Ensino de alemão para fins profissionais: uma análise do trabalho com a comunicação escrita em livros didáticos de alemão para enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanaka, Victor Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-24022023-130500/
Resumo: A modalidade de ensino de alemão para fins profissionais é diversa e engloba não só cursos direcionados à ação no mundo do trabalho de forma geral, mas também ofertas focadas em áreas profissionais específicas. Exigências políticas, econômicas e sociais da Alemanha, por exemplo, têm levado a um aparecimento de cursos do idioma para enfermeiros ao redor do mundo e, com isso, uma diversidade de materiais didáticos direcionados à sua preparação para uma possível atuação no país. No presente trabalho, buscamos refletir sobre o tratamento dado à comunicação escrita em três diferentes materiais do gênero (Menschen im Beruf: Pflege - B1, Linie 1 - Pflege B2 e Trainingseinheiten telc Deutsch B1·B2 Pflege), com o intuito de descobrir em que situações ela surge, com quais objetivos, com quais especificidades linguísticas, e o que considerar ao trabalhá-la. Para isso, adotamos em nosso referencial teórico principalmente a teoria de Bakhtin (2006) sobre os gêneros discursivos e contribuições sobre a constituição das línguas técnicas, a comunicação em ambiente de trabalho e a especificidade dos gêneros escritos (KUHN, 2007; JUNG, 2014; FLINZ, 2019; BRAUNERT, 2014; LEFFA, 2016; AVERINA, 2020; MARCUSCHI; DIONISIO, 2007). Exemplares dos gêneros discursivos e-mail e relatório foram coletados dos livros didáticos e analisados linguisticamente; suas sequências didáticas, por sua vez, foram submetidas a uma análise didáticos-metodológica. Como resultado, obtivemos que, nas três obras, os textos coletados dos livros simulam características típicas da linguagem técnica, condicionadas por valores de objetividade, precisão, anonimato do autor e economia linguística, tentando alcançar uma maior autenticidade em sua representação. Do ponto de vista didático-metodológico, enquanto o LD1, mais introdutório, trata dos referidos gêneros como um fim a ser alcançado (aprender a produzi-los em forma e conteúdo), os outros os introduzem como uma espécie de \"meios de documentação\" submetidos aos mais diversos temas, o que se aproxima do uso autêntico de tais gêneros no dia a dia profissional em questão. Ao professor, oferecemos ainda sugestões concretas de como trabalhar com tais textos de forma a avançar ainda mais na dimensão discursiva. Acreditamos que os resultados podem contribuir não só para professores atuantes em contextos de ensino análogos a esse nicho emergente, mas para os envolvidos de forma geral com ensino de alemão com direcionamento profissional, além de contribuir para pesquisas que explorem a relação entre trabalho e comunicação escrita.
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spelling Ensino de alemão para fins profissionais: uma análise do trabalho com a comunicação escrita em livros didáticos de alemão para enfermeirosBerufsbezogenes Deutsch: analyse der Rolle der schriftlichen Kommunikation in Lehrwerken für Deutsch für PflegekräfteAlemão como língua estrangeiraAlemão para fins profissionaisBerufsbezogenes DeutschComunicação escritaDeutsch als FremdspracheFachspracheLehrwerkLíngua técnicaMaterial didáticoSchriftliche KommunikationA modalidade de ensino de alemão para fins profissionais é diversa e engloba não só cursos direcionados à ação no mundo do trabalho de forma geral, mas também ofertas focadas em áreas profissionais específicas. Exigências políticas, econômicas e sociais da Alemanha, por exemplo, têm levado a um aparecimento de cursos do idioma para enfermeiros ao redor do mundo e, com isso, uma diversidade de materiais didáticos direcionados à sua preparação para uma possível atuação no país. No presente trabalho, buscamos refletir sobre o tratamento dado à comunicação escrita em três diferentes materiais do gênero (Menschen im Beruf: Pflege - B1, Linie 1 - Pflege B2 e Trainingseinheiten telc Deutsch B1·B2 Pflege), com o intuito de descobrir em que situações ela surge, com quais objetivos, com quais especificidades linguísticas, e o que considerar ao trabalhá-la. Para isso, adotamos em nosso referencial teórico principalmente a teoria de Bakhtin (2006) sobre os gêneros discursivos e contribuições sobre a constituição das línguas técnicas, a comunicação em ambiente de trabalho e a especificidade dos