A composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25092023-094242/ |
Resumo: | Esta dissertação se propôs a investigar as contribuições da composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã, voltadas para crianças de 7 a 11 anos. Para tanto, realizou-se um estudo de campo norteado pela perspectiva metodológica da pesquisa-ação junto às referências teóricas e práticas oriundas dos trabalhos de Murray Schafer, François Delalande e Carlos Kater. Nesse sentido, foram utilizadas estratégias lúdicas e dinâmicas de aprendizado que deram vazão a ideias musicais originais por parte dos alunos. Como conclusão do trabalho de campo, as práticas educativo-musicais se desdobraram em três composições instrumentais coletivas cujas performances foram analisadas sob um enfoque etnográfico e antropológico que reconhece a música como sistema simbólico e as crianças como sujeitos sociais ativos. Com o intuito de se alinhar ao paradigma científico pós-moderno, buscou-se ainda uma aproximação com outros campos de conhecimento, como a filosofia, a sociologia e a psicologia que de alguma forma se relacionam com uma concepção simbólica de cultura. Dentro de uma perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, observou-se a possibilidade de os processos criativos fazerem referência ao conhecimento musical prévio dos alunos. Os resultados indicam que a prática da composição instrumental coletiva se constituiu como um ponto de convergência dos disparadores lúdicos adotadas ao longo da pesquisa. Sendo assim, a criação das músicas originais propiciou o desenvolvimento de habilidades musicais técnicas e expressiva e a produção de uma cultura mais consciente em relação a questões de identidade e alteridade por parte dos envolvidos no processo. |
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A composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura JaçanãThe collective instrumental composition as a pedagogical tool in musical initiation workshops at Fábrica de Cultura Jaçanã.Collective instrumental compositionComposição instrumental coletivaCreative processesEducação musicalMusical educationProcessos criativosEsta dissertação se propôs a investigar as contribuições da composição instrumental coletiva como ferramenta pedagógica em oficinas de iniciação musical da Fábrica de Cultura Jaçanã, voltadas para crianças de 7 a 11 anos. Para tanto, realizou-se um estudo de campo norteado pela perspectiva metodológica da pesquisa-ação junto às referências teóricas e práticas oriundas dos trabalhos de Murray Schafer, François Delalande e Carlos Kater. Nesse sentido, foram utilizadas estratégias lúdicas e dinâmicas de aprendizado que deram vazão a ideias musicais originais por parte dos alunos. Como conclusão do trabalho de campo, as práticas educativo-musicais se desdobraram em três composições instrumentais coletivas cujas performances foram analisadas sob um enfoque etnográfico e antropológico que reconhece a música como sistema simbólico e as crianças como sujeitos sociais ativos. Com o intuito de se alinhar ao paradigma científico pós-moderno, buscou-se ainda uma aproximação com outros campos de conhecimento, como a filosofia, a sociologia e a psicologia que de alguma forma se relacionam com uma concepção simbólica de cultura. Dentro de uma perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, observou-se a possibilidade de os processos criativos fazerem referência ao conhecimento musical prévio dos alunos. Os resultados indicam que a prática da composição instrumental coletiva se constituiu como um ponto de convergência dos disparadores lúdicos adotadas ao longo da pesquisa. Sendo assim, a criação das músicas originais propiciou o desenvolvimento de habilidades musicais técnicas e expressiva e a produção de uma cultura mais consciente em relação a questões de identidade e alteridade por parte dos envolvidos no processo.This dissertation aimed to investigate the contributions of collective instrumental composition as a pedagogical tool in musical initiation workshops of Fábrica de Cultura Jaçanã, directed at children from 7 to 11 years old. To this end, a field study was carried out guided by the methodological perspective of action research together with theoretical and practical references from the works of Murray Schafer, François Delalande and Carlos Kater. In this sense, playful and dynamic learning strategies were used that gave vent to original musical ideas by the students. In conclusion of the fieldwork, the educational-musical practices unfolded in three collective instrumental compositions whose performances were analyzed under an ethnographic and anthropological approach that recognizes music as a symbolic system and children as active social subjects. In order to align with the post-modern scientific paradigm, an approach was also sought with other fields of knowledge, such as philosophy, sociology and psychology that somehow relate to a symbolic conception of culture. Within a historical-cultural perspective of human development, the possibility of creative processes referring to the students\' previous musical knowledge was observed. The results indicate that the practice of collective instrumental composition constituted a point of convergence of the playful triggers adopted throughout the research. Thus, the creation of the original songs provided the development of technical and expressive musical skills and the production of a more conscious culture in relation to issues of identity and otherness on the part of those involved in the process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastro, Marcos Camara deMourão, Gabriel Alves de Souza2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25092023-094242/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-25T14:26:03Zoai:teses.usp.br:tde-25092023-094242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-25T14:26:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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