A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Wilson Antonio Lopes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-155535/
Resumo: Eventos como ondas de calor intenso, queimadas, desmatamento e perda da biodiversidade revelam a relevância da Educação Ambiental no ambiente escolar, sendo uma ferramenta para promover reflexões, debates e a realização de ações para enfrentar problemáticas urgentes. Nesse contexto, o papel dos professores é fundamental, pois o planejamento de atividades, a função social que desempenham e o compromisso com a promoção de estudos nesse sentido podem influenciar gerações inteiras. Nesta pesquisa, partiu-se da hipótese de que a formação mediada por tecnologias digitais pode favorecer a abordagem de temas socioambientais, a partir do uso de ferramentas síncronas e assíncronas, estimulando a comunicação, criticidade, colaboração e criatividade de professores em exercício, uma vez que flexibiliza tempo e lugar para interação e aprendizagem, impactando nas ações realizadas no contexto escolar. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de discutir um processo de formação continuada sobre temáticas socioambientais, mediado por tecnologias digitais, buscando evidenciar as potencialidades dos temas, metodologias e recursos didáticos digitais utilizados. O trabalho foi desenvolvido sob os pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa, especificamente por meio de um Estudo de Caso, onde os instrumentos para coleta de dados envolveram questionários, entrevistas e análise documental. Participaram desse processo gestores municipais, como secretários de Educação e Meio Ambiente, especialistas na área de Ciências Ambientais e Educação e, professores que atuam na Educação Básica da rede de ensino onde ocorreu o estudo. A proposta envolveu a organização e oferecimento de um curso online intitulado \"Temas Socioambientais na Escola\", que abordou diferentes temas socioambientais, o uso de metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais. Os resultados indicam que a mediação por tecnologias digitais, ao flexibilizar o horário e local de estudo, facilita o acesso a uma diversidade de recursos e informações, permitindo que os educadores aprofundem seu conhecimento sobre questões socioambientais globais e locais. Além disso, possibilita a colaboração e o compartilhamento de práticas entre educadores, promovendo um diálogo mais amplo e diversificado sobre esses temas, incentivando a criação de comunidades e redes de apoio entre os docentes para a troca de experiências e práticas. Conclui-se que a implementação de cursos de formação continuada mediados por tecnologias digitais representa uma possibilidade estratégica, tanto educacional como de gestão ambiental, na abordagem de diferentes temáticas socioambientais.
id USP_453670fea8e5b181356fc32d3f972c8a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05082024-155535
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitaisSocio-environmental issues and continuing teacher education: a proposal mediated by digital technologiesBasic educationDesafios socioambientaisDigital information and communication technologiesEducação básicaEnsino onlineEnvironmental managementFormação de professoresGestão ambientalOnline teachingSocio-environmental challengesTeacher trainingTecnologias digitais da informação e comunicaçãoEventos como ondas de calor intenso, queimadas, desmatamento e perda da biodiversidade revelam a relevância da Educação Ambiental no ambiente escolar, sendo uma ferramenta para promover reflexões, debates e a realização de ações para enfrentar problemáticas urgentes. Nesse contexto, o papel dos professores é fundamental, pois o planejamento de atividades, a função social que desempenham e o compromisso com a promoção de estudos nesse sentido podem influenciar gerações inteiras. Nesta pesquisa, partiu-se da hipótese de que a formação mediada por tecnologias digitais pode favorecer a abordagem de temas socioambientais, a partir do uso de ferramentas síncronas e assíncronas, estimulando a comunicação, criticidade, colaboração e criatividade de professores em exercício, uma vez que flexibiliza tempo e lugar para interação e aprendizagem, impactando nas ações realizadas no contexto escolar. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de discutir um processo de formação continuada sobre temáticas socioambientais, mediado por tecnologias digitais, buscando evidenciar as potencialidades dos temas, metodologias e recursos didáticos digitais utilizados. O trabalho foi desenvolvido sob os pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa, especificamente por meio de um Estudo de Caso, onde os instrumentos para coleta de dados envolveram questionários, entrevistas e análise documental. Participaram desse processo gestores municipais, como secretários de Educação e Meio Ambiente, especialistas na área de Ciências Ambientais e Educação e, professores que atuam na Educação Básica da rede de ensino onde ocorreu o estudo. A proposta envolveu a organização e oferecimento de um curso online intitulado \"Temas Socioambientais na Escola\", que abordou diferentes temas socioambientais, o uso de metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais. Os resultados indicam que a mediação por tecnologias digitais, ao flexibilizar o horário e local de estudo, facilita o acesso a uma diversidade de recursos e informações, permitindo que os educadores aprofundem seu conhecimento sobre questões socioambientais globais e locais. Além disso, possibilita a colaboração e o compartilhamento de práticas entre educadores, promovendo um diálogo mais amplo e diversificado sobre esses temas, incentivando a criação de comunidades e redes de apoio entre os docentes para a troca de experiências e práticas. Conclui-se que a implementação de cursos de formação continuada mediados por tecnologias digitais representa uma possibilidade estratégica, tanto educacional como de gestão ambiental, na abordagem de diferentes temáticas socioambientais.Events such as intense heatwaves, wildfires, deforestation, and loss of biodiversity highlight the relevance of Environmental Education in the school environment. It serves as a tool to promote reflections, debates, and actions to address urgent issues. In this context, the role of teachers is crucial, as the planning of activities, the social function they perform, and their commitment to promoting studies in this area can influence entire generations. This research started from the hypothesis that training mediated by digital technologies can favor the approach to socio-environmental themes through the use of synchronous and asynchronous tools, stimulating communication, critical thinking, collaboration, and creativity among in-service teachers. This is because it allows for flexibility in terms of time and place for interaction and learning, impacting the actions