Evelina, de Frances Burney: romance de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06102022-111613/
Resumo: A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina
id USP_6df19779e429bb7ed9e919b62683ca53
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102022-111613
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Evelina, de Frances Burney: romance de educaçãoEvelina, by Frances Burney: novel of educationBildungsromanBildungsromanEvelinaEvelinaFrances BurneyFrances BurneyNovel of developmentNovel of educationRomance de educaçãoRomance de formaçãoA carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação femininaFrances Burneys literary career set off with the publication of Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. The young womans journey opens the possibility to examine and reflect on the English historical, social and literary context in the eighteenth-century, especially in light of the bourgeois revolution and of the constitution of the novel as a genre. Offering an analysis that aims to reveal the characteristics presented by the novel, we argue that the typology proposed by the Hungarian critic in The Theory of the Novel regarding the novel of education is the definition that most befits Burneys novel. Furthermore, arguments are drawn regarding Burney as a synthesiser for the opposing approaches of the English novel during the eighteenth-century, as well as a critic of the validity of what female education entailed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcelos, Sandra Guardini TeixeiraRamos, Beatriz Rodrigues2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06102022-111613/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-06T14:46:43Zoai:teses.usp.br:tde-06102022-111613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-06T14:46:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evelina, de Frances Burney: romance de educação
Evelina, by Frances Burney: novel of education
title Evelina, de Frances Burney: romance de educação
spellingShingle Evelina, de Frances Burney: romance de educação
Ramos, Beatriz Rodrigues
Bildungsroman
Bildungsroman
Evelina
Evelina
Frances Burney
Frances Burney
Novel of development
Novel of education
Romance de educação
Romance de formação
title_short Evelina, de Frances Burney: romance de educação
title_full Evelina, de Frances Burney: romance de educação
title_fullStr Evelina, de Frances Burney: romance de educação
title_full_unstemmed Evelina, de Frances Burney: romance de educação
title_sort Evelina, de Frances Burney: romance de educação
author Ramos, Beatriz Rodrigues
author_facet Ramos, Beatriz Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Beatriz Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Bildungsroman
Bildungsroman
Evelina
Evelina
Frances Burney
Frances Burney
Novel of development
Novel of education
Romance de educação
Romance de formação
topic Bildungsroman
Bildungsroman
Evelina
Evelina
Frances Burney
Frances Burney
Novel of development
Novel of education
Romance de educação
Romance de formação
description A carreira literária de Frances Burney teve seu início com a publicação de Evelina, or the History of a Young Ladys Entrance into the World. A trajetória da jovem mulher abre a possibilidade de se examinar e refletir sobre o contexto histórico, social e literário da Inglaterra do século XVIII, especialmente à luz da Revolução Burguesa e da constituição do gênero romance. Partindo de uma análise voltada para a revelação das características apresentadas pela própria obra, argumenta-se que a tipologia proposta por Lukács em A teoria do romance acerca do romance de educação é aquela que mais se adequa ao romance de Burney. Ademais, são tecidas considerações acerca de Burney tanto como sintetizadora das abordagens antagônicas do romance inglês durante o século XVIII, quanto como crítica sobre a validade daquilo que se pressupunha ser a educação feminina
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06102022-111613/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06102022-111613/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090457955729408