Influência do uso de amostras de referência na avaliação perceptivo-auditiva da fricativa faríngea e plosiva faríngea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prearo, Gabriela Aparecida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-16082017-191403/
Resumo: Objetivos: Estabelecer amostras de referência constituídas por gravações avaliadas com consenso como representativas da presença da fricativa faríngea (FF) e da plosiva faríngea (PF) e comparar as avaliações perceptivo-auditivas da presença da FF e da PF sem e com acesso às amostras de referência em três grupos com experiências distintas. Metodologia: O estudo foi dividido em duas etapas: durante a ETAPA 1, três fonoaudiólogas especialistas na identificação das alterações de fala associada com a fissura labiopalatina (FLP) ou a disfunção velofaríngea (DVF) analisaram um total de 136 amostras de fala com a tarefa de identificar o uso da FF, da PF ou do ponto articulatório correto durante produção dos sons [f], [s], [], [v], [z], [], [k] e [g]. As gravações foram avaliadas individualmente e aquelas que não apresentaram consenso inicial quanto à FF e PF foram novamente avaliadas de forma simultânea. As amostras avaliadas com 100% de concordância entre as 3 avaliadoras foram inseridas no Banco de Amostras Representativas da FF e da PF. Deste Banco de Amostras foram selecionadas um conjunto de 14 amostras para compor o material denominado Amostras de Referência e outro conjunto de 64 amostras denominadas Amostras Experimentais. A ETAPA 2 do estudo envolveu a análise das Amostras Experimentais por um grupo de 9 avaliadores sem e com acesso às Amostras de Referência as quais a condição com acesso foram usadas como recurso para calibrar os avaliadores. Os avaliadores foram agrupados de acordo com a experiência na identificação da FF e PF: G1 incluiu 3 discentes no primeiro ano do curso de fonoaudiologia; G2 incluiu 3 fonoaudiólogos pós-graduandos recém-formados e sem vivências em FLP e DVF, e G3 incluiu 3 fonoaudiólogos com experiência na avaliação de alterações de fala na FLP e DVF. Os avaliadores analisaram, individualmente, as amostras experimentais duas vezes, primeiro sem o acesso às Amostras de Referência e após um intervalo de 15 dias avaliaram as mesmas amostras com acesso controlado às Amostras de Referência. Foram estabelecidos: porcentagem de acerto quanto ao ponto articulatório usado (AC ou alvo) e valores de concordância intra e interavaliadores. Resultados foram analisados com ANOVA. Resultados: Na ETAPA 1 foram identificadas 49 amostras de ACs com concordância de 100%, sendo 42 representativas da FF e 7 representativas da PF. A concordância intra-avaliador nesta etapa foi considerada excelente para as três avaliadoras. Na ETAPA 2 foi verificado que os achados na condição com acesso às referências foram superiores aos achados sem acesso às referências. As diferenças em porcentagens de identificação correta da FF e PF entre as condições com e sem referências variaram entre o mínimo de 4% para G3 e máximo de 80% para G1, sugerindo performance consistentemente melhor para o grupo de avaliadoras com experiência na identificação de AC. Os valores médios de Kappa para os sons estudados indicaram que a concordância no G1 passou de regular (K=0,34) na condição sem referência para quase perfeita (K=0,97) com referência; no G2 passou de substancial (K=0,67) para quase perfeita (K=0,96); no G3 a concordância manteve-se quase perfeita nas duas situações (K=0,90 e K=0,91). Observou-se que sem o acesso às amostras de referência as melhores concordâncias ocorreram para o G3, seguido de G2, com as piores concordâncias para G1. Após o acesso às referências todos os grupos tiveram concordância quase perfeita. As diferenças entre os valores médios de Kappa nas duas condições foi significante. Conclusão: Os resultados sugerem que os valores de concordância e a porcentagem de acerto quanto ao uso de ponto articulatório correto e FF e PF para os alvos estudados aumentou significativamente com o acesso às Amostras de Referência.