gêneros escritos (KUHN, 2007; JUNG, 2014; FLINZ, 2019; BRAUNERT, 2014; LEFFA, 2016; AVERINA, 2020; MARCUSCHI; DIONISIO, 2007). Exemplares dos gêneros discursivos e-mail e relatório foram coletados dos livros didáticos e analisados linguisticamente; suas sequências didáticas, por sua vez, foram submetidas a uma análise didáticos-metodológica. Como resultado, obtivemos que, nas três obras, os textos coletados dos livros simulam características típicas da linguagem técnica, condicionadas por valores de objetividade, precisão, anonimato do autor e economia linguística, tentando alcançar uma maior autenticidade em sua representação. Do ponto de vista didático-metodológico, enquanto o LD1, mais introdutório, trata dos referidos gêneros como um fim a ser alcançado (aprender a produzi-los em forma e conteúdo), os outros os introduzem como uma espécie de \"meios de documentação\" submetidos aos mais diversos temas, o que se aproxima do uso autêntico de tais gêneros no dia a dia profissional em questão. Ao professor, oferecemos ainda sugestões concretas de como trabalhar com tais textos de forma a avançar ainda mais na dimensão discursiva. Acreditamos que os resultados podem contribuir não só para professores atuantes em contextos de ensino análogos a esse nicho emergente, mas para os envolvidos de forma geral com ensino de alemão com direcionamento profissional, além de contribuir para pesquisas que explorem a relação entre trabalho e comunicação escrita.Berufsbezogenes Deutsch kann ein vielseitiger Bereich sein, der nicht nur allgemeine berufsübergreifende Kurse umfasst, sondern auch Angebote, die auf bestimmte Arbeitsbereiche fokussieren. Politische, ökonomische und soziale Faktoren in Deutschland führen z.B. zur Entstehung von weltweiten Deutschkursen für Pflegekräfte und damit von einer Pluralität von Materialien, die sich an ihre Vorbereitung auf eine mögliche Ausübung des Berufs im deutschen Arbeitsmarkt wendet. In der vorliegenden Arbeit wurde recherchiert, wie die schriftliche Kommunikation von verschiedenen Lehrwerken für Pflegekräfte (Menschen im Beruf: Pflege - B1, Linie 1 - Pflege B2 e Trainingseinheiten telc Deutsch B1·B2 Pflege) dargestellt und behandelt wird, in welchen Kontexten, mit welchen Zielen, mit welchen linguistischen Besonderheiten und welche Faktoren mobilisiert wird. Dazu nehmen wir eine Bibliographie in Anspruch, die vor allem aus Bakhtins Theorie der Sprachgattungen (2006) und Beiträgen über Fachsprachen, Kommunikation am Arbeitsplatz und schriftliche Textsorten (KUHN, 2007; JUNG, 2014; FLINZ, 2019; BRAUNERT, 2014; LEFFA, 2016; AVERINA, 2020; MARCUSCHI; DIONISIO, 2007) besteht. Texte, die zu den Textsorten Berichte und Emails gehören, wurden den Lehrwerken entnommen und linguistisch analysiert; ihre Lernsequenzen wurden ebenso einer didaktisch-methodologischen Analyse ausgesetzt. Es wurde ergeben, dass die gesammelten Texte typische Eigenschaften der Fachsprachen simulieren, die häufig Objektivität, Präzision, Anonymität und Sprachökonomie aufweisen. Aus didaktisch-methodologischer Sicht wurde festgestellt, dass das Lehrwerk 1, das sichtbar als Einführung dient, die analysierten Textsorten als ein Ziel selbst (d.h. lernen, wie solche Texte förmlich und inhaltlich zu produzieren sind) behandelt, während die anderen Werke sie eher als Dokumentationsmittel im Rahmen von verschiedenen Themen nutzen, was die dokumentierende Funktion dieser Gattungen im authentischen beruflichen Handeln simuliert. Den Lehrern werden auch in dieser Arbeit konkrete Vorschläge geschildert, wie diese Inhalte in der diskursiven Dimension weiter bearbeitet werden können. Es lässt sich auch vermuten, dass die Ergebnisse nicht nur zur Arbeit von Fremdsprachenlehrern beitragen können, die in solchen an Bedeutung gewinnenden Kontexten tätig sind, sondern auch zur Arbeit von den an allgemeinen berufsbezogenen Lernkontexten Beteiligten. Zum Schluss können auch von dieser Arbeit Recherchen profitieren, die sich mit der Beziehung zwischen Arbeit und Schreiben befassen.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, Marceli CherchigliaTanaka, Victor Almeida2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-24022023-130500/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-24T15:21:51Zoai:teses.usp.br:tde-24022023-130500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-24T15:21:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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