Análise, design e inovação de modelos de negócios para servitização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Renato Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17082017-094629/
Resumo: Empresas de manufatura tradicionalmente concentram os seus esforços em concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos físicos. No entanto, alguns fabricantes têm alterado suas estratégias de negócio, complementando a venda de produtos com o fornecimento de serviços, incorporando conhecimentos e atividades associados ao seu uso, e gerando maior percepção de valor por parte dos seus clientes. Com isso, a competição estratégica por meio de serviços tem se tornado uma marca distintiva das empresas de manufatura inovadoras, proporcionando à empresa um meio robusto para proteger o seu mercado dos concorrentes. Assim, observa-se um interesse crescente em pesquisas sobre o papel dos serviços para sustentar a competitividade da indústria. Abordagens orientadas a serviço, que incorporam esta mudança de foco do negócio, da oferta de produtos isolados para soluções integradas, têm sido tratadas na comunidade acadêmica como servitização, e tipicamente acarretam inovações no modelo de negócios (MN) da empresa. O objetivo deste trabalho é investigar como as empresas podem promover inovações em seus MNs para suportar suas estratégias de servitização, e propor um conjunto de artefatos para apoiá-las na implantação destas estratégias, a partir do seguinte problema de pesquisa: \"Como inovar o MN de uma empresa que adota a estratégia de servitização?\", que se desdobra nas seguintes questões: (i) quais são os principais fatores motivadores para uma empresa adotar a estratégia de servitização?; (ii) como representar o MN de uma empresa incorporando a lógica dominante de serviço, mais adequada para servitização?; (iii) como inovar o MN de uma empresa para implantar sua estratégia de servitização?; e (iv) como aplicar os artefatos propostos para apoiar a implantação da estratégia de servitização em uma empresa? Realiza-se uma pesquisa de natureza exploratória e prescritiva, baseada no método design scienceresearche amparada por uma revisão sistemática da literatura sobre os temas correlatos, visando propor artefatos em resposta às questões colocadas. A demonstração de um dos artefatos propostos é feita com suporte de um estudo de caso em uma empresa multinacional, fabricante de equipamentos médicos, seguida por uma avaliação empírica desta demonstração, suportada pelo método thinkingaloud. A partir das quatro questões de pesquisa, são obtidos os seguintes resultados: (i) identificação, análise e categorização dos principais fatores motivadores para adoção da servitização; (ii) proposição de uma arquitetura de MN incorporando a lógica dominante de serviço, para facilitar o estudo da servitização; (iii) proposição de um processo de inovação do MN da empresa, para implantar a servitização. e (iv) demonstração e avaliação da arquitetura proposta de MN para servitização. A pesquisa oferece contribuições à literatura de MN e servitização, e aos gestores de empresas, propondo os artefatos canvas do modelo de negócios para servitização (CMNS) e o processo IPIDI para inovação do MN para servitização, além de contribuições metodológicas relativas a design scienceresearch e thinking aloud.
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Com isso, a competição estratégica por meio de serviços tem se tornado uma marca distintiva das empresas de manufatura inovadoras, proporcionando à empresa um meio robusto para proteger o seu mercado dos concorrentes. Assim, observa-se um interesse crescente em pesquisas sobre o papel dos serviços para sustentar a competitividade da indústria. Abordagens orientadas a serviço, que incorporam esta mudança de foco do negócio, da oferta de produtos isolados para soluções integradas, têm sido tratadas na comunidade acadêmica como servitização, e tipicamente acarretam inovações no modelo de negócios (MN) da empresa. O objetivo deste trabalho é investigar como as empresas podem promover inovações em seus MNs para suportar suas estratégias de servitização, e propor um conjunto de artefatos para apoiá-las na implantação destas estratégias, a partir do seguinte problema de pesquisa: \"Como inovar o MN de uma empresa que adota a estratégia de servitização?\", que se desdobra nas seguintes questões: (i) quais são os principais fatores motivadores para uma empresa adotar a estratégia de servitização?; (ii) como representar o MN de uma empresa incorporando a lógica dominante de serviço, mais adequada para servitização?; (iii) como inovar o MN de uma empresa para implantar sua estratégia de servitização?; e (iv) como aplicar os artefatos propostos para apoiar a implantação da estratégia de servitização em uma empresa? Realiza-se uma pesquisa de natureza exploratória e prescritiva, baseada no método design scienceresearche amparada por uma revisão sistemática da literatura sobre os temas correlatos, visando propor artefatos em resposta às questões colocadas. A demonstração de um dos artefatos propostos é feita com suporte de um estudo de caso em uma empresa multinacional, fabricante de equipamentos médicos, seguida por uma avaliação empírica desta demonstração, suportada pelo método thinkingaloud. A partir das quatro questões de pesquisa, são obtidos os seguintes resultados: (i) identificação, análise e categorização dos principais fatores motivadores para adoção da servitização; (ii) proposição de uma arquitetura de MN incorporando a lógica dominante de serviço, para facilitar o estudo da servitização; (iii) proposição de um processo de inovação do MN da empresa, para implantar a servitização. e (iv) demonstração e avaliação da arquitetura proposta de MN para servitização. A pesquisa oferece contribuições à literatura de MN e servitização, e aos gestores de empresas, propondo os artefatos canvas do modelo de negócios para servitização (CMNS) e o processo IPIDI para inovação do MN para servitização, além de contribuições metodológicas relativas a design scienceresearch e thinking aloud.Manufacturing companies traditionally are focused on designing, developing, manufacturing and marketing physical products. However, some manufacturers are changing their business strategies, complementing the sale of products by providing