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spelling Influência do uso de amostras de referência na avaliação perceptivo-auditiva da fricativa faríngea e plosiva faríngeaInfluence of use of reference samples during auditory perceptual ratings of pharyngeal fricative and pharyngeal stopAmostras de referênciaCleft palateFalaFissura palatinaMedida da produção da falaReference samplesSpeechSpeech production measurementObjetivos: Estabelecer amostras de referência constituídas por gravações avaliadas com consenso como representativas da presença da fricativa faríngea (FF) e da plosiva faríngea (PF) e comparar as avaliações perceptivo-auditivas da presença da FF e da PF sem e com acesso às amostras de referência em três grupos com experiências distintas. Metodologia: O estudo foi dividido em duas etapas: durante a ETAPA 1, três fonoaudiólogas especialistas na identificação das alterações de fala associada com a fissura labiopalatina (FLP) ou a disfunção velofaríngea (DVF) analisaram um total de 136 amostras de fala com a tarefa de identificar o uso da FF, da PF ou do ponto articulatório correto durante produção dos sons [f], [s], [], [v], [z], [], [k] e [g]. As gravações foram avaliadas individualmente e aquelas que não apresentaram consenso inicial quanto à FF e PF foram novamente avaliadas de forma simultânea. As amostras avaliadas com 100% de concordância entre as 3 avaliadoras foram inseridas no Banco de Amostras Representativas da FF e da PF. Deste Banco de Amostras foram selecionadas um conjunto de 14 amostras para compor o material denominado Amostras de Referência e outro conjunto de 64 amostras denominadas Amostras Experimentais. A ETAPA 2 do estudo envolveu a análise das Amostras Experimentais por um grupo de 9 avaliadores sem e com acesso às Amostras de Referência as quais a condição com acesso foram usadas como recurso para calibrar os avaliadores. Os avaliadores foram agrupados de acordo com a experiência na identificação da FF e PF: G1 incluiu 3 discentes no primeiro ano do curso de fonoaudiologia; G2 incluiu 3 fonoaudiólogos pós-graduandos recém-formados e sem vivências em FLP e DVF, e G3 incluiu 3 fonoaudiólogos com experiência na avaliação de alterações de fala na FLP e DVF. Os avaliadores analisaram, individualmente, as amostras experimentais duas vezes, primeiro sem o acesso às Amostras de Referência e após um intervalo de 15 dias avaliaram as mesmas amostras com acesso controlado às Amostras de Referência. Foram estabelecidos: porcentagem de acerto quanto ao ponto articulatório usado (AC ou alvo) e valores de concordância intra e interavaliadores. Resultados foram analisados com ANOVA. Resultados: Na ETAPA 1 foram identificadas 49 amostras de ACs com concordância de 100%, sendo 42 representativas da FF e 7 representativas da PF. A concordância intra-avaliador nesta etapa foi considerada excelente para as três avaliadoras. Na ETAPA 2 foi verificado que os achados na condição com acesso às referências foram superiores aos achados sem acesso às referências. As diferenças em porcentagens de identificação correta da FF e PF entre as condições com e sem referências variaram entre o mínimo de 4% para G3 e máximo de 80% para G1, sugerindo performance consistentemente melhor para o grupo de avaliadoras com experiência na identificação de AC. Os valores médios de Kappa para os sons estudados indicaram que a concordância no G1 passou de regular (K=0,34) na condição sem referência para quase perfeita (K=0,97) com referência; no G2 passou de substancial (K=0,67) para quase perfeita (K=0,96); no G3 a concordância manteve-se quase perfeita nas duas situações (K=0,90 e K=0,91). Observou-se que sem o acesso às amostras de referência as melhores concordâncias ocorreram para o G3, seguido de G2, com as piores concordâncias para G1. Após o acesso às referências todos os grupos tiveram concordância quase perfeita. As diferenças entre os valores médios de Kappa nas duas condições foi significante. Conclusão: Os resultados sugerem que os valores de concordância e a porcentagem de acerto quanto ao uso de ponto articulatório correto e FF e PF para os alvos estudados aumentou significativamente com o acesso às Amostras de Referência.Objectives: To establish reference samples representative of pharyngeal fricative (PF) and pharyngeal stop (PS) using consensual auditory-perceptual identification and to compare ratings of PF and PS with and without the use of the reference samples In three groups with different experiences. Methods: The study was divided into two stages: during the first stage, three speech-language pathologists (SLP) specialists in the identification of the speech disorders related with cleft lip and palate (CLP) and velopharyngeal dysfunction (VPD) analyzed 136 speech samples with to identify the use of PF, PS and the correct place of production of sons [f], [s], [], [v], [z], [], [k] e [g]. The recordings were rated individually and those without consensus regarding the PF and PS were rated again simultaneously. The samples rated with 100% agreement between the 3 SLPs were included into a Bank of Reference Samples Representative of PF and PS. A group of 14 and 64 samples were selected from the Bank creating the Reference Samples and Experimental Samples for stage 2. Stage 2 involved the rating of the Experimental Samples by a group of 9 evaluators without and with access to the Reference Samples to calibrate the raters. The raters were grouped according to the experience in the identification of PF and PS: G1 included 3 SLP students; G2 included 3 newly graduated SLPs and G3 included 3 SLPs experienced in rating PF and PS. The raters analyzed, individually, the Experimental Samples twice, first without access to the Reference Samples and 15 days later with controlled access to the Reference Samples. The percentage of correct ratings and the intra and interrater agreement were established. Findings were analyzed with ANOVA. Results: During Stage 1 49 samples representative of compensatory articulation (CA), 42 for PF and 7 for PS, were identified with 100% agreement between 3 experienced SLPs. Intrarater agreement during this stage was excellent for the 3 professionals. During Stage 2, all ratings obtained with access to the Reference Samples were superior to the ratings without access to the references. The differences in percentage of correct identification of PF and PS between the conditions with and without access to the references varied between the minimum of 4% for G3 to maximum of 80% for G1, suggesting a consistently better performance for the group with raters experienced with identification of CA. The mean Kappa scores for all sounds indicated that the interrater agreement for G1 improved from regular (K=0,34) in the condition without references to almost perfect when the references were used, for G2 improved from substantial (K=0,67) to almost perfect (K=0,96), while for G3 the agreement was almost perfect in both conditions (K=0,90 e K=0,91). Without the access to the references better agreements were observed for G3, followed by G2 with worse agreement for G1. After access to the references all groups presented with almost perfect agreements. The differences in mean Kappa scores between the two conditions were significant. Conclusion: The findings suggest that raters agreement and percentage of correct identification of place of production and PF and PS for all sounds studied increased significantly with the access to Reference Samples.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDutka, Jeniffer de Cassia RilloPrearo, Gabriela Aparecida2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-16082017-191403/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-16082017-191403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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