Evelina, de Frances Burney: romance de educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06102022-111613/ |
Resumo: | A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina |
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Evelina, de Frances Burney: romance de educaçãoEvelina, by Frances Burney: novel of educationBildungsromanBildungsromanEvelinaEvelinaFrances BurneyFrances BurneyNovel of developmentNovel of educationRomance de educaçãoRomance de formaçãoA carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação femininaFrances Burneys literary career set off with the publication of Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. The young womans journey opens the possibility to examine and reflect on the English historical, social and literary context in the eighteenth-century, especially in light of the bourgeois revolution and of the constitution of the novel as a genre. Offering an analysis that aims to reveal the characteristics presented by the novel, we argue that the typology proposed by the Hungarian critic in The Theory of the Novel regarding the novel of education is the definition that most befits Burneys novel. Furthermore, arguments are drawn regarding Burney as a synthesiser for the opposing approaches of the English novel during the eighteenth-century, as well as a critic of the validity of what female education entailed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcelos, Sandra Guardini TeixeiraRamos, Beatriz Rodrigues2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06102022-111613/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-06T14:46:43Zoai:teses.usp.br:tde-06102022-111613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-06T14:46:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina |
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