Evelina, de Frances Burney: romance de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-111613 |
Resumo: | A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina |
id |
USP_6df19779e429bb7ed9e919b62683ca53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06102022-111613 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Evelina, de Frances Burney: romance de educação Evelina, by Frances Burney: novel of education 2022-06-07Sandra Guardini Teixeira VasconcelosThiago Rhys Bezerra CassMárcia PedreiraJuliana Cristina SalvadoriBeatriz Rodrigues RamosUniversidade de São PauloLetras (Teoria Literária e Literatura Comparada)USPBR Bildungsroman Bildungsroman Evelina Evelina Frances Burney Frances Burney Novel of development Novel of education Romance de educação Romance de formação A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina Frances Burneys literary career set off with the publication of Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. The young womans journey opens the possibility to examine and reflect on the English historical, social and literary context in the eighteenth-century, especially in light of the bourgeois revolution and of the constitution of the novel as a genre. Offering an analysis that aims to reveal the characteristics presented by the novel, we argue that the typology proposed by the Hungarian critic in The Theory of the Novel regarding the novel of education is the definition that most befits Burneys novel. Furthermore, arguments are drawn regarding Burney as a synthesiser for the opposing approaches of the English novel during the eighteenth-century, as well as a critic of the validity of what female education entailed. https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-111613info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:20:55Zoai:teses.usp.br:tde-06102022-111613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:14:38.872755Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evelina, by Frances Burney: novel of education |
title |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação |
spellingShingle |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação Beatriz Rodrigues Ramos |
title_short |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação |
title_full |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação |
title_fullStr |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação |
title_full_unstemmed |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação |
title_sort |
Evelina, de Frances Burney: romance de educação |
author |
Beatriz Rodrigues Ramos |
author_facet |
Beatriz Rodrigues Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thiago Rhys Bezerra Cass |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Márcia Pedreira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Juliana Cristina Salvadori |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beatriz Rodrigues Ramos |
contributor_str_mv |
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos Thiago Rhys Bezerra Cass Márcia Pedreira Juliana Cristina Salvadori |
description |
A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-111613 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06102022-111613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502524660613120 |