Leitores e leituras de Harry Potter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/ |
Resumo: | Harry Potter, a série escrita pela britânica J.K. Rowling, é mundialmente famosa por ter quebrado vários recordes de venda: até o ano de 2017, os sete livros já haviam vendido mais de meio bilhão de exemplares mundo afora, criando uma extensa rede de leitores apaixonados pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Em um primeiro momento, este trabalho tenta entender quais elementos da narrativa de Harry Potter contribuiriam para a geração de tamanha comoção. Ao dividir a obra em três blocos narrativos, analiso como foram construídos o espaço da narrativa (Hogwarts), a relação de amizade entre o trio principal de personagens, bem como o crescimento e amadurecimento do próprio Harry, tendo em vista os paradigmas da novela romanesca estudados por Frye e do romance de formação, segundo os estudos de Bakhtin, Lukács e Moretti. Realizo, ainda, uma pesquisa de campo com leitores empíricos da série com o objetivo de constatar se a minha leitura analítica justificaria o fato de Harry Potter ser uma obra literária de extrema relevância na vida de tantos leitores. Os resultados coletados mostram a reflexão que estes leitores fazem sobre o espaço da narrativa, sobre o trio de personagens principais e sobre a importância que a série teve em suas formações pessoais e em suas formações enquanto leitores. Por fim, debato a respeito dos elementos que fariam Harry Potter se perpetuar no tempo, além de apontar como a experiência e a memória afetiva que os leitores da série criam com ela são bastante relevantes para a construção do olhar crítico sobre o texto de Harry Potter. |
id |
USP_53aa62a766115d9ac7a63431e58c228c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19112019-171247 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Leitores e leituras de Harry PotterHarry Potter\'s readers and readingsBildungsromanHarry PotterHarry PotterLeitorReadersRomance de formaçãoHarry Potter, a série escrita pela britânica J.K. Rowling, é mundialmente famosa por ter quebrado vários recordes de venda: até o ano de 2017, os sete livros já haviam vendido mais de meio bilhão de exemplares mundo afora, criando uma extensa rede de leitores apaixonados pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Em um primeiro momento, este trabalho tenta entender quais elementos da narrativa de Harry Potter contribuiriam para a geração de tamanha comoção. Ao dividir a obra em três blocos narrativos, analiso como foram construídos o espaço da narrativa (Hogwarts), a relação de amizade entre o trio principal de personagens, bem como o crescimento e amadurecimento do próprio Harry, tendo em vista os paradigmas da novela romanesca estudados por Frye e do romance de formação, segundo os estudos de Bakhtin, Lukács e Moretti. Realizo, ainda, uma pesquisa de campo com leitores empíricos da série com o objetivo de constatar se a minha leitura analítica justificaria o fato de Harry Potter ser uma obra literária de extrema relevância na vida de tantos leitores. Os resultados coletados mostram a reflexão que estes leitores fazem sobre o espaço da narrativa, sobre o trio de personagens principais e sobre a importância que a série teve em suas formações pessoais e em suas formações enquanto leitores. Por fim, debato a respeito dos elementos que fariam Harry Potter se perpetuar no tempo, além de apontar como a experiência e a memória afetiva que os leitores da série criam com ela são bastante relevantes para a construção do olhar crítico sobre o texto de Harry Potter.Harry Potter, the series of books written by J.K. Rowling, is worldwide famous for breaking several sales records: until 2017, the seven books have already sold five hundred million copies in the entire planet, creating a network of readers that love the adventures of Harry, Rony and Hermione. Firstly, this dissertation intends to understand which Harry Potter\'s narrative elements contributed to generate all this commotion. By splitting Rowling\'s work in three different narrative blocks, I analyze how the space of narrative (Hogwarts) was constructed, the friendship between the three main characters and Harry\'s growing and evolution, according to the romance paradigms studied by Frye and Bildungsroman, according to Bakhtin, Lukács and Moretti\'s studies. In addition, we did a field research with Harry Potter\'s empirical readers, aiming to note if my analytical reading would justify the fact that Harry Potter is an extremely important book in the lives of so many readers. The results that were collected show the observations that these readers do about the space of narrative, the three main characters and the importance that the series had on their personal formation and on their formation as readers. Finally, I debate about the elements that make Harry Potter endure on time, as well as to indicate how experience and affective memory are very important to build a critical approach on Harry Potter\'s text.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHossne, Andrea SaadFrancisco, Beatriz Masson2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T23:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-19112019-171247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T23:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitores e leituras de Harry Potter Harry Potter\'s readers and readings |
title |
Leitores e leituras de Harry Potter |
spellingShingle |
Leitores e leituras de Harry Potter Francisco, Beatriz Masson Bildungsroman Harry Potter Harry Potter Leitor Readers Romance de formação |
title_short |
Leitores e leituras de Harry Potter |
title_full |
Leitores e leituras de Harry Potter |
title_fullStr |
Leitores e leituras de Harry Potter |
title_full_unstemmed |
Leitores e leituras de Harry Potter |
title_sort |
Leitores e leituras de Harry Potter |
author |
Francisco, Beatriz Masson |
author_facet |
Francisco, Beatriz Masson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hossne, Andrea Saad |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Beatriz Masson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bildungsroman Harry Potter Harry Potter Leitor Readers Romance de formação |
topic |
Bildungsroman Harry Potter Harry Potter Leitor Readers Romance de formação |
description |
Harry Potter, a série escrita pela britânica J.K. Rowling, é mundialmente famosa por ter quebrado vários recordes de venda: até o ano de 2017, os sete livros já haviam vendido mais de meio bilhão de exemplares mundo afora, criando uma extensa rede de leitores apaixonados pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Em um primeiro momento, este trabalho tenta entender quais elementos da narrativa de Harry Potter contribuiriam para a geração de tamanha comoção. Ao dividir a obra em três blocos narrativos, analiso como foram construídos o espaço da narrativa (Hogwarts), a relação de amizade entre o trio principal de personagens, bem como o crescimento e amadurecimento do próprio Harry, tendo em vista os paradigmas da novela romanesca estudados por Frye e do romance de formação, segundo os estudos de Bakhtin, Lukács e Moretti. Realizo, ainda, uma pesquisa de campo com leitores empíricos da série com o objetivo de constatar se a minha leitura analítica justificaria o fato de Harry Potter ser uma obra literária de extrema relevância na vida de tantos leitores. Os resultados coletados mostram a reflexão que estes leitores fazem sobre o espaço da narrativa, sobre o trio de personagens principais e sobre a importância que a série teve em suas formações pessoais e em suas formações enquanto leitores. Por fim, debato a respeito dos elementos que fariam Harry Potter se perpetuar no tempo, além de apontar como a experiência e a memória afetiva que os leitores da série criam com ela são bastante relevantes para a construção do olhar crítico sobre o texto de Harry Potter. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257137843011584 |