Fatores que influenciam o consumidor de carne bovina no momento da compra: um estudo de caso na cidade de Porto Ferreira - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coscrato, Reginaldo Marcelino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-24042019-100846/
Resumo: O mercado amplamente competitivo, a globalização, a facilidade de acesso às informações são alguns fatores que têm exigido dos gestores ações de inovação e atenção maior aos consumidores de seus produtos. Para que as empresas sobrevivam e se mantenham no mercado é necessário que seus empresários sejam atuantes e acompanhem os desejos dos compradores. Para saciar os desejos do consumidor é necessário que se estabeleça quais são suas necessidades. O mercado de carne bovina representa um importante seguimento do agronegócio e de grande impacto na economia nacional. A carne bovina está presente na alimentação do brasileiro e tem sido objeto de atenção e investimento de grandes empresas. Recentemente, frigoríficos pertencentes a grandes grupos empresariais despertaram atenção estabelecendo estratégia mercadológica de atribuir e valorizar a marca do produto como diferencial ao consumidor no momento de compra. Compreender e entender os fatores que influenciam o consumidor no momento da compra da carne bovina pode se traduzir em uma importante ferramenta de gestão para o empresário do setor. A pesquisa realizada na cidade de Porto Ferreira possibilitou reconhecer os fatores e aspectos decisórios para o consumidor de carne bovina no momento de aquisição do produto. Sexo do entrevistado, faixa etária, nível de escolaridade, área de atuação e renda média familiar possibilitaram traçar o perfil deste consumidor. O preço da carne, corte, marca, prazo de validade, embalagem, preço praticado pelo local de compra, praticidade, características físicas do local, confiabilidade no local de venda e no profissional, são alguns dos argumentos verificados no momento da compra. O trabalho aponta a importância que o consumidor atribui à carne resfriada, às informações nutricionais, a cor a textura e o impacto que a Operação Carne Fraca promoveu no comportamento de consumo de carne bovina. A análise dos dados apurados pela pesquisa e as referências bibliográficas do assunto permitiram estabelecer um diagnóstico comportamental e valorar aspectos e fatores que são perceptíveis ao consumidor, proporcionando ao gestor o poder de estabelecer estratégias mercadológicas e inovações que impulsionem seu empreendimento.
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A carne bovina está presente na alimentação do brasileiro e tem sido objeto de atenção e investimento de grandes empresas. Recentemente, frigoríficos pertencentes a grandes grupos empresariais despertaram atenção estabelecendo estratégia mercadológica de atribuir e valorizar a marca do produto como diferencial ao consumidor no momento de compra. Compreender e entender os fatores que influenciam o consumidor no momento da compra da carne bovina pode se traduzir em uma importante ferramenta de gestão para o empresário do setor. A pesquisa realizada na cidade de Porto Ferreira possibilitou reconhecer os fatores e aspectos decisórios para o consumidor de carne bovina no momento de aquisição do produto. Sexo do entrevistado, faixa etária, nível de escolaridade, área de atuação e renda média familiar possibilitaram traçar o perfil deste consumidor. O preço da carne, corte, marca, prazo de validade, embalagem, preço praticado pelo local de compra, praticidade, características físicas do local, confiabilidade no local de venda e no profissional, são alguns dos argumentos verificados no momento da compra. O trabalho aponta a importância que o consumidor atribui à carne resfriada, às informações nutricionais, a cor a textura e o impacto que a Operação Carne Fraca promoveu no comportamento de consumo de carne bovina. A análise dos dados apurados pela pesquisa e as referências bibliográficas do assunto permitiram estabelecer um diagnóstico comportamental e valorar aspectos e fatores que são perceptíveis ao consumidor, proporcionando ao gestor o poder de estabelecer estratégias mercadológicas e inovações que impulsionem seu empreendimento.The widely competitive market, globalization, and ease of access to information are some of the factors that have required managers to innovate and pay greater attention to the consumers of their products. In order for companies to survive and remain in the market, it is necessary for their entrepreneurs to be active and to follow the buyers\' wishes. To satisfy the desires of the consumer it is necessary to establish what their needs are. The beef market represents an important follow-up to agribusiness and a major impact on the national economy. The beef is present in the Brazilian food and has been the object of attention and investment of large companies. Recently, refrigerators belonging to large business groups have awakened attention establishing a marketing strategy to attribute and value the product brand as a differential to the consumer at the time of purchase. Understanding and understanding the factors that influence the consumer when buying beef can translate into an important management tool for the entrepreneur in the sector. The research carried out in the city of Porto Ferreira made it possible to recognize the factors and decision-making aspects for the beef consumer at the moment of product acquisition. Sex of the interviewee, age group, level of education, area of activity and average family income provide a profile of this consumer. The price of meat, cut, brand, shelf life, packaging, price practiced by the place of purchase, practicality, physical characteristics of the place, reliability in the place of sale and the professional, are some of the arguments verified at the time of purchase. The work points out the importance that the consumer attributes to the cooled meat, nutritional information, color and texture and the impact that Operation Meat Poor has promoted on beef consumption behavior. The analysis of the data obtained by the research and the bibliographic references of the subject allowed to establish a behavioral diagnosis and to evaluate aspects and factors that are perceptive to the consumer, giving to the manager the power to establish marketing strategies and innovations that boost his enterprise.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Cesar Goncalves deCoscrato, Reginaldo Marcelino2018-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-24042019-100846/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T18:08:01Zoai:teses.usp.br:tde-24042019-100846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T18:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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