Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/ |
Resumo: | Nossa sociedade encaixotou os conhecimentos em prateleiras disciplinares, isolando-as umas das outras, permitindo que o ensino seja muitas vezes pouco prazeroso. Por conta desta forma de organizar os conteúdos, muitos alunos não conseguem enxergar quão rica é a interação e integração entre áreas distintas do conhecimento. O objetivo dessa dissertação foi investigar e analisar a elaboração e aplicação de uma estratégia educacional interdisciplinar a partir de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para as áreas de Educação Física e Matemática. De natureza qualitativa, realizou-se uma pesquisa-ação em dois ciclos. O primeiro ciclo ocorreu com uma turma 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada. Realizaram-se 8 encontros com os alunos, em dias alternados. O resultado foi satisfatório, mas verificou-se a necessidade de um aprimoramento da estratégia educacional. Verificou-se que, para facilitar a aplicação da ABP seria necessário construir um Guia de Projeto Interdisciplinar. Foi realizado o segundo ciclo de aplicação da ABP, simultaneamente em duas escolas, uma pública e outra privada. Participaram desta atividade 24 alunos do 8º ano do ensino Fundamental na escola pública e 31 alunos do 8º ano na escola privada. O resultado trouxe novos aprendizados e a partir deles, o Guia de Projeto Interdisciplinar foi aperfeiçoado. O produto principal desta dissertação é um Guia de Projeto Interdisciplinar direcionado para professores que desejem trabalhar de forma interdisciplinar com conteúdos de Educação Física e Matemática, e que com adaptações possa ser utilizado por outras disciplinas e áreas do conhecimento. |
id |
USP_76aefdbac8b603dc02a07c72df77883f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25082021-125144 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemáticaInterdisciplinary teaching and learning through PBL: a proposal relating physical education and mathematicsAprendizagem Baseada em ProjetosEducação FísicaInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityMatemáticaMathematicsPhysical EducationProject Based LearningNossa sociedade encaixotou os conhecimentos em prateleiras disciplinares, isolando-as umas das outras, permitindo que o ensino seja muitas vezes pouco prazeroso. Por conta desta forma de organizar os conteúdos, muitos alunos não conseguem enxergar quão rica é a interação e integração entre áreas distintas do conhecimento. O objetivo dessa dissertação foi investigar e analisar a elaboração e aplicação de uma estratégia educacional interdisciplinar a partir de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para as áreas de Educação Física e Matemática. De natureza qualitativa, realizou-se uma pesquisa-ação em dois ciclos. O primeiro ciclo ocorreu com uma turma 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada. Realizaram-se 8 encontros com os alunos, em dias alternados. O resultado foi satisfatório, mas verificou-se a necessidade de um aprimoramento da estratégia educacional. Verificou-se que, para facilitar a aplicação da ABP seria necessário construir um Guia de Projeto Interdisciplinar. Foi realizado o segundo ciclo de aplicação da ABP, simultaneamente em duas escolas, uma pública e outra privada. Participaram desta atividade 24 alunos do 8º ano do ensino Fundamental na escola pública e 31 alunos do 8º ano na escola privada. O resultado trouxe novos aprendizados e a partir deles, o Guia de Projeto Interdisciplinar foi aperfeiçoado. O produto principal desta dissertação é um Guia de Projeto Interdisciplinar direcionado para professores que desejem trabalhar de forma interdisciplinar com conteúdos de Educação Física e Matemática, e que com adaptações possa ser utilizado por outras disciplinas e áreas do conhecimento.Our society has encased knowledge in disciplinary shelves, isolating them. As a result of it, teaching may often be less pleasant as it should. Because of this way of organizing content, many students are not able to perceive how rich the interaction among the different areas of knowledge is. The aim of this dissertation was to investigate and analyze the development and application of an interdisciplinary educational strategy based on Project Based Learning (PBL) for the areas of Physical Education and Mathematics. In a qualitative way, an action research was conducted in two cycles. The first one was performed with a group of 32 students in the 8th grade (students aged between 13 and 14) in a private school. 8 meetings were held with students on alternate days. The result was satisfactory, but there was a need to improve the educational strategy. It was observed that, to facilitate the PBL application, it would be necessary to make an Interdisciplinary Project Guide. The second cycle application was carried out simultaneously in two schools, a public and a private one. A group of 24 students in the 8th grade in a public school and other group of 31 students in the 8th grade in a private school participated in this activity. The results brought new ways of learning which helped to improve the Interdisciplinary Project Guide. The main product of this dissertation is an Interdisciplinary Project Guide directed to teachers who aim to work in an interdisciplinary way with Physical Education and Mathematics contents, and with some adjustments, can be used with other school subjects and areas of knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Marco Antonio CarvalhoFuzaro, Tiago Cesar2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-25T15:52:02Zoai:teses.usp.br:tde-25082021-125144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-25T15:52:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática Interdisciplinary teaching and learning through PBL: a proposal relating physical education and mathematics |
title |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática Fuzaro, Tiago Cesar Aprendizagem Baseada em Projetos Educação Física Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Matemática Mathematics Physical Education Project Based Learning |
title_short |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática |
title_full |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática |
title_sort |
Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática |
author |
Fuzaro, Tiago Cesar |
author_facet |
Fuzaro, Tiago Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Marco Antonio Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuzaro, Tiago Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Projetos Educação Física Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Matemática Mathematics Physical Education Project Based Learning |
topic |
Aprendizagem Baseada em Projetos Educação Física Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Matemática Mathematics Physical Education Project Based Learning |
description |
Nossa sociedade encaixotou os conhecimentos em prateleiras disciplinares, isolando-as umas das outras, permitindo que o ensino seja muitas vezes pouco prazeroso. Por conta desta forma de organizar os conteúdos, muitos alunos não conseguem enxergar quão rica é a interação e integração entre áreas distintas do conhecimento. O objetivo dessa dissertação foi investigar e analisar a elaboração e aplicação de uma estratégia educacional interdisciplinar a partir de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para as áreas de Educação Física e Matemática. De natureza qualitativa, realizou-se uma pesquisa-ação em dois ciclos. O primeiro ciclo ocorreu com uma turma 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada. Realizaram-se 8 encontros com os alunos, em dias alternados. O resultado foi satisfatório, mas verificou-se a necessidade de um aprimoramento da estratégia educacional. Verificou-se que, para facilitar a aplicação da ABP seria necessário construir um Guia de Projeto Interdisciplinar. Foi realizado o segundo ciclo de aplicação da ABP, simultaneamente em duas escolas, uma pública e outra privada. Participaram desta atividade 24 alunos do 8º ano do ensino Fundamental na escola pública e 31 alunos do 8º ano na escola privada. O resultado trouxe novos aprendizados e a partir deles, o Guia de Projeto Interdisciplinar foi aperfeiçoado. O produto principal desta dissertação é um Guia de Projeto Interdisciplinar direcionado para professores que desejem trabalhar de forma interdisciplinar com conteúdos de Educação Física e Matemática, e que com adaptações possa ser utilizado por outras disciplinas e áreas do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091074824601600 |