Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoni, Patricia Hilda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18112019-163505/
Resumo: Esta pesquisa investiga o papel do currículo, partindo de uma noção genérica de currículo como documento oficial que regulamenta o ensino em seus vários níveis. O estudo está delimitado pelo interesse geral em educação e por um recorte específico voltado ao ensino de Língua Estrangeira tal como o propõem dois currículos argentinos do final do século XX e começo do século XXI. Tomados como referenciais curriculares nacionais de Língua Estrangeira, os Conteúdos Básicos Comuns (CBC-LE: ARGENTINA, 1995; 1997) e os Núcleos de Aprendizagens Prioritárias (NAP-LE: ARGENTINA, 2012), esses documentos têm em comum o fato de atenderem, de diferentes maneiras, a uma orientação plurilíngue. Além de tomar como objeto de investigação essas diretrizes nacionais para o ensino de língua estrangeira, a investigação se estende ao que se denomina no presente trabalho de texto epicurricular, expressão que designa aqueles documentos que, sendo explicativos e/ou de aprofundamento em relação a determinado currículo, têm por função antecipar o currículo (antes de sua aprovação e publicação); acompanhar o processo de sua produção; retomar a sua voz, consolidando e reinterpretando seus sentidos, tornando-se, desse modo, quase inseparáveis dele. Do ponto de vista teórico, o trabalho se estrutura, num primeiro momento, pela discussão, no campo da linguagem, das várias noções de língua estrangeira e, no campo da Educação, das várias noções de currículo. A análise dos documentos parte da teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin (1997 [1979]), definindo o currículo como um gênero do discurso e interrogando a esfera por onde ele circula, além de interpretá-lo por meio da noção de acontecimento discursivo (PÊCHEUX, 2015 [1990]). A massa linguística do material é analisada segundo metodologia da Análise do Discurso, operando, em particular, com a relação intra e interdiscurso tal como proposta por Courtine (1981) e com a noção de formação discursiva (PÊCHEUX, 2009 [1975]). Os resultados obtidos levam a formações discursivas, que, marcando-se pela convivência, se apresentam assumindo, por um lado, uma posição mais restritiva (talvez mais prescritiva) a dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC-LE) e uma perspectiva mais integradora da relação interlínguas a dos Núcleos de Aprendizagens Prioritárias (NAP-LE). Como contribuição para a área de Linguística Aplicada e para a prática didático-pedagógica, o trabalho abre diversas perspectivas de compreensão do currículo e de como o seu sentido depende dos documentos epicurriculares com os quais dialoga.
id USP_73eefcb714712d300332719e22aae067
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18112019-163505
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentidoCurricula and epicurricular texts: production, circulation and sense effectsCurrículoCurriculumEnsino de língua estrangeiraEnsino de línguasEpicurricular textForeign language teachingGênero do discursoLanguage teachingSpeech genreTexto epicurricularEsta pesquisa investiga o papel do currículo, partindo de uma noção genérica de currículo como documento oficial que regulamenta o ensino em seus vários níveis. O estudo está delimitado pelo interesse geral em educação e por um recorte específico voltado ao ensino de Língua Estrangeira tal como o propõem dois currículos argentinos do final do século XX e começo do século XXI. Tomados como referenciais curriculares nacionais de Língua Estrangeira, os Conteúdos Básicos Comuns (CBC-LE: ARGENTINA, 1995; 1997) e os Núcleos de Aprendizagens Prioritárias (NAP-LE: ARGENTINA, 2012), esses documentos têm em comum o fato de atenderem, de diferentes maneiras, a uma orientação plurilíngue. Além de tomar como objeto de investigação essas diretrizes nacionais para o ensino de língua estrangeira, a investigação se estende ao que se denomina no presente trabalho de texto epicurricular, expressão que designa aqueles documentos que, sendo explicativos e/ou de aprofundamento em relação a determinado currículo, têm por função antecipar o currículo (antes de sua aprovação e publicação); acompanhar o processo de sua produção; retomar a sua voz, consolidando e reinterpretando seus sentidos, tornando-se, desse modo, quase inseparáveis dele. Do ponto de vista teórico, o trabalho se estrutura, num primeiro momento, pela discussão, no campo da linguagem, das várias noções de língua estrangeira e, no campo da Educação, das várias noções de currículo. A análise dos documentos parte da teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin (1997 [1979]), definindo o currículo como um gênero do discurso e interrogando a esfera por onde ele circula, além de interpretá-lo por meio da noção de acontecimento discursivo (PÊCHEUX, 2015 [1990]). A massa linguística do material é analisada segundo metodologia da Análise do Discurso, operando, em particular, com a relação intra e interdiscurso tal como proposta por Courtine (1981) e com a noção de formação discursiva (PÊCHEUX, 2009 [1975]). Os resultados obtidos levam a formações discursivas, que, marcando-se pela convivência, se apresentam assumindo, por um lado, uma posição mais restritiva (talvez mais prescritiva) a dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC-LE) e uma perspectiva mais integradora da relação interlínguas a dos Núcleos de Aprendizagens Prioritárias (NAP-LE). Como contribuição para a área de Linguística Aplicada e para a prática didático-pedagógica, o trabalho abre diversas perspectivas de compreensão do currículo e de como o seu sentido depende dos documentos epicurriculares com os quais dialoga.This research project is based on a broad conception of a curriculum as an official document that governs teaching at different levels. The study is marked off by a general interest in education and a specific focus on the teaching of foreign languages, in accordance with the proposals found in two Argentine curricula drawn up respectively at the end of the 20th and the beginning of the 21st century. The Common Core Contents (CBC-LE: ARGENTINA, 1995; 1997) and the Priority Learning Nuclei (NAP-LE: ARGENTINA, 2012), insofar as they contain the national guidelines for Foreign Languages, are based, in different ways, on a multilingual orientation of teaching. This thesis approaches curricular materials as its object of research and analyzes what are known as epicurricular materials. These are texts which, having an explanatory function and/or analyzing a specific curriculum in depth, anticipate such curriculum (before approval and publication), follow up its production process and become the voice of the curricular text, thus consolidating and reinterpreting its meanings; they are practically inseparable from the curriculum itself. The documentation used for this project has been analyzed as per Bakhtins theory of speech genres (1997 [1979]); a curriculum is defined as a specific discourse genre, its sphere of circulation is examined and it is interpreted by means of the notion of discursive event (PÊCHEUX, 2015 [1990]). The methodology of Discourse Analysis has been used for the examination of linguistic materials; Courtines (1981) intra and interdiscoursal relationships have been applied, as well as the notion of discursive formations (PÊCHEUX, 2009 [1975]). Research results identify discursive formations that present a restrictive position for the Common Core Contents (CBC-LE) and an integrative perspective for the Priority Learning Nuclei (NAP-LE). As a contribution to the field of Applied Linguistics and for pedagogical-didactic practice, this thesis opens up diverse perspectives for the understanding of a curriculum and of how its meaning is dependent on the epicurricular texts to which it is related.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Manoel Luiz GoncalvesFranzoni, Patricia Hilda2019-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18112019-163505/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T23:00:01Zoai:teses.usp.br:tde-18112019-163505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T23:00:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
Curricula and epicurricular texts: production, circulation and sense effects
title Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
spellingShingle Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
Franzoni, Patricia Hilda
Currículo
Curriculum
Ensino de língua estrangeira
Ensino de línguas
Epicurricular text
Foreign language teaching
Gênero do discurso
Language teaching
Speech genre
Texto epicurricular
title_short Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
title_full Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
title_fullStr Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
title_full_unstemmed Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
title_sort Currículos e textos epicurriculares: produção, circulação e efeitos de sentido
author Franzoni, Patricia Hilda
author_facet Franzoni, Patricia Hilda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Manoel Luiz Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoni, Patricia Hilda
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Curriculum
Ensino de língua estrangeira
Ensino de línguas
Epicurricular text
Foreign language teaching
Gênero do discurso
Language teaching
Speech genre
Texto epicurricular
topic Currículo
Curriculum
Ensino de língua estrangeira
Ensino de línguas
Epicurricular text
Foreign language teaching
Gênero do discurso
Language teaching
Speech genre
Texto epicurricular
description Esta pesquisa investiga o papel do currículo, partindo de uma noção genérica de currículo como documento oficial que regulamenta o ensino em seus vários níveis. O estudo está delimitado pelo interesse geral em educação e por um recorte específico voltado ao ensino de Língua Estrangeira tal como o propõem dois currículos argentinos do final do século XX e começo do século XXI. Tomados como referenciais curriculares nacionais de Língua Estrangeira, os Conteúdos Básicos Comuns (CBC-LE: ARGENTINA, 1995; 1997) e os Núcleos de Aprendizagens Prioritárias (NAP-LE: ARGENTINA, 2012), esses documentos têm em comum o fato de atenderem, de diferentes maneiras, a uma orientação plurilíngue. Além de tomar como objeto de investigação essas diretrizes nacionais para o ensino de língua estrangeira, a investigação se estende ao que se denomina no presente trabalho de texto epicurricular, expressão que designa aqueles documentos que, sendo explicativos e/ou de aprofundamento em relação a determinado currículo, têm por função antecipar o currículo (antes de sua aprovação e publicação); acompanhar o processo de sua produção; retomar a sua voz, consolidando e reinterpretando seus sentidos, tornando-se, desse modo, quase inseparáveis dele. Do ponto de vista teórico, o trabalho se estrutura, num primeiro momento, pela discussão, no campo da linguagem, das várias noções de língua estrangeira e, no campo da Educação, das várias noções de currículo. A análise dos documentos parte da teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin (1997 [1979]), definindo o currículo como um gênero do discurso e interrogando a esfera por onde ele circula, além de interpretá-lo por meio da noção de acontecimento discursivo (PÊCHEUX, 2015 [1990]). A massa linguística do material é analisada segundo metodologia da Análise do Discurso, operando, em particular, com a relação intra e interdiscurso tal como proposta por Courtine (1981) e com a noção de formação discursiva (PÊCHEUX, 2009 [1975]). Os resultados obtidos levam a formações discursivas, que, marcando-se pela convivência, se apresentam assumindo, por um lado, uma posição mais restritiva (talvez mais prescritiva) a dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC-LE) e uma perspectiva mais integradora da relação interlínguas a dos Núcleos de Aprendizagens Prioritárias (NAP-LE). Como contribuição para a área de Linguística Aplicada e para a prática didático-pedagógica, o trabalho abre diversas perspectivas de compreensão do currículo e de como o seu sentido depende dos documentos epicurriculares com os quais dialoga.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18112019-163505/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18112019-163505/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257118066868224