Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/
Resumo: Nesta dissertação é apresentado o estudo de caso do Programa Colaborativo Brasil-Japão de educação a distância para pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica, realizado por videoconferência, em inglês, com a participação de universidades brasileiras e japonesas com alto grau de expertise na área Naval. A finalidade do Programa é o compartilhamento e o fortalecimento de saberes, o desenvolvimento de tecnologias, o intercâmbio mútuo de pesquisadores e o compartilhamento de instalações tecnológicas. Neste estudo foram mapeadas as possibilidades, limitações e os desafios encontrados na realização do programa, além de dados referentes à adesão de alunos, abordagem das disciplinas, desenvolvimento do programa, como também um panorama referente às experiências dos alunos participantes, proporcionando dados reais que contribuam para futuras iniciativas. O programa colaborativo, utilizando tecnologias da informação e comunicação para educação, oportunizou a construção de conhecimento e possibilitou a estudantes brasileiros e japoneses o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e às aulas de professores altamente qualificados do Brasil e do Japão, podendo ser assistidas remotamente sem a necessidade de deslocamentos nacionais ou internacionais. O curso colaborativo parte do modelo presencial utilizado nas universidades brasileiras e japonesas para o modelo não presencial síncrono, também chamado de educação à distância (EaD) síncrona, com exigência de interação ao vivo simultaneamente a todas as universidades participantes do projeto.
id USP_3b373d71d973584a21b05ac13537ef9b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07042021-163457
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.Study of the use of videoconferencing system for collaborative postgraduate course Brazil-Japan in Naval and Oceanic Engineering.Distance educationEducação à distânciaEducação sem fronteirasEducation without frontiersEducational technologyMultimedia in educationMultimídiaTecnologia educacionalVideo conferencingVideoconferênciaNesta dissertação é apresentado o estudo de caso do Programa Colaborativo Brasil-Japão de educação a distância para pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica, realizado por videoconferência, em inglês, com a participação de universidades brasileiras e japonesas com alto grau de expertise na área Naval. A finalidade do Programa é o compartilhamento e o fortalecimento de saberes, o desenvolvimento de tecnologias, o intercâmbio mútuo de pesquisadores e o compartilhamento de instalações tecnológicas. Neste estudo foram mapeadas as possibilidades, limitações e os desafios encontrados na realização do programa, além de dados referentes à adesão de alunos, abordagem das disciplinas, desenvolvimento do programa, como também um panorama referente às experiências dos alunos participantes, proporcionando dados reais que contribuam para futuras iniciativas. O programa colaborativo, utilizando tecnologias da informação e comunicação para educação, oportunizou a construção de conhecimento e possibilitou a estudantes brasileiros e japoneses o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e às aulas de professores altamente qualificados do Brasil e do Japão, podendo ser assistidas remotamente sem a necessidade de deslocamentos nacionais ou internacionais. O curso colaborativo parte do modelo presencial utilizado nas universidades brasileiras e japonesas para o modelo não presencial síncrono, também chamado de educação à distância (EaD) síncrona, com exigência de interação ao vivo simultaneamente a todas as universidades participantes do projeto.This dissertation presents the case of the Brazil-Japan Collaborative Distance Education Postgraduate Program in Naval and Oceanic Engineering, conducted by videoconference, with the participation of Brazilian and Japanese universities with a high level of expertise. The purpose of the Program is sharing and strengthening of knowledge, the development of technologies, the mutual exchange of researchers, and sharing of technological facilities. The possibilities were mapped, limitations and challenges encountered in the implementation of the program, as well as data on student adherence, course approach, program development, as well as an overview of the experiences of participating students, providing real data that contribute for future initiatives. The Collaborative Program, using information and communication technologies for education, provided the opportunity to build knowledge and allowed Brazilian and Japanese students access to research, development and classes by highly qualified teachers from Brazil and Japan, and could be remotely attended without the need for national or international travel. The Collaborative Course starts from the presential model used in Brazilian and Japanese universities for the synchronous non-presential model, also called synchronous distance education, with the requirement of live interaction simultaneously to all participating universities of the project.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNishimoto, KazuoFerreira, Fernanda Laureti Thomaz2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-14T00:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-07042021-163457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-14T00:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
Study of the use of videoconferencing system for collaborative postgraduate course Brazil-Japan in Naval and Oceanic Engineering.
title Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
spellingShingle Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz
Distance education
Educação à distância
Educação sem fronteiras
Education without frontiers
Educational technology
Multimedia in education
Multimídia
Tecnologia educacional
Video conferencing
Videoconferência
title_short Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
title_full Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
title_fullStr Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
title_full_unstemmed Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
title_sort Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
author Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz
author_facet Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nishimoto, Kazuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Distance education
Educação à distância
Educação sem fronteiras
Education without frontiers
Educational technology
Multimedia in education
Multimídia
Tecnologia educacional
Video conferencing
Videoconferência
topic Distance education
Educação à distância
Educação sem fronteiras
Education without frontiers
Educational technology
Multimedia in education
Multimídia
Tecnologia educacional
Video conferencing
Videoconferência
description Nesta dissertação é apresentado o estudo de caso do Programa Colaborativo Brasil-Japão de educação a distância para pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica, realizado por videoconferência, em inglês, com a participação de universidades brasileiras e japonesas com alto grau de expertise na área Naval. A finalidade do Programa é o compartilhamento e o fortalecimento de saberes, o desenvolvimento de tecnologias, o intercâmbio mútuo de pesquisadores e o compartilhamento de instalações tecnológicas. Neste estudo foram mapeadas as possibilidades, limitações e os desafios encontrados na realização do programa, além de dados referentes à adesão de alunos, abordagem das disciplinas, desenvolvimento do programa, como também um panorama referente às experiências dos alunos participantes, proporcionando dados reais que contribuam para futuras iniciativas. O programa colaborativo, utilizando tecnologias da informação e comunicação para educação, oportunizou a construção de conhecimento e possibilitou a estudantes brasileiros e japoneses o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e às aulas de professores altamente qualificados do Brasil e do Japão, podendo ser assistidas remotamente sem a necessidade de deslocamentos nacionais ou internacionais. O curso colaborativo parte do modelo presencial utilizado nas universidades brasileiras e japonesas para o modelo não presencial síncrono, também chamado de educação à distância (EaD) síncrona, com exigência de interação ao vivo simultaneamente a todas as universidades participantes do projeto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256780912984064