Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Sérgio da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-27062007-144540/
Resumo: Enquanto os estudos internacionais têm demonstrado uma grande preocupação em pesquisar a capacidade dos candidatos de influenciar a formação da agenda dos meios de comunicação de massa em épocas eleitorais, no Brasil a agenda das candidaturas não foi incorporada aos trabalhos acadêmicos de mídia e eleições. Neste estudo tive como objetivo avaliar a importância da agenda da propaganda dos candidatos para a formação da agenda da cobertura dos telejornais na eleição presidencial de 2002, bem como a relevância do programa de governo do PT para a elaboração da agenda da propaganda de seu candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa mesma eleição. Os dados mostraram que as candidaturas Lula e Serra conseguiram transferir para suas coberturas eleitorais do Jornal Nacional e Jornal da Record a ênfase dos assuntos discutidos em suas propagandas de televisão. Demonstraram também que o PT obteve êxito em transmitir para a propaganda de televisão da candidatura Lula a saliência da pauta discutida em sua plataforma. Com base nesses resultados, conclui que os candidatos influenciaram a agenda dos telejornais e que o PT, em particular, também cumpriu a função de agenda-setting, agendando os assuntos da propaganda da candidatura Lula na televisão.
id USP_5f1612f15b47f7bb97f3cbde8b39a10d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27062007-144540
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no BrasilAgenda-setting and the Brazilian presidential election in 2002Agenda-settingAgenda-settingElectionEleiçãoMass mediaMídiaPartido políticoPolitical advertisingPolitical partyPropaganda eleitoralEnquanto os estudos internacionais têm demonstrado uma grande preocupação em pesquisar a capacidade dos candidatos de influenciar a formação da agenda dos meios de comunicação de massa em épocas eleitorais, no Brasil a agenda das candidaturas não foi incorporada aos trabalhos acadêmicos de mídia e eleições. Neste estudo tive como objetivo avaliar a importância da agenda da propaganda dos candidatos para a formação da agenda da cobertura dos telejornais na eleição presidencial de 2002, bem como a relevância do programa de governo do PT para a elaboração da agenda da propaganda de seu candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa mesma eleição. Os dados mostraram que as candidaturas Lula e Serra conseguiram transferir para suas coberturas eleitorais do Jornal Nacional e Jornal da Record a ênfase dos assuntos discutidos em suas propagandas de televisão. Demonstraram também que o PT obteve êxito em transmitir para a propaganda de televisão da candidatura Lula a saliência da pauta discutida em sua plataforma. Com base nesses resultados, conclui que os candidatos influenciaram a agenda dos telejornais e que o PT, em particular, também cumpriu a função de agenda-setting, agendando os assuntos da propaganda da candidatura Lula na televisão.While the international studies have shown a great concern with the study of the candidate\'s capacity to influence the formation of the mass media agenda during the electoral campaign period, in Brazil, the candidate\'s agenda has not been included in the academic studies of media and elections. In this study, my objective was to evaluate the candidates importance for the formation of the TV news coverage agenda on the presidential election in 2002, as well as the relevance of the PT for the elaboration of the advertising his candidate, Luiz Inácio Lula da Silva, in that same election. The data showed that both Lula and Serra succeeded in transferring to their electoral coverings of the \"Jornal Nacional\" and \"Jornal da Record\" the themes and issues discussed in their TV ads. The data also showed that the PT had success in transmitting to Lula\'s TV ads the salient themes presented by the party\'s program. The evidence I provided allowed me to conclude that the candidates influenced the new\'s agenda and that the PT, in particular, also fulfilled the function of agenda setting, by effectively influencing the content of its candidate\'s campaign on TV.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKinzo, Maria D Alva GilSilva, Paulo Sérgio da2005-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-27062007-144540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-27062007-144540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
Agenda-setting and the Brazilian presidential election in 2002
title Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
spellingShingle Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
Silva, Paulo Sérgio da
Agenda-setting
Agenda-setting
Election
Eleição
Mass media
Mídia
Partido político
Political advertising
Political party
Propaganda eleitoral
title_short Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
title_full Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
title_fullStr Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
title_full_unstemmed Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
title_sort Agenda-setting e a eleição presidencial de 2002 no Brasil
author Silva, Paulo Sérgio da
author_facet Silva, Paulo Sérgio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kinzo, Maria D Alva Gil
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Sérgio da
dc.subject.por.fl_str_mv Agenda-setting
Agenda-setting
Election
Eleição
Mass media
Mídia
Partido político
Political advertising
Political party
Propaganda eleitoral
topic Agenda-setting
Agenda-setting
Election
Eleição
Mass media
Mídia
Partido político
Political advertising
Political party
Propaganda eleitoral
description Enquanto os estudos internacionais têm demonstrado uma grande preocupação em pesquisar a capacidade dos candidatos de influenciar a formação da agenda dos meios de comunicação de massa em épocas eleitorais, no Brasil a agenda das candidaturas não foi incorporada aos trabalhos acadêmicos de mídia e eleições. Neste estudo tive como objetivo avaliar a importância da agenda da propaganda dos candidatos para a formação da agenda da cobertura dos telejornais na eleição presidencial de 2002, bem como a relevância do programa de governo do PT para a elaboração da agenda da propaganda de seu candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa mesma eleição. Os dados mostraram que as candidaturas Lula e Serra conseguiram transferir para suas coberturas eleitorais do Jornal Nacional e Jornal da Record a ênfase dos assuntos discutidos em suas propagandas de televisão. Demonstraram também que o PT obteve êxito em transmitir para a propaganda de televisão da candidatura Lula a saliência da pauta discutida em sua plataforma. Com base nesses resultados, conclui que os candidatos influenciaram a agenda dos telejornais e que o PT, em particular, também cumpriu a função de agenda-setting, agendando os assuntos da propaganda da candidatura Lula na televisão.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-27062007-144540/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-27062007-144540/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257411169026048