A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Wilson Antonio Lopes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-155535/
Resumo: Eventos como ondas de calor intenso, queimadas, desmatamento e perda da biodiversidade revelam a relevância da Educação Ambiental no ambiente escolar, sendo uma ferramenta para promover reflexões, debates e a realização de ações para enfrentar problemáticas urgentes. Nesse contexto, o papel dos professores é fundamental, pois o planejamento de atividades, a função social que desempenham e o compromisso com a promoção de estudos nesse sentido podem influenciar gerações inteiras. Nesta pesquisa, partiu-se da hipótese de que a formação mediada por tecnologias digitais pode favorecer a abordagem de temas socioambientais, a partir do uso de ferramentas síncronas e assíncronas, estimulando a comunicação, criticidade, colaboração e criatividade de professores em exercício, uma vez que flexibiliza tempo e lugar para interação e aprendizagem, impactando nas ações realizadas no contexto escolar. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de discutir um processo de formação continuada sobre temáticas socioambientais, mediado por tecnologias digitais, buscando evidenciar as potencialidades dos temas, metodologias e recursos didáticos digitais utilizados. O trabalho foi desenvolvido sob os pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa, especificamente por meio de um Estudo de Caso, onde os instrumentos para coleta de dados envolveram questionários, entrevistas e análise documental. Participaram desse processo gestores municipais, como secretários de Educação e Meio Ambiente, especialistas na área de Ciências Ambientais e Educação e, professores que atuam na Educação Básica da rede de ensino onde ocorreu o estudo. A proposta envolveu a organização e oferecimento de um curso online intitulado \"Temas Socioambientais na Escola\", que abordou diferentes temas socioambientais, o uso de metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais. Os resultados indicam que a mediação por tecnologias digitais, ao flexibilizar o horário e local de estudo, facilita o acesso a uma diversidade de recursos e informações, permitindo que os educadores aprofundem seu conhecimento sobre questões socioambientais globais e locais. Além disso, possibilita a colaboração e o compartilhamento de práticas entre educadores, promovendo um diálogo mais amplo e diversificado sobre esses temas, incentivando a criação de comunidades e redes de apoio entre os docentes para a troca de experiências e práticas. Conclui-se que a implementação de cursos de formação continuada mediados por tecnologias digitais representa uma possibilidade estratégica, tanto educacional como de gestão ambiental, na abordagem de diferentes temáticas socioambientais.
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Nesta pesquisa, partiu-se da hipótese de que a formação mediada por tecnologias digitais pode favorecer a abordagem de temas socioambientais, a partir do uso de ferramentas síncronas e assíncronas, estimulando a comunicação, criticidade, colaboração e criatividade de professores em exercício, uma vez que flexibiliza tempo e lugar para interação e aprendizagem, impactando nas ações realizadas no contexto escolar. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de discutir um processo de formação continuada sobre temáticas socioambientais, mediado por tecnologias digitais, buscando evidenciar as potencialidades dos temas, metodologias e recursos didáticos digitais utilizados. O trabalho foi desenvolvido sob os pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa, especificamente por meio de um Estudo de Caso, onde os instrumentos para coleta de dados envolveram questionários, entrevistas e análise documental. Participaram desse processo gestores municipais, como secretários de Educação e Meio Ambiente, especialistas na área de Ciências Ambientais e Educação e, professores que atuam na Educação Básica da rede de ensino onde ocorreu o estudo. A proposta envolveu a organização e oferecimento de um curso online intitulado \"Temas Socioambientais na Escola\", que abordou diferentes temas socioambientais, o uso de metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais. Os resultados indicam que a mediação por tecnologias digitais, ao flexibilizar o horário e local de estudo, facilita o acesso a uma diversidade de recursos e informações, permitindo que os educadores aprofundem seu conhecimento sobre questões socioambientais globais e locais. Além disso, possibilita a colaboração e o compartilhamento de práticas entre educadores, promovendo um diálogo mais amplo e diversificado sobre esses temas, incentivando a criação de comunidades e redes de apoio entre os docentes para a troca de experiências e práticas. Conclui-se que a implementação de cursos de formação continuada mediados por tecnologias digitais representa uma possibilidade estratégica, tanto educacional como de gestão ambiental, na abordagem de diferentes temáticas socioambientais.Events such as intense heatwaves, wildfires, deforestation, and loss of biodiversity highlight the relevance of Environmental Education in the school environment. It serves as a tool to promote reflections, debates, and actions to address urgent issues. In this context, the role of teachers is crucial, as the planning of activities, the social function they perform, and their commitment to promoting studies in this area can influence entire generations. This research started from the hypothesis that training mediated by digital technologies can favor the approach to socio-environmental themes through the use of synchronous and asynchronous tools, stimulating communication, critical thinking, collaboration, and creativity among in-service teachers. This is because it allows for flexibility in terms of time and place for interaction and learning, impacting the actions carried out in the school context. Thus, a study was conducted with the objective of discussing a continuous training process on socio-environmental themes, mediated by digital technologies, aiming to highlight the potential of the themes, methodologies, and digital didactic resources used. The work was developed under the theoretical and methodological assumptions of qualitative research, specifically through a Case Study, where data collection instruments involved questionnaires, interviews, and document analysis. Participants in this process included municipal managers, such as Education and Environment Secretaries, specialists in the field of Environmental Sciences and Education, and teachers working in Basic Education within the school network where the study took place. The proposal involved organizing and offering an online course entitled \"Socio-environmental Themes in School\", which covered different socio-environmental themes, the use of active and participatory methodologies, and digital technologies. The results indicate that mediation through digital technologies, by allowing flexibility in study time and place, facilitates access to a diversity of resources and information, enabling educators to deepen their knowledge of global and local socio-environmental issues. Additionally, it allows for collaboration and the sharing of practices among educators, promoting a broader and more diverse dialogue on these themes, encouraging the creation of communities and support networks among teachers for exchanging experiences and practices. It is concluded that the implementation of continuous training courses mediated by digital technologies represents a strategic possibility, both educationally and environmentally, in addressing different socio-environmental themes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMinetto, Taitiâny Karita BonzaniniMoura, Wilson Antonio Lopes de2024-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-155535/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-06T12:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-155535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-06T12:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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