Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Cíntia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24112015-185719/
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de refletir sobre as práticas de Curadoria Educativa e Mediação da Arte Urbana a partir da observação de suas relações com Instituições Culturais e Educacionais na cidade de São Paulo. Analisamos exposições de Arte Urbana, entre 2009 e 2013, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e no Museu Brasileiro da Escultura, os quais, a partir de agora, serão representados pelas siglas MASP e MuBE. Pesquisamos as mostras: De dentro para fora/De fora para dentro e De Dentro e de Fora, no MASP; e as I e II Bienal Internacional do Graffiti Fine Art, no MuBE. As mostras citadas foram escolhidas por se tratarem de exposições de Arte Urbana sediadas em museus. Realizamos também dois estudos de caso, duas propostas de práticas em Arte Urbana, direcionados à educação. A primeira é o trabalho do Eduqativo do Instituto Choque Cultural que mantém projetos como o Linguagens Artísticas: Arte Urbana na Escola, um projeto de Arte Urbana ligado à educação junto às instituições educativas públicas no município de São Paulo. A segunda é um projeto de Arte Urbana, que acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado João Sussumo Hirata, citada de forma abreviada (EMEF) Dep. João Sussumo Hirata, localizada no bairro Jardim Ofélia, periferia da cidade de São Paulo, que pelo segundo ano consecutivo, realizou o projeto Fazendo Arte no Sussumo, com base na cultura hip hop cujo encerramento é a festa do Grafite no Sussumo, nomeada de Graffitassu. Preocupados com a leitura dessas imagens, trazemos uma discussão sobre o processo de comunicação entre o emissor e o receptor dessas imagens quando estas transitam em diferentes espaços como os institucionais e os públicos, a rua. Com base nos estudos voltados à Educação de Freire, de Vygotsky, de Foucault, à Sociologia de Bauman, Hall, Bourdieu, Badiou, à Arte-educação de Ana Mae Barbosa e à Arte de Rancière, Baudrillard, Cauquelin, temos o intuito de refletir acerca das práticas e abordagens aplicadas por instituições culturais e educativas, de forma social, política e educativa para contribuir com as discussões direcionadas à Arte Urbana quando em diferentes ambientes, visando a Arte-educação.
id USP_393ce169903882669a50c0b1096f79bf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24112015-185719
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbanaEducational Curating and Mediation: Urban Art PracticesArte UrbanaCuradoria EducativaEducational CuratingEducational PracticesEducativos.GraffitiGrafiteMediaçãoMediationPráticas EducativasStreet ArtEsta dissertação tem o objetivo de refletir sobre as práticas de Curadoria Educativa e Mediação da Arte Urbana a partir da observação de suas relações com Instituições Culturais e Educacionais na cidade de São Paulo. Analisamos exposições de Arte Urbana, entre 2009 e 2013, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e no Museu Brasileiro da Escultura, os quais, a partir de agora, serão representados pelas siglas MASP e MuBE. Pesquisamos as mostras: De dentro para fora/De fora para dentro e De Dentro e de Fora, no MASP; e as I e II Bienal Internacional do Graffiti Fine Art, no MuBE. As mostras citadas foram escolhidas por se tratarem de exposições de Arte Urbana sediadas em museus. Realizamos também dois estudos de caso, duas propostas de práticas em Arte Urbana, direcionados à educação. A primeira é o trabalho do Eduqativo do Instituto Choque Cultural que mantém projetos como o Linguagens Artísticas: Arte Urbana na Escola, um projeto de Arte Urbana ligado à educação junto às instituições educativas públicas no município de São Paulo. A segunda é um projeto de Arte Urbana, que acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado João Sussumo Hirata, citada de forma abreviada (EMEF) Dep. João Sussumo Hirata, localizada no bairro Jardim Ofélia, periferia da cidade de São Paulo, que pelo segundo ano consecutivo, realizou o projeto Fazendo Arte no Sussumo, com base na cultura hip hop cujo encerramento é a festa do Grafite no Sussumo, nomeada de Graffitassu. Preocupados com a leitura dessas imagens, trazemos uma discussão sobre o processo de comunicação entre o emissor e o receptor dessas imagens quando estas transitam em diferentes espaços como os institucionais e os públicos, a rua. Com base nos estudos voltados à Educação de Freire, de Vygotsky, de Foucault, à Sociologia de Bauman, Hall, Bourdieu, Badiou, à Arte-educação de Ana Mae Barbosa e à Arte de Rancière, Baudrillard, Cauquelin, temos o intuito de refletir acerca das práticas e abordagens aplicadas por instituições culturais e educativas, de forma social, política e educativa para contribuir com as discussões direcionadas à Arte Urbana quando em diferentes ambientes, visando a Arte-educação.This paper aims to reflect on the practices, Educational Curating and Mediation of Street Art, from the observation of its relations with cultural and educational institutions in the city of São Paulo. For this, we analyzed Street Art exhibitions that happened at MASP (Museum of Art of São Paulo Assis Chateaubriand) and at MuBE (Brazilian Museum of Sculpture), made between 2009 and 2013. Our focus is on the exhibitions: De dentro para fora/De fora para dentro e De Dentro e De Fora/Inside out Outside in, both at MASP; and the 1st and 2nd International Biennial of Graffiti Fine Art, both at MuBE. The samples cited were chosen specifically