Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faraco, André Frota Contreras
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-19082022-113813/
Resumo: A presente pesquisa aborda questões relacionadas às ações que aproximam patrimônio cultural e educação, recorrentemente denominadas como Educação Patrimonial. Para isso, o objetivo central consiste em aprofundar a base conceitual da Educação Patrimonial como processos educativos, como um campo de estudos transversal à educação e ao patrimônio cultural, a fim de consolidar referenciais teóricos, estratégias de ação e ferramentas possíveis para o desenvolvimento desses processos, a partir de uma experiência de Educação Patrimonial com um grupo de alunos regulares do Campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Tem-se como hipótese de investigação que a Educação Patrimonial, como processo educativo participativo, é imprescindível para identificar as referências culturais que são os sentidos atribuídos ao Patrimônio Cultural dos universitários em São Carlos, SP, e se constitui como um instrumento fundamental no esforço coletivo de construção de uma sociedade participativa que se reconheça e se afirme a partir das suas próprias referências culturais. O desenvolvimento da pesquisa considera uma sociedade já impactada pelas tecnologias de informação e comunicação, em que a cultura digital é uma realidade. Por meio de estratégias combinadas, a pesquisa em geral recorreu ao método qualitativo, por buscar a explicação de um fenômeno social em um contexto complexo e contemporâneo, que é a Educação Patrimonial, que foi investigada de uma maneira holística como uma intersecção dos conjuntos das áreas da Educação e do Patrimônio Cultural, somando aqui a contribuição do método histórico para estabelecer o percurso do campo da Educação Patrimonial desde a década de 1970. Recorreu-se, ainda, ao método da pesquisa-ação, propondo-se uma investigação exploratória a partir do desenvolvimento de um processo educativo de Educação Patrimonial em São Carlos, SP, de forma remota, virtual e com atividades síncronas e assíncronas, que tenha, como produto final, a elaboração de um inventário participativo audiovisual. Estruturalmente, o projeto se estabelece em três momentos. O primeiro momento, com a revisão conceitual de Educação Patrimonial como processo educativo, estabelecido a partir da revisão e análise bibliográficas. O segundo, com a investigação exploratória. E no terceiro momento, foram construídas análises qualitativas, a partir da análise e interpretação dos resultados da experiência do processo educativo em São Carlos e do produto final desta experiência o Inventário Participativo audiovisual. Espera-se, assim, que a pesquisa contribua ao campo da Educação Patrimonial, consolidando-o como um campo em que os processos educativos visam à construção coletiva do conhecimento, considerando que os educandos possuem as suas referências culturais que são constituídas pela maneira que são e estão no mundo mundo este cuja realidade é a da informação e da comunicação pelos recursos digitais. Desse modo, em meio a difusão de ações conscientizadoras e instrutivistas, que desconsideram os contextos socioculturais dos educandos, este trabalho propõe a superação de uma visão hegemônica dos bens culturais, e o estudo de uma ação que autonomize os educandos para que se reconheçam e se afirmem pelas suas referências culturais, colaborando na construção de uma sociedade mais participativa e no fortalecimento e reconhecimento da pluralidade de memórias dos grupos sociais que compõem a sociedade brasileira.
