O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catanzaro, Fabiana Olivieri
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062012-132511/
Resumo: Este estudo aborda o programa São Paulo faz Escola (SPFE), implantado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em 2008 em todas as escolas da rede. Seu propósito, segundo documentos oficiais, foi enfrentar o baixo desempenho escolar dos seus alunos, medido pelas avaliações de rendimento, em especial o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp). Este programa, que se tornou currículo oficial do estado em 2010, consubstancia-se em materiais com a finalidade de subsidiar o trabalho de professores, gestores e alunos. Esta pesquisa analisa o programa relacionando-o a outras ações e políticas a ele articuladas implantadas no âmbito do Estado de São Paulo, tais como sistema de avaliação, metas de resultados por escola e bonificação daquelas que as alcançam. Apresentamos como alguns de seus aspectos são determinados nas leis da área educacional brasileira e suas contradições, como também por recomendações de órgãos financeiros internacionais (BIRD e UNESCO). As questões discutidas relacionam-se às finalidades do programa, sua configuração, seu processo de realização e a participação das escolas e dos professores da rede nesse processo. Analisamos, ainda, a questão da autonomia escolar e de sua equipe no âmbito do sistema de políticas a ele articuladas. Para tanto, buscamos como fontes os documentos oficiais da Secretaria da Educação e os cadernos do professor e do gestor, bem como bibliografias produzidas sobre o programa, além de entrevista com um dos responsáveis pela concepção do material. Foi também realizada pesquisa empírica, em moldes etnográficos, junto a uma escola de ensino médio localizada na região central da cidade de São Paulo. Os conceitos de Foucault de governamentalidade, exame, dispositivo panóptico e relações de poder nos auxiliaram nas análises. Ao final, concluímos que o SPFE é um programa insuficiente para o enfrentamento das dificuldades atravessadas pelas escolas em sua incumbência de melhorar o ensino e que é preciso que outras bases sejam projetadas sob responsabilidade do Estado para que a meta da melhoria da qualidade do ensino seja construída de acordo com as necessidades verificadas em cada uma das escolas por sua comunidade.
id USP_6e7ab1581e72123858ac877cf28c9e28
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062012-132511
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médioThe São Paulo Faz Escola program and its appropriations in a high schools daily routine.Curricula and programsCurrículos e programasEducação (São Paulo)Education (São Paulo)Ensino médioFormação de professoresGovernamentalidadeGovernmentalityHigh schoolTeacher trainingEste estudo aborda o programa São Paulo faz Escola (SPFE), implantado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em 2008 em todas as escolas da rede. Seu propósito, segundo documentos oficiais, foi enfrentar o baixo desempenho escolar dos seus alunos, medido pelas avaliações de rendimento, em especial o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp). Este programa, que se tornou currículo oficial do estado em 2010, consubstancia-se em materiais com a finalidade de subsidiar o trabalho de professores, gestores e alunos. Esta pesquisa analisa o programa relacionando-o a outras ações e políticas a ele articuladas implantadas no âmbito do Estado de São Paulo, tais como sistema de avaliação, metas de resultados por escola e bonificação daquelas que as alcançam. Apresentamos como alguns de seus aspectos são determinados nas leis da área educacional brasileira e suas contradições, como também por recomendações de órgãos financeiros internacionais (BIRD e UNESCO). As questões discutidas relacionam-se às finalidades do programa, sua configuração, seu processo de realização e a participação das escolas e dos professores da rede nesse processo. Analisamos, ainda, a questão da autonomia escolar e de sua equipe no âmbito do sistema de políticas a ele articuladas. Para tanto, buscamos como fontes os documentos oficiais da Secretaria da Educação e os cadernos do professor e do gestor, bem como bibliografias produzidas sobre o programa, além de entrevista com um dos responsáveis pela concepção do material. Foi também realizada pesquisa empírica, em moldes etnográficos, junto a uma escola de ensino médio localizada na região central da cidade de São Paulo. Os conceitos de Foucault de governamentalidade, exame, dispositivo panóptico e relações de poder nos auxiliaram nas análises. Ao final, concluímos que o SPFE é um programa insuficiente para o enfrentamento das dificuldades atravessadas pelas escolas em sua incumbência de melhorar o ensino e que é preciso que outras bases sejam projetadas sob responsabilidade do Estado para que a meta da melhoria da qualidade do ensino seja construída de acordo com as necessidades verificadas em cada uma das escolas por sua comunidade.This study looks at the São Paulo Faz Escola (SPFE) program, implemented system-wide by the State Department of Education of São Paulo in 2008. According to official documents, its purpose was to address low student academic achievement, as measured by performance assessments, in particular by the São Paulo School Performance Assessment System (Saresp). This program, which became the official state curriculum in 2010, is embodied in materials intended to support the work of teachers, administrators and students. This study analyzes the program by relating it to other actions and policies centered around it that have been implemented