services, adding knowledge and activities associated with their use, and creating a higher perception of value by their customers.Strategic competition through service delivery has become a hallmark of the innovative manufacturing companies, providing the companies with a robust means to protect their market from competitors. Thus, there is a growing interest in researching the role of services in sustaining the competitiveness of manufacturing industry.Service-oriented approaches, which incorporate this shift in business\' focus from offering isolated products, to proposing integrated solutions, have been addressed in the literature as servitization, and typically entail innovations in the company\'s business model (BM). The goal of this research is investigating how companies can promote transformations in their BMs to support their servitization strategies, and proposing a set of artifacts to support them in the implementation of these strategies, since the following research problem: \"How to innovate the BM of a company which adopts the servitization strategy? \", which unfolds in the following questions: (i) what are the main motivating factors for a company to adopt the servitization strategy?; (ii) how to represent the BM of a company incorporating the service-dominant logic, more suitable for servitization?; (iii) how to innovate a company\'s BM to implement its servitization strategy ?; and (iv) how to apply the proposed artifacts to support the implementation of the servitization strategy in a company? An exploratory and prescriptive research is carried out, based on the design science research methodology, and supported by a systematic literature review on the related subjects, aiming at proposing artifacts in response to the questions posed. The demonstration of the proposed artifacts is done by means of a case study in a multinational company, which manufactures medical devices, followed by an assessment of this demonstration, supported by the thinking aloud method. From the four research questions, the following results are obtained: (i) identification, analysis and categorization of the main motivating factors for servitization adoption; (ii) proposing a BM architecture according to the service-dominant logic, to help the servitization study; (iii) proposing an innovation process for the company\'s BM, to implement the servitization; and (iv) demonstration and assessment of the proposed BM architecture for servitization. The research offers contributions to the literature of BM and servitization, and to practitioners, proposing the artifacts business model canvas for servitization (BMCS) and the IPIDI process for innovation of BM for servitization, besides some methodological contributions related to design science research and thinking aloud.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPedroso, Marcelo CaldeiraCosta, Renato Machado2017-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17082017-094629/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-17082017-094629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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description Empresas de manufatura tradicionalmente concentram os seus esforços em concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos físicos. No entanto, alguns fabricantes têm alterado suas estratégias de negócio, complementando a venda de produtos com o fornecimento de serviços, incorporando conhecimentos e atividades associados ao seu uso, e gerando maior percepção de valor por parte dos seus clientes. Com isso, a competição estratégica por meio de serviços tem se tornado uma marca distintiva das empresas de manufatura inovadoras, proporcionando à empresa um meio robusto para proteger o seu mercado dos concorrentes. Assim, observa-se um interesse crescente em pesquisas sobre o papel dos serviços para sustentar a competitividade da indústria. Abordagens orientadas a serviço, que incorporam esta mudança de foco do negócio, da oferta de produtos isolados para soluções integradas, têm sido tratadas na comunidade acadêmica como servitização, e tipicamente acarretam inovações no modelo de negócios (MN) da empresa. O objetivo deste trabalho é investigar como as empresas podem promover inovações em seus MNs para suportar suas estratégias de servitização, e propor um conjunto de artefatos para apoiá-las na implantação destas estratégias, a partir do seguinte problema de pesquisa: \"Como inovar o MN de uma empresa que adota a estratégia de servitização?\", que se desdobra nas seguintes questões: (i) quais são os principais fatores motivadores para uma empresa adotar a estratégia de servitização?; (ii) como representar o MN de uma empresa incorporando a lógica dominante de serviço, mais adequada para servitização?; (iii) como inovar o MN de uma empresa para implantar sua estratégia de servitização?; e (iv) como aplicar os artefatos propostos para apoiar a implantação da estratégia de servitização em uma empresa? Realiza-se uma pesquisa de natureza exploratória e prescritiva, baseada no método design scienceresearche amparada por uma revisão sistemática da literatura sobre os temas correlatos, visando propor artefatos em resposta às questões colocadas. A demonstração de um dos artefatos propostos é feita com suporte de um estudo de caso em uma empresa multinacional, fabricante de equipamentos médicos, seguida por uma avaliação empírica desta demonstração, suportada pelo método thinkingaloud. A partir das quatro questões de pesquisa, são obtidos os seguintes resultados: (i) identificação, análise e categorização dos principais fatores motivadores para adoção da servitização; (ii) proposição de uma arquitetura de MN incorporando a lógica dominante de serviço, para facilitar o estudo da servitização; (iii) proposição de um processo de inovação do MN da empresa, para implantar a servitização. e (iv) demonstração e avaliação da arquitetura proposta de MN para servitização. A pesquisa oferece contribuições à literatura de MN e servitização, e aos gestores de empresas, propondo os artefatos canvas do modelo de negócios para servitização (CMNS) e o processo IPIDI para inovação do MN para servitização, além de contribuições metodológicas relativas a design scienceresearch e thinking aloud.
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