A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dudziak, Elisabeth Adriana
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/
Resumo: O trabalho apresenta uma abordagem teórico-documental de análise e discussão de práticas e conhecimentos acerca da Information Literacy, a fim de sistematizar a matéria, com ênfase no papel educacional das Bibliotecas e do bibliotecário. Examina-se a Information Literacy, enquanto processo de interiorização de conhecimentos, habilidades e valores ligados à informação e ao aprendizado, segundo um quadro referencial histórico-conceitual. Evidencia-se a necessidade de um novo paradigma educacional frente à sociedade atual e à explosão informacional. Analisa-se o papel da Instituição Biblioteca enquanto organização e espaço educacional e a necessidade de implementar mudanças que conduzam à Information Literacy. Discute-se o papel do profissional bibliotecário e sua inserção na comunidade educacional, examinando-o à luz de sua formação educacional e profissional. Apresenta-se ao final a sistematização do conhecimento a respeito de Information Literacy, definição, características, objetivos, identificando diferentes níveis, elencando pontos relevantes de atuação de Bibliotecas e bibliotecários na implementação de uma Educação voltada para a Information Literacy.
id USP_70bf3a66877687fc8f511476ce7a0ac1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30112004-151029
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Information Literacy e o Papel Educacional das BibliotecasInformation Literacy and the libraries educational role. active librarybibliographic orientationbiblioteca aprendentebiblioteca pró-ativabiblioteca universitáriabibliotecário educadorcompetência em informaçãoeducaçãoeducação de usuárioseducational librarianinformation competenceinformation literacyinformation literacylearning librarylearning societyorientação bibliográficasociedade de aprendizagemuser educationO trabalho apresenta uma abordagem teórico-documental de análise e discussão de práticas e conhecimentos acerca da Information Literacy, a fim de sistematizar a matéria, com ênfase no papel educacional das Bibliotecas e do bibliotecário. Examina-se a Information Literacy, enquanto processo de interiorização de conhecimentos, habilidades e valores ligados à informação e ao aprendizado, segundo um quadro referencial histórico-conceitual. Evidencia-se a necessidade de um novo paradigma educacional frente à sociedade atual e à explosão informacional. Analisa-se o papel da Instituição Biblioteca enquanto organização e espaço educacional e a necessidade de implementar mudanças que conduzam à Information Literacy. Discute-se o papel do profissional bibliotecário e sua inserção na comunidade educacional, examinando-o à luz de sua formação educacional e profissional. Apresenta-se ao final a sistematização do conhecimento a respeito de Information Literacy, definição, características, objetivos, identificando diferentes níveis, elencando pontos relevantes de atuação de Bibliotecas e bibliotecários na implementação de uma Educação voltada para a Information Literacy.The work presents a documental-theoretical approach analysis and discussions on practices and knowledge on Information Literacy, in order to systematize the subject, with emphasis on the educational role of libraries and librarians. It also examines Information Literacy as knowledge, skills and values interiorization process, connected to information and learning, according to a historical-conceptual referential scenario. The need of a new education paradigm facing the current society and the informational explosion is pointed out. Analysis are carried out on the Library’s role as an educational organization, learning and expression space. The librarian role and his/her insertion in the educational community are examined. Professional and educational profile are discussed. At the end, is presented the knowledge systematization about Information Literacy: definition, objectives, and characteristics, identifying different levels, enumerating relevant topics about Information Literacy Education, with emphasis on libraries and librarians role. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Sueli Mara Soares PintoDudziak, Elisabeth Adriana2001-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-30112004-151029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
Information Literacy and the libraries educational role.
title A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
spellingShingle A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
Dudziak, Elisabeth Adriana
active library
bibliographic orientation
biblioteca aprendente
biblioteca pró-ativa
biblioteca universitária
bibliotecário educador
competência em informação
educação
educação de usuários
educational librarian
information competence
information literacy
information literacy
learning library
learning society
orientação bibliográfica
sociedade de aprendizagem
user education
title_short A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
title_full A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
title_fullStr A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
title_full_unstemmed A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
title_sort A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas
author Dudziak, Elisabeth Adriana
author_facet Dudziak, Elisabeth Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dudziak, Elisabeth Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv active library
bibliographic orientation
biblioteca aprendente
biblioteca pró-ativa
biblioteca universitária
bibliotecário educador
competência em informação
educação
educação de usuários
educational librarian
information competence
information literacy
information literacy
learning library
learning society
orientação bibliográfica
sociedade de aprendizagem
user education
topic active library
bibliographic orientation
biblioteca aprendente
biblioteca pró-ativa
biblioteca universitária
bibliotecário educador
competência em informação
educação
educação de usuários
educational librarian
information competence
information literacy
information literacy
learning library
learning society
orientação bibliográfica
sociedade de aprendizagem
user education
description O trabalho apresenta uma abordagem teórico-documental de análise e discussão de práticas e conhecimentos acerca da Information Literacy, a fim de sistematizar a matéria, com ênfase no papel educacional das Bibliotecas e do bibliotecário. Examina-se a Information Literacy, enquanto processo de interiorização de conhecimentos, habilidades e valores ligados à informação e ao aprendizado, segundo um quadro referencial histórico-conceitual. Evidencia-se a necessidade de um novo paradigma educacional frente à sociedade atual e à explosão informacional. Analisa-se o papel da Instituição Biblioteca enquanto organização e espaço educacional e a necessidade de implementar mudanças que conduzam à Information Literacy. Discute-se o papel do profissional bibliotecário e sua inserção na comunidade educacional, examinando-o à luz de sua formação educacional e profissional. Apresenta-se ao final a sistematização do conhecimento a respeito de Information Literacy, definição, características, objetivos, identificando diferentes níveis, elencando pontos relevantes de atuação de Bibliotecas e bibliotecários na implementação de uma Educação voltada para a Information Literacy.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091212045451264