dados se deu por intermédio de um grupo de discussão, que possibilitou que os sujeitos fossem analisados no contexto histórico em que estavam imersos. A análise de dados se orientou pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), que permitiu compreender os sentidos construídos no grupo sobre a temática da pesquisa a partir das interações verbais nele constituídas. Concluiu-se que as formas de diálogos entre jovens e youtubers LGBTQIA+ são únicas e particulares, uma vez que cada sujeito é constituído por múltiplas vozes sociais, que estão em diálogo com tantas outras, em um processo contínuo e inacabado. O percurso da aproximação, ou do distanciamento, dos jovens, até tornarem-se seguidores dos youtubers LGBTQIA+, dá-se pelos diálogos com os enunciados dos vídeos que envolvem temáticas da comunidade LGBTQIA+, em que o posicionamento do youtuber deve ser alinhado ao horizonte socioideológico da comunidade, ampliando estes debates.
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Nesse contexto, esta pesquisa, desenvolvida a partir da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, teve como objetivo geral compreender como jovens LGBTQIA+ dialogam com os discursos enunciados por youtubers LGBTQIA+ em seus respectivos canais. Como objetivos específicos, buscou-se conhecer quem são youtubers LGBTQIA+ para os jovens que participaram da pesquisa; como eles se tornaram seguidores desses youtubers e por quais motivos seguem determinados youtubers ao invés de outros. Para a construção desta pesquisa, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando compreender a historicidade das TICs, bem como do coletivo LGBTQIA+, e suas relações com a tecnologia. Para a pesquisa de campo, a coleta de dados se deu por intermédio de um grupo de discussão, que possibilitou que os sujeitos fossem analisados no contexto histórico em que estavam imersos. 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O percurso da aproximação, ou do distanciamento, dos jovens, até tornarem-se seguidores dos youtubers LGBTQIA+, dá-se pelos diálogos com os enunciados dos vídeos que envolvem temáticas da comunidade LGBTQIA+, em que o posicionamento do youtuber deve ser alinhado ao horizonte socioideológico da comunidade, ampliando estes debates.In the last two decades, with the advances in Information and Communications Technologies (ICTs), new social actors - and, with them, social relationships - have emerged in interactions on social networks and video platforms. Among the existence of audience niches, we find the LGBTQIA+ youtubers, who are dedicated to the themes and agendas of the LGBTQIA+ community, dialoguing with young people through videos on their channels. In this context, this research, developed from the conception of language of the Bakhtin Circle, had the general objective of understanding how LGBTQIA+ young people dialogue with the speeches given by LGBTQIA+ youtubers on their respective channels. As specific objectives, we sought to know who are LGBTQIA+ youtubers for the young people who participated in the research; how they became followers of these youtubers and why they follow certain youtubers over others. For the construction of this research, initially, a bibliographic research was carried out in order to understand the historicity of ICTs, as well as the LGBTQIA+ movement, and its relations with technology. For the field research, data collection took place through a discussion group, which allowed the subjects to be analyzed in the historical context in which they were immersed. Data analysis was guided by the Dialogical Discourse Analysis (DDA), which allowed us to understand the meanings built in the group on the research theme from the verbal interactions built in the group. The research concluded that the forms of dialogue between young people and LGBTQIA+ youtubers are unique and particular, since each subject is constituted by multiple social voices, which are in dialogue with so many others, in a continuous and unfinished process. The path of approximation, or detachment, of young people, until they become followers of LGBTQIA+ youtubers, is given by the dialogues with the statements of the videos that involve themes of the LGBTQIA+ community, in which the positioning of the youtuber must be aligned with the socio-ideological horizon of the community, expanding these debates.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLodi, Ana Claudia BalieiroOliveira, Rafael Felix de2022-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-21032023-083018/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-23T13:44:31Zoai:teses.usp.br:tde-21032023-083018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-23T13:44:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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