as they were exhibitions based in cultural institutions, as our goal is to investigate how this art manifestation has been addressed by the Educational Curating, and how the work mediation was directed to the schools and/or groups that have visited these exhibitions. In addition to this analysis, we conducted two case studies, two proposal practices in Street Art. The first is the work of the Eduqativo of Institute Choque Cultural that, since 2011, keeps projects like the Artistic Languages: Street Art at school, and Street Art project connecting education with the public educational institutions in São Paulo. The second proposal deals with a Street Art project, which takes place at EMEF Dep. João Sussumo Hirata, school located at Jardim Ofélia neighborhood, suburb of Sao Paulo, which for the second year carries the project Making Art at Sussumo, under the guidance of one of the Arts teacher, based on the hip hop Culture whose final event is the Graffiti party at Sussumo, named Graffitassu. Concerned with the reading of the Graffiti images also bring a discussion of the process of communication between the sender and the receptor of the images. Based on studies in Education of Freire, Vygotsky, Foucault, in Sociology of Bauman, Hall, Bourdieu, Badiou, in Art education of Barbosa and in Art of Rancière, Baudrillard, Cauquelin, the last goal of this research is to reflect in a social, political and educational way about the practices and approaches surveyed with a view to contributing to discussions regards Street Art through different environments with the overriding aim of Art education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLara, Arthur HunoldAmaral, Cíntia2015-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24112015-185719/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-24112015-185719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
Educational Curating and Mediation: Urban Art Practices
title Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
spellingShingle Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
Amaral, Cíntia
Arte Urbana
Curadoria Educativa
Educational Curating
Educational Practices
Educativos.
Graffiti
Grafite
Mediação
Mediation
Práticas Educativas
Street Art
title_short Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
title_full Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
title_fullStr Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
title_full_unstemmed Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
title_sort Curadoria educativa e mediação: práticas em arte urbana
author Amaral, Cíntia
author_facet Amaral, Cíntia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lara, Arthur Hunold
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Cíntia
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Urbana
Curadoria Educativa
Educational Curating
Educational Practices
Educativos.
Graffiti
Grafite
Mediação
Mediation
Práticas Educativas
Street Art
topic Arte Urbana
Curadoria Educativa
Educational Curating
Educational Practices
Educativos.
Graffiti
Grafite
Mediação
Mediation
Práticas Educativas
Street Art
description Esta dissertação tem o objetivo de refletir sobre as práticas de Curadoria Educativa e Mediação da Arte Urbana a partir da observação de suas relações com Instituições Culturais e Educacionais na cidade de São Paulo. Analisamos exposições de Arte Urbana, entre 2009 e 2013, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e no Museu Brasileiro da Escultura, os quais, a partir de agora, serão representados pelas siglas MASP e MuBE. Pesquisamos as mostras: De dentro para fora/De fora para dentro e De Dentro e de Fora, no MASP; e as I e II Bienal Internacional do Graffiti Fine Art, no MuBE. As mostras citadas foram escolhidas por se tratarem de exposições de Arte Urbana sediadas em museus. Realizamos também dois estudos de caso, duas propostas de práticas em Arte Urbana, direcionados à educação. A primeira é o trabalho do Eduqativo do Instituto Choque Cultural que mantém projetos como o Linguagens Artísticas: Arte Urbana na Escola, um projeto de Arte Urbana ligado à educação junto às instituições educativas públicas no município de São Paulo. A segunda é um projeto de Arte Urbana, que acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado João Sussumo Hirata, citada de forma abreviada (EMEF) Dep. João Sussumo Hirata, localizada no bairro Jardim Ofélia, periferia da cidade de São Paulo, que pelo segundo ano consecutivo, realizou o projeto Fazendo Arte no Sussumo, com base na cultura hip hop cujo encerramento é a festa do Grafite no Sussumo, nomeada de Graffitassu. Preocupados com a leitura dessas imagens, trazemos uma discussão sobre o processo de comunicação entre o emissor e o receptor dessas imagens quando estas transitam em diferentes espaços como os institucionais e os públicos, a rua. Com base nos estudos voltados à Educação de Freire, de Vygotsky, de Foucault, à Sociologia de Bauman, Hall, Bourdieu, Badiou, à Arte-educação de Ana Mae Barbosa e à Arte de Rancière, Baudrillard, Cauquelin, temos o intuito de refletir acerca das práticas e abordagens aplicadas por instituições culturais e educativas, de forma social, política e educativa para contribuir com as discussões direcionadas à Arte Urbana quando em diferentes ambientes, visando a Arte-educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24112015-185719/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24112015-185719/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257319000244224