Um estudo sobre os fatores influenciadores na motivação no ensino-aprendizagem de alemão em ambiente virtual
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-05102022-203427/ |
Resumo: | Com a crescente busca por aulas virtuais de língua alemã e o surgimento da pandemia de Covid19 em 2019, há uma grande necessidade de entendermos melhor o processo do ensinoaprendizagem em ambientes virtuais. Neste contexto, o presente trabalho investigou a motivação instrumental/integrativa (GARDNER e LALONDE, 1985) de aprendizes brasileiros ao aprender alemão em ambientes virtuais como Skype, Zoom, Google Meet, entre outros. A investigação teve como foco os fatores crenças, expectativas face ao ensino remoto, experiências, autonomia, autopercepção sobre o desempenho nas aulas online e letramento digital, os quais podem influenciar a motivação estudada. A pesquisa tem um desenho de caráter quantitativo-qualitativo, e a coleta de dados dos informantes realizou-se por meio de um questionário online. Os dados apontaram que a redução do tempo utilizado para deslocamento até a escola e a flexibilidade de horários são os principais fatores motivacionais para frequentar aulas online da língua alemã. Observou-se ainda, que os informantes demostram tanto a motivação integrativa quanto a instrumental ao estudar a língua alemã, porém, a motivação instrumental prevalece e está relacionada ao objetivo de viver na Alemanha. Concluímos que, especialmente no que se refere às crenças na interação entre aluno e professor durante as aulas online e ou através das novas mídias, bem como a autonomia dos aprendizes, são aspectos que podem aumentar a motivação ao aprender alemão no ambiente virtual de maneira positiva, enquanto as experiências negativas podem diminuir a motivação, principalmente quando a aula se constitui como atividade obrigatória, como aconteceu durante a pandemia |
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Um estudo sobre os fatores influenciadores na motivação no ensino-aprendizagem de alemão em ambiente virtualNicht verfügbarAlemão como Língua EstrangeiraAprendizagem em ambiente virtualDeutsch als Fremdsprache. Motivation. Lernen in der virtuellen UmgebungMotivaçãoCom a crescente busca por aulas virtuais de língua alemã e o surgimento da pandemia de Covid19 em 2019, há uma grande necessidade de entendermos melhor o processo do ensinoaprendizagem em ambientes virtuais. Neste contexto, o presente trabalho investigou a motivação instrumental/integrativa (GARDNER e LALONDE, 1985) de aprendizes brasileiros ao aprender alemão em ambientes virtuais como Skype, Zoom, Google Meet, entre outros. A investigação teve como foco os fatores crenças, expectativas face ao ensino remoto, experiências, autonomia, autopercepção sobre o desempenho nas aulas online e letramento digital, os quais podem influenciar a motivação estudada. A pesquisa tem um desenho de caráter quantitativo-qualitativo, e a coleta de dados dos informantes realizou-se por meio de um questionário online. Os dados apontaram que a redução do tempo utilizado para deslocamento até a escola e a flexibilidade de horários são os principais fatores motivacionais para frequentar aulas online da língua alemã. Observou-se ainda, que os informantes demostram tanto a motivação integrativa quanto a instrumental ao estudar a língua alemã, porém, a motivação instrumental prevalece e está relacionada ao objetivo de viver na Alemanha. Concluímos que, especialmente no que se refere às crenças na interação entre aluno e professor durante as aulas online e ou através das novas mídias, bem como a autonomia dos aprendizes, são aspectos que podem aumentar a motivação ao aprender alemão no ambiente virtual de maneira positiva, enquanto as experiências negativas podem diminuir a motivação, principalmente quando a aula se constitui como atividade obrigatória, como aconteceu durante a pandemiaAufgrund der steigenden Nachfrage nach virtuellen Deutschkursen und dem Ausbruch der Covid-19-Pandemie 2019, besteht eine große Notwendigkeit, die Lehr-Lern-Prozesse in virtuellen Umgebungen besser zu verstehen. Ziel der vorliegenden Arbeit war es, die instrumentelle/integrative Motivation (GARDNER und LALONDE, 1985) brasilianischer Lernender beim Deutschlernen in virtuellen Umgebungen wie Skype, Zoom, Google Meets u.a. zu untersuchen. Hierbei lag der Fokus auf den Faktoren subjektive Theorien, Erwartungen an den Onlineunterricht, Erfahrungen, Autonomie, Selbstwahrnehmung der eigenen Leistung im Onlineunterricht sowie digitale Kompetenz, die eine solche Motivation beeinflussen können. Die Studie hat einen qualitativen-quantitativen Charakter. Die Datenerhebung erfolgte anhand eines Online-Fragebogens. Es hat sich gezeigt, dass Zeitersparnis aufgrund fehlender Fahrzeiten zur Sprachschule und Flexibilität die Hauptgründe für eine Teilnahme an OnlineDeutschkursen sind. Die Informanten zeigen sowohl integrative als auch instrumentelle Motivation zum Erlernen der deutschen Sprache, jedoch überwiegt die instrumentelle Motivation mit dem Ziel, in Deutschland zu leben. Es lässt sich schlussfolgern, dass vor allem subjektive Theorien bezüglich der Interaktion zwischen Schülern und Lehrern während des Online-Unterrichts und durch die neuen Medien, sowie das Maß an Lerner-Autonomie die Motivation beim Deutschlernen in der virtuellen Umgebung positiv steigern können, wohingegen negative Erfahrungen die Motivation verringern können. Insbesondere dann, wenn die Lernenden Online-Unterricht als einzige Option zur Auswahl haben, wie es während der Pandemie der Fall warBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimões, Jose da SilvaMartins, Maria Zimmermann da Silva2022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-05102022-203427/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-06T12:19:42Zoai:teses.usp.br:tde-05102022-203427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-06T12:19:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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