Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/ |
Resumo: | Nesta dissertação é apresentado o estudo de caso do Programa Colaborativo Brasil-Japão de educação a distância para pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica, realizado por videoconferência, em inglês, com a participação de universidades brasileiras e japonesas com alto grau de expertise na área Naval. A finalidade do Programa é o compartilhamento e o fortalecimento de saberes, o desenvolvimento de tecnologias, o intercâmbio mútuo de pesquisadores e o compartilhamento de instalações tecnológicas. Neste estudo foram mapeadas as possibilidades, limitações e os desafios encontrados na realização do programa, além de dados referentes à adesão de alunos, abordagem das disciplinas, desenvolvimento do programa, como também um panorama referente às experiências dos alunos participantes, proporcionando dados reais que contribuam para futuras iniciativas. O programa colaborativo, utilizando tecnologias da informação e comunicação para educação, oportunizou a construção de conhecimento e possibilitou a estudantes brasileiros e japoneses o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e às aulas de professores altamente qualificados do Brasil e do Japão, podendo ser assistidas remotamente sem a necessidade de deslocamentos nacionais ou internacionais. O curso colaborativo parte do modelo presencial utilizado nas universidades brasileiras e japonesas para o modelo não presencial síncrono, também chamado de educação à distância (EaD) síncrona, com exigência de interação ao vivo simultaneamente a todas as universidades participantes do projeto. |
id |
USP_3b373d71d973584a21b05ac13537ef9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07042021-163457 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.Study of the use of videoconferencing system for collaborative postgraduate course Brazil-Japan in Naval and Oceanic Engineering.Distance educationEducação à distânciaEducação sem fronteirasEducation without frontiersEducational technologyMultimedia in educationMultimídiaTecnologia educacionalVideo conferencingVideoconferênciaNesta dissertação é apresentado o estudo de caso do Programa Colaborativo Brasil-Japão de educação a distância para pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica, realizado por videoconferência, em inglês, com a participação de universidades brasileiras e japonesas com alto grau de expertise na área Naval. A finalidade do Programa é o compartilhamento e o fortalecimento de saberes, o desenvolvimento de tecnologias, o intercâmbio mútuo de pesquisadores e o compartilhamento de instalações tecnológicas. Neste estudo foram mapeadas as possibilidades, limitações e os desafios encontrados na realização do programa, além de dados referentes à adesão de alunos, abordagem das disciplinas, desenvolvimento do programa, como também um panorama referente às experiências dos alunos participantes, proporcionando dados reais que contribuam para futuras iniciativas. O programa colaborativo, utilizando tecnologias da informação e comunicação para educação, oportunizou a construção de conhecimento e possibilitou a estudantes brasileiros e japoneses o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e às aulas de professores altamente qualificados do Brasil e do Japão, podendo ser assistidas remotamente sem a necessidade de deslocamentos nacionais ou internacionais. O curso colaborativo parte do modelo presencial utilizado nas universidades brasileiras e japonesas para o modelo não presencial síncrono, também chamado de educação à distância (EaD) síncrona, com exigência de interação ao vivo simultaneamente a todas as universidades participantes do projeto.This dissertation presents the case of the Brazil-Japan Collaborative Distance Education Postgraduate Program in Naval and Oceanic Engineering, conducted by videoconference, with the participation of Brazilian and Japanese universities with a high level of expertise. The purpose of the Program is sharing and strengthening of knowledge, the development of technologies, the mutual exchange of researchers, and sharing of technological facilities. The possibilities were mapped, limitations and challenges encountered in the implementation of the program, as well as data on student adherence, course approach, program development, as well as an overview of the experiences of participating students, providing real data that contribute for future initiatives. The Collaborative Program, using information and communication technologies for education, provided the opportunity to build knowledge and allowed Brazilian and Japanese students access to research, development and classes by highly qualified teachers from Brazil and Japan, and could be remotely attended without the need for national or international travel. The Collaborative Course starts from the presential model used in Brazilian and Japanese universities for the synchronous non-presential model, also called synchronous distance education, with the requirement of live interaction simultaneously to all participating universities of the project.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNishimoto, KazuoFerreira, Fernanda Laureti Thomaz2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-14T00:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-07042021-163457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-14T00:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. Study of the use of videoconferencing system for collaborative postgraduate course Brazil-Japan in Naval and Oceanic Engineering. |
title |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. |
spellingShingle |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz Distance education Educação à distância Educação sem fronteiras Education without frontiers Educational technology Multimedia in education Multimídia Tecnologia educacional Video conferencing Videoconferência |
title_short |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. |
title_full |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. |
title_fullStr |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. |
title_full_unstemmed |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. |
title_sort |
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica. |
author |
Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz |
author_facet |
Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nishimoto, Kazuo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fernanda Laureti Thomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance education Educação à distância Educação sem fronteiras Education without frontiers Educational technology Multimedia in education Multimídia Tecnologia educacional Video conferencing Videoconferência |
topic |
Distance education Educação à distância Educação sem fronteiras Education without frontiers Educational technology Multimedia in education Multimídia Tecnologia educacional Video conferencing Videoconferência |
description |
Nesta dissertação é apresentado o estudo de caso do Programa Colaborativo Brasil-Japão de educação a distância para pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica, realizado por videoconferência, em inglês, com a participação de universidades brasileiras e japonesas com alto grau de expertise na área Naval. A finalidade do Programa é o compartilhamento e o fortalecimento de saberes, o desenvolvimento de tecnologias, o intercâmbio mútuo de pesquisadores e o compartilhamento de instalações tecnológicas. Neste estudo foram mapeadas as possibilidades, limitações e os desafios encontrados na realização do programa, além de dados referentes à adesão de alunos, abordagem das disciplinas, desenvolvimento do programa, como também um panorama referente às experiências dos alunos participantes, proporcionando dados reais que contribuam para futuras iniciativas. O programa colaborativo, utilizando tecnologias da informação e comunicação para educação, oportunizou a construção de conhecimento e possibilitou a estudantes brasileiros e japoneses o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e às aulas de professores altamente qualificados do Brasil e do Japão, podendo ser assistidas remotamente sem a necessidade de deslocamentos nacionais ou internacionais. O curso colaborativo parte do modelo presencial utilizado nas universidades brasileiras e japonesas para o modelo não presencial síncrono, também chamado de educação à distância (EaD) síncrona, com exigência de interação ao vivo simultaneamente a todas as universidades participantes do projeto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-07042021-163457/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256780912984064 |