\"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primon, Catia Sueli Fernandes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41131/tde-30052006-094824/
Resumo: A Biologia hoje é a mais comentada ciência e a que ocupa maior espaço na mídia. No entanto, isso não significa que os conceitos biológicos sejam de conhecimento público, nem tampouco dos estudantes de Biologia. Para analisar o conhecimento de conceitos fundamentais de Genética, Biologia Molecular e Biologia celular apresentado por graduandos do último ano de Cursos Superiores de Ciências Biológicas é que realizamos esse trabalho de pesquisa. Iniciamos o trabalho com a seleção das questões do Exame Nacional de Cursos de Biologia (Provão) do ano de 2002 que abordavam conceitos de Genética e disciplinas correlatas, analisamos o relatório do ENC-BIO/2002 expedido pelo MEC, aplicamos questionários com as questões analisadas do ENC-BIO/2002 em 72 estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas, realizamos 33 entrevistas semi-estruturadas com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas e, por fim, analisamos os resultados apresentados pelo relatório do MEC e das entrevistas realizadas. Concluímos que os estudantes não chegam a alcançar os objetivos que a ele são atribuídos pelo MEC, no que diz respeito à Genética e disciplinas correlatas e a maioria apresenta aprendizagem mecânica.
id USP_46040ea3e2b8be3e5f813c5661b9961a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30052006-094824
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".Analysis of the knowledge o fundamental contents of Genetics and Cellular Biology presented by graduating students in Biological Sciences.1.Genética 2. Aprendizagem significativa1.GeneticsGeneticsSignificant learningA Biologia hoje é a mais comentada ciência e a que ocupa maior espaço na mídia. No entanto, isso não significa que os conceitos biológicos sejam de conhecimento público, nem tampouco dos estudantes de Biologia. Para analisar o conhecimento de conceitos fundamentais de Genética, Biologia Molecular e Biologia celular apresentado por graduandos do último ano de Cursos Superiores de Ciências Biológicas é que realizamos esse trabalho de pesquisa. Iniciamos o trabalho com a seleção das questões do Exame Nacional de Cursos de Biologia (Provão) do ano de 2002 que abordavam conceitos de Genética e disciplinas correlatas, analisamos o relatório do ENC-BIO/2002 expedido pelo MEC, aplicamos questionários com as questões analisadas do ENC-BIO/2002 em 72 estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas, realizamos 33 entrevistas semi-estruturadas com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas e, por fim, analisamos os resultados apresentados pelo relatório do MEC e das entrevistas realizadas. Concluímos que os estudantes não chegam a alcançar os objetivos que a ele são atribuídos pelo MEC, no que diz respeito à Genética e disciplinas correlatas e a maioria apresenta aprendizagem mecânica.Biology today is the most talked about science and also the one which gets the largest media coverage. However, that doesn\'t mean that the biological concepts are of public knowledge, neither are they of knowledge of Biology students. The main objective of this research work is to analyze the knowledge of fundamental concepts of Genetics, Molecular Biology and Cellular Biology of undergraduate students, who were majoring in Biological Sciences, in their senior year. We began our work with some selected questions from the National Exam of Biology Courses (?Provão?) for 2002, we chose the ones which involved concepts of Genetics and other correlated disciplines, we analyzed the ENC-BIO/2002 report prepared by the MEC, we prepared questionnaires with the analyzed questions from the ENC-BIO/2002 and distributed them to 72 senior students who were majoring in Biological Sciences, we conducted 33 semi-structured interviews with senior students majoring in Biological Sciences and, finally, we analyzed the results presented by the MEC report and by the interviews. We concluded that the students did not achieve their goals, which were established by the MEC. These goals were related to Genetics and other correlated disciplines and most of them demonstrated only a mechanical learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmabis, Jose MarianoPrimon, Catia Sueli Fernandes2005-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41131/tde-30052006-094824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-30052006-094824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
Analysis of the knowledge o fundamental contents of Genetics and Cellular Biology presented by graduating students in Biological Sciences.
title \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
spellingShingle \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
Primon, Catia Sueli Fernandes
1.Genética 2. Aprendizagem significativa
1.Genetics
Genetics
Significant learning
title_short \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
title_full \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
title_fullStr \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
title_full_unstemmed \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
title_sort \"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas\".
author Primon, Catia Sueli Fernandes
author_facet Primon, Catia Sueli Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amabis, Jose Mariano
dc.contributor.author.fl_str_mv Primon, Catia Sueli Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv 1.Genética 2. Aprendizagem significativa
1.Genetics
Genetics
Significant learning
topic 1.Genética 2. Aprendizagem significativa
1.Genetics
Genetics
Significant learning
description A Biologia hoje é a mais comentada ciência e a que ocupa maior espaço na mídia. No entanto, isso não significa que os conceitos biológicos sejam de conhecimento público, nem tampouco dos estudantes de Biologia. Para analisar o conhecimento de conceitos fundamentais de Genética, Biologia Molecular e Biologia celular apresentado por graduandos do último ano de Cursos Superiores de Ciências Biológicas é que realizamos esse trabalho de pesquisa. Iniciamos o trabalho com a seleção das questões do Exame Nacional de Cursos de Biologia (Provão) do ano de 2002 que abordavam conceitos de Genética e disciplinas correlatas, analisamos o relatório do ENC-BIO/2002 expedido pelo MEC, aplicamos questionários com as questões analisadas do ENC-BIO/2002 em 72 estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas, realizamos 33 entrevistas semi-estruturadas com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas e, por fim, analisamos os resultados apresentados pelo relatório do MEC e das entrevistas realizadas. Concluímos que os estudantes não chegam a alcançar os objetivos que a ele são atribuídos pelo MEC, no que diz respeito à Genética e disciplinas correlatas e a maioria apresenta aprendizagem mecânica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41131/tde-30052006-094824/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41131/tde-30052006-094824/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257499692957696