within the State of São Paulo, such the assessment system, school outcome targets and bonuses for those who achieve them. We present how some its features are determined in the laws of the Brazilian educational field and their contradictions, as well as recommendations by international financial institutions (IBRD and UNESCO). The issues we discuss relate to the programs objectives, its configuration, its process of implementation and the participation of the systems schools and teachers in this process. We also analyze the issue of school and staff autonomy within the system of policies centered around it. To this end, we turned to official documents from the Department of Education and professors and administrators notebooks as sources, as well as bibliographies produced on the program, in addition to an interview with one of the persons responsible for the design of the material. We also carried out ethnographic empirical research at a high school located in the São Paulo city center. Foucaults concepts of governmentality, examination, panopticism and power relationships assisted us in our analyses. Finally, we conclude that SPFE is insufficient for addressing the difficulties faced by schools in their mission to improve instruction and that other bases need to be designed under the responsibility of the state, so that the goal of improving the quality of instruction may be constructed in accordance with the needs found in each of the schools by its community.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Denise Trento Rebello deCatanzaro, Fabiana Olivieri2012-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062012-132511/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-22062012-132511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
The São Paulo Faz Escola program and its appropriations in a high schools daily routine.
title O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
spellingShingle O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
Catanzaro, Fabiana Olivieri
Curricula and programs
Currículos e programas
Educação (São Paulo)
Education (São Paulo)
Ensino médio
Formação de professores
Governamentalidade
Governmentality
High school
Teacher training
title_short O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
title_full O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
title_fullStr O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
title_full_unstemmed O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
title_sort O programa São Paulo Faz a Escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio
author Catanzaro, Fabiana Olivieri
author_facet Catanzaro, Fabiana Olivieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Denise Trento Rebello de
dc.contributor.author.fl_str_mv Catanzaro, Fabiana Olivieri
dc.subject.por.fl_str_mv Curricula and programs
Currículos e programas
Educação (São Paulo)
Education (São Paulo)
Ensino médio
Formação de professores
Governamentalidade
Governmentality
High school
Teacher training
topic Curricula and programs
Currículos e programas
Educação (São Paulo)
Education (São Paulo)
Ensino médio
Formação de professores
Governamentalidade
Governmentality
High school
Teacher training
description Este estudo aborda o programa São Paulo faz Escola (SPFE), implantado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em 2008 em todas as escolas da rede. Seu propósito, segundo documentos oficiais, foi enfrentar o baixo desempenho escolar dos seus alunos, medido pelas avaliações de rendimento, em especial o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp). Este programa, que se tornou currículo oficial do estado em 2010, consubstancia-se em materiais com a finalidade de subsidiar o trabalho de professores, gestores e alunos. Esta pesquisa analisa o programa relacionando-o a outras ações e políticas a ele articuladas implantadas no âmbito do Estado de São Paulo, tais como sistema de avaliação, metas de resultados por escola e bonificação daquelas que as alcançam. Apresentamos como alguns de seus aspectos são determinados nas leis da área educacional brasileira e suas contradições, como também por recomendações de órgãos financeiros internacionais (BIRD e UNESCO). As questões discutidas relacionam-se às finalidades do programa, sua configuração, seu processo de realização e a participação das escolas e dos professores da rede nesse processo. Analisamos, ainda, a questão da autonomia escolar e de sua equipe no âmbito do sistema de políticas a ele articuladas. Para tanto, buscamos como fontes os documentos oficiais da Secretaria da Educação e os cadernos do professor e do gestor, bem como bibliografias produzidas sobre o programa, além de entrevista com um dos responsáveis pela concepção do material. Foi também realizada pesquisa empírica, em moldes etnográficos, junto a uma escola de ensino médio localizada na região central da cidade de São Paulo. Os conceitos de Foucault de governamentalidade, exame, dispositivo panóptico e relações de poder nos auxiliaram nas análises. Ao final, concluímos que o SPFE é um programa insuficiente para o enfrentamento das dificuldades atravessadas pelas escolas em sua incumbência de melhorar o ensino e que é preciso que outras bases sejam projetadas sob responsabilidade do Estado para que a meta da melhoria da qualidade do ensino seja construída de acordo com as necessidades verificadas em cada uma das escolas por sua comunidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062012-132511/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062012-132511/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090986705420288