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Para isso, o objetivo central consiste em aprofundar a base conceitual da Educação Patrimonial como processos educativos, como um campo de estudos transversal à educação e ao patrimônio cultural, a fim de consolidar referenciais teóricos, estratégias de ação e ferramentas possíveis para o desenvolvimento desses processos, a partir de uma experiência de Educação Patrimonial com um grupo de alunos regulares do Campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Tem-se como hipótese de investigação que a Educação Patrimonial, como processo educativo participativo, é imprescindível para identificar as referências culturais que são os sentidos atribuídos ao Patrimônio Cultural dos universitários em São Carlos, SP, e se constitui como um instrumento fundamental no esforço coletivo de construção de uma sociedade participativa que se reconheça e se afirme a partir das suas próprias referências culturais. O desenvolvimento da pesquisa considera uma sociedade já impactada pelas tecnologias de informação e comunicação, em que a cultura digital é uma realidade. Por meio de estratégias combinadas, a pesquisa em geral recorreu ao método qualitativo, por buscar a explicação de um fenômeno social em um contexto complexo e contemporâneo, que é a Educação Patrimonial, que foi investigada de uma maneira holística como uma intersecção dos conjuntos das áreas da Educação e do Patrimônio Cultural, somando aqui a contribuição do método histórico para estabelecer o percurso do campo da Educação Patrimonial desde a década de 1970. Recorreu-se, ainda, ao método da pesquisa-ação, propondo-se uma investigação exploratória a partir do desenvolvimento de um processo educativo de Educação Patrimonial em São Carlos, SP, de forma remota, virtual e com atividades síncronas e assíncronas, que tenha, como produto final, a elaboração de um inventário participativo audiovisual. Estruturalmente, o projeto se estabelece em três momentos. O primeiro momento, com a revisão conceitual de Educação Patrimonial como processo educativo, estabelecido a partir da revisão e análise bibliográficas. O segundo, com a investigação exploratória. E no terceiro momento, foram construídas análises qualitativas, a partir da análise e interpretação dos resultados da experiência do processo educativo em São Carlos e do produto final desta experiência o Inventário Participativo audiovisual. Espera-se, assim, que a pesquisa contribua ao campo da Educação Patrimonial, consolidando-o como um campo em que os processos educativos visam à construção coletiva do conhecimento, considerando que os educandos possuem as suas referências culturais que são constituídas pela maneira que são e estão no mundo mundo este cuja realidade é a da informação e da comunicação pelos recursos digitais. Desse modo, em meio a difusão de ações conscientizadoras e instrutivistas, que desconsideram os contextos socioculturais dos educandos, este trabalho propõe a superação de uma visão hegemônica dos bens culturais, e o estudo de uma ação que autonomize os educandos para que se reconheçam e se afirmem pelas suas referências culturais, colaborando na construção de uma sociedade mais participativa e no fortalecimento e reconhecimento da pluralidade de memórias dos grupos sociais que compõem a sociedade brasileira.The present research addresses issues related to the actions that bring cultural heritage and education together, recurrently referred to as Heritage Education. To this end, the central objective is to deepen the conceptual basis of Heritage Education as educational processes, as a cross-cutting field of study to education and cultural heritage, in order to consolidate theoretical frameworks, action strategies and possible tools for the development of these processes, based on an experience of Heritage Education with a group of regular students of the University of São Paulo (USP) at the campus in São Carlos. The research hypothesis is that Heritage Education, as a participatory educational process, is essential to identify the cultural references - which are the meanings attributed to Cultural Heritage - of university students in São Carlos, SP, and that it constitutes a fundamental instrument in the collective effort to build a participatory society that recognizes and affirms itself on the basis of its own cultural references. The research development considers a society already impacted by information and communication technologies, in which digital culture is a reality. Through the use of combined strategies, the research in general resorted to the qualitative method, for seeking the explanation of a social phenomenon in a complex and contemporary context, which is Heritage Education, which has been investigated in a holistic manner as an intersection of the sets of the fields of Education and Cultural Heritage, adding here the contribution of the historical method to establish the course of the Heritage Education field since the 1970s. The action-research method has also been applied, proposing an exploratory investigation from the development of an educational process of Heritage Education in São Carlos, SP, in a remote and virtual manner, with synchronous and asynchronous activities, which has, as a final product, the elaboration of an audiovisual participatory inventory. Structurally, the project has been established in three moments. The first moment, with the conceptual review of Heritage Education as an educational process, established from the literature review and analysis. The second one, by exploratory research. And in the third moment, qualitative analyses were built, based on the analysis and interpretation of the results of the experience of the educational process in São Carlos and the final product of such experience - the participatory audiovisual inventory. The research is expected to contribute to the field of Heritage Education, consolidating it as a field in which the educational processes aim at the collective construction of knowledge, considering that the students have their cultural references that are constituted by the way they are and behave in the world - a world whose reality is that of information and communication through digital resources. Therefore, in the midst of the dissemination of awarenessraising and instructivist actions which disregard the socio-cultural contexts of the students, this work proposes to overcome a hegemonic view of cultural goods, and to study an action that autonomizes students so that they recognize and affirm themselves through their cultural references, collaborating in the construction of a more participatory society and in the strengthening and recognition of the plurality of memories of the social groups that form Brazilian society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVizioli, Simone Helena TanoueFaraco, André Frota Contreras2022-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-19082022-113813/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-05T19:36:07Zoai:teses.usp.br:tde-19082022-113813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-05T19:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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