Vedere le donne affacciate alle finestre: formação, escrita e subjetividade feminina na tetralogia napolitana de Elena Ferrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Cristine de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-30072019-144658/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a construção das personagens femininas na tetralogia napolitana Lamica geniale, de Elena Ferrante. Para tanto, situamos a obra dentro da tradição do Bildungsroman e da tradição realista, para que seja possível compreender a herança de Ferrante e seus modelos de criação. Utilizamos, principalmente, os estudos de Franco Moretti, que percorrem as origens e as contradições deste subgênero romanesco, e como a voz feminina da heroína de Ferrante está ligada à tradição, ao mesmo tempo em que demonstra as dificuldades da peregrinação e do destino femininos dentro do contexto italiano. A construção feminina se concentra principalmente na protagonista e narradora da obra, Elena Greco, e particularidades de seu ethos e narrativa, tanto no plano da expressão quanto no plano do conteúdo. Para compreender a construção de Lenù, utilizamos a noção de sujeito reflexivo e suas relações com outros sujeitos. Ainda, levamos em consideração a relação com a maternidade como ponto incômodo na obra, bem como a dificuldade das relações femininas construídas na tetralogia.
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