carried out in the school context. Thus, a study was conducted with the objective of discussing a continuous training process on socio-environmental themes, mediated by digital technologies, aiming to highlight the potential of the themes, methodologies, and digital didactic resources used. The work was developed under the theoretical and methodological assumptions of qualitative research, specifically through a Case Study, where data collection instruments involved questionnaires, interviews, and document analysis. Participants in this process included municipal managers, such as Education and Environment Secretaries, specialists in the field of Environmental Sciences and Education, and teachers working in Basic Education within the school network where the study took place. The proposal involved organizing and offering an online course entitled \"Socio-environmental Themes in School\", which covered different socio-environmental themes, the use of active and participatory methodologies, and digital technologies. The results indicate that mediation through digital technologies, by allowing flexibility in study time and place, facilitates access to a diversity of resources and information, enabling educators to deepen their knowledge of global and local socio-environmental issues. Additionally, it allows for collaboration and the sharing of practices among educators, promoting a broader and more diverse dialogue on these themes, encouraging the creation of communities and support networks among teachers for exchanging experiences and practices. It is concluded that the implementation of continuous training courses mediated by digital technologies represents a strategic possibility, both educationally and environmentally, in addressing different socio-environmental themes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMinetto, Taitiâny Karita BonzaniniMoura, Wilson Antonio Lopes de2024-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-155535/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-06T12:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-155535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-06T12:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
Socio-environmental issues and continuing teacher education: a proposal mediated by digital technologies
title A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
spellingShingle A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
Moura, Wilson Antonio Lopes de
Basic education
Desafios socioambientais
Digital information and communication technologies
Educação básica
Ensino online
Environmental management
Formação de professores
Gestão ambiental
Online teaching
Socio-environmental challenges
Teacher training
Tecnologias digitais da informação e comunicação
title_short A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
title_full A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
title_fullStr A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
title_full_unstemmed A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
title_sort A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais
author Moura, Wilson Antonio Lopes de
author_facet Moura, Wilson Antonio Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minetto, Taitiâny Karita Bonzanini
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Wilson Antonio Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Basic education
Desafios socioambientais
Digital information and communication technologies
Educação básica
Ensino online
Environmental management
Formação de professores
Gestão ambiental
Online teaching
Socio-environmental challenges
Teacher training
Tecnologias digitais da informação e comunicação
topic Basic education
Desafios socioambientais
Digital information and communication technologies
Educação básica
Ensino online
Environmental management
Formação de professores
Gestão ambiental
Online teaching
Socio-environmental challenges
Teacher training
Tecnologias digitais da informação e comunicação
description Eventos como ondas de calor intenso, queimadas, desmatamento e perda da biodiversidade revelam a relevância da Educação Ambiental no ambiente escolar, sendo uma ferramenta para promover reflexões, debates e a realização de ações para enfrentar problemáticas urgentes. Nesse contexto, o papel dos professores é fundamental, pois o planejamento de atividades, a função social que desempenham e o compromisso com a promoção de estudos nesse sentido podem influenciar gerações inteiras. Nesta pesquisa, partiu-se da hipótese de que a formação mediada por tecnologias digitais pode favorecer a abordagem de temas socioambientais, a partir do uso de ferramentas síncronas e assíncronas, estimulando a comunicação, criticidade, colaboração e criatividade de professores em exercício, uma vez que flexibiliza tempo e lugar para interação e aprendizagem, impactando nas ações realizadas no contexto escolar. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de discutir um processo de formação continuada sobre temáticas socioambientais, mediado por tecnologias digitais, buscando evidenciar as potencialidades dos temas, metodologias e recursos didáticos digitais utilizados. O trabalho foi desenvolvido sob os pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa qualitativa, especificamente por meio de um Estudo de Caso, onde os instrumentos para coleta de dados envolveram questionários, entrevistas e análise documental. Participaram desse processo gestores municipais, como secretários de Educação e Meio Ambiente, especialistas na área de Ciências Ambientais e Educação e, professores que atuam na Educação Básica da rede de ensino onde ocorreu o estudo. A proposta envolveu a organização e oferecimento de um curso online intitulado \"Temas Socioambientais na Escola\", que abordou diferentes temas socioambientais, o uso de metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais. Os resultados indicam que a mediação por tecnologias digitais, ao flexibilizar o horário e local de estudo, facilita o acesso a uma diversidade de recursos e informações, permitindo que os educadores aprofundem seu conhecimento sobre questões socioambientais globais e locais. Além disso, possibilita a colaboração e o compartilhamento de práticas entre educadores, promovendo um diálogo mais amplo e diversificado sobre esses temas, incentivando a criação de comunidades e redes de apoio entre os docentes para a troca de experiências e práticas. Conclui-se que a implementação de cursos de formação continuada mediados por tecnologias digitais representa uma possibilidade estratégica, tanto educacional como de gestão ambiental, na abordagem de diferentes temáticas socioambientais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-155535/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-05082024-155535/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256742069534720