Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzaro, Tiago Cesar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/
Resumo: Nossa sociedade encaixotou os conhecimentos em prateleiras disciplinares, isolando-as umas das outras, permitindo que o ensino seja muitas vezes pouco prazeroso. Por conta desta forma de organizar os conteúdos, muitos alunos não conseguem enxergar quão rica é a interação e integração entre áreas distintas do conhecimento. O objetivo dessa dissertação foi investigar e analisar a elaboração e aplicação de uma estratégia educacional interdisciplinar a partir de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para as áreas de Educação Física e Matemática. De natureza qualitativa, realizou-se uma pesquisa-ação em dois ciclos. O primeiro ciclo ocorreu com uma turma 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada. Realizaram-se 8 encontros com os alunos, em dias alternados. O resultado foi satisfatório, mas verificou-se a necessidade de um aprimoramento da estratégia educacional. Verificou-se que, para facilitar a aplicação da ABP seria necessário construir um Guia de Projeto Interdisciplinar. Foi realizado o segundo ciclo de aplicação da ABP, simultaneamente em duas escolas, uma pública e outra privada. Participaram desta atividade 24 alunos do 8º ano do ensino Fundamental na escola pública e 31 alunos do 8º ano na escola privada. O resultado trouxe novos aprendizados e a partir deles, o Guia de Projeto Interdisciplinar foi aperfeiçoado. O produto principal desta dissertação é um Guia de Projeto Interdisciplinar direcionado para professores que desejem trabalhar de forma interdisciplinar com conteúdos de Educação Física e Matemática, e que com adaptações possa ser utilizado por outras disciplinas e áreas do conhecimento.
id USP_76aefdbac8b603dc02a07c72df77883f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25082021-125144
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemáticaInterdisciplinary teaching and learning through PBL: a proposal relating physical education and mathematicsAprendizagem Baseada em ProjetosEducação FísicaInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityMatemáticaMathematicsPhysical EducationProject Based LearningNossa sociedade encaixotou os conhecimentos em prateleiras disciplinares, isolando-as umas das outras, permitindo que o ensino seja muitas vezes pouco prazeroso. Por conta desta forma de organizar os conteúdos, muitos alunos não conseguem enxergar quão rica é a interação e integração entre áreas distintas do conhecimento. O objetivo dessa dissertação foi investigar e analisar a elaboração e aplicação de uma estratégia educacional interdisciplinar a partir de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para as áreas de Educação Física e Matemática. De natureza qualitativa, realizou-se uma pesquisa-ação em dois ciclos. O primeiro ciclo ocorreu com uma turma 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada. Realizaram-se 8 encontros com os alunos, em dias alternados. O resultado foi satisfatório, mas verificou-se a necessidade de um aprimoramento da estratégia educacional. Verificou-se que, para facilitar a aplicação da ABP seria necessário construir um Guia de Projeto Interdisciplinar. Foi realizado o segundo ciclo de aplicação da ABP, simultaneamente em duas escolas, uma pública e outra privada. Participaram desta atividade 24 alunos do 8º ano do ensino Fundamental na escola pública e 31 alunos do 8º ano na escola privada. O resultado trouxe novos aprendizados e a partir deles, o Guia de Projeto Interdisciplinar foi aperfeiçoado. O produto principal desta dissertação é um Guia de Projeto Interdisciplinar direcionado para professores que desejem trabalhar de forma interdisciplinar com conteúdos de Educação Física e Matemática, e que com adaptações possa ser utilizado por outras disciplinas e áreas do conhecimento.Our society has encased knowledge in disciplinary shelves, isolating them. As a result of it, teaching may often be less pleasant as it should. Because of this way of organizing content, many students are not able to perceive how rich the interaction among the different areas of knowledge is. The aim of this dissertation was to investigate and analyze the development and application of an interdisciplinary educational strategy based on Project Based Learning (PBL) for the areas of Physical Education and Mathematics. In a qualitative way, an action research was conducted in two cycles. The first one was performed with a group of 32 students in the 8th grade (students aged between 13 and 14) in a private school. 8 meetings were held with students on alternate days. The result was satisfactory, but there was a need to improve the educational strategy. It was observed that, to facilitate the PBL application, it would be necessary to make an Interdisciplinary Project Guide. The second cycle application was carried out simultaneously in two schools, a public and a private one. A group of 24 students in the 8th grade in a public school and other group of 31 students in the 8th grade in a private school participated in this activity. The results brought new ways of learning which helped to improve the Interdisciplinary Project Guide. The main product of this dissertation is an Interdisciplinary Project Guide directed to teachers who aim to work in an interdisciplinary way with Physical Education and Mathematics contents, and with some adjustments, can be used with other school subjects and areas of knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Marco Antonio CarvalhoFuzaro, Tiago Cesar2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-25T15:52:02Zoai:teses.usp.br:tde-25082021-125144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-25T15:52:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
Interdisciplinary teaching and learning through PBL: a proposal relating physical education and mathematics
title Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
spellingShingle Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
Fuzaro, Tiago Cesar
Aprendizagem Baseada em Projetos
Educação Física
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Matemática
Mathematics
Physical Education
Project Based Learning
title_short Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
title_full Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
title_fullStr Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
title_sort Ensino e aprendizagem interdisciplinar por meio da ABP: uma proposta relacionando educação física e matemática
author Fuzaro, Tiago Cesar
author_facet Fuzaro, Tiago Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Marco Antonio Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuzaro, Tiago Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Projetos
Educação Física
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Matemática
Mathematics
Physical Education
Project Based Learning
topic Aprendizagem Baseada em Projetos
Educação Física
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Matemática
Mathematics
Physical Education
Project Based Learning
description Nossa sociedade encaixotou os conhecimentos em prateleiras disciplinares, isolando-as umas das outras, permitindo que o ensino seja muitas vezes pouco prazeroso. Por conta desta forma de organizar os conteúdos, muitos alunos não conseguem enxergar quão rica é a interação e integração entre áreas distintas do conhecimento. O objetivo dessa dissertação foi investigar e analisar a elaboração e aplicação de uma estratégia educacional interdisciplinar a partir de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para as áreas de Educação Física e Matemática. De natureza qualitativa, realizou-se uma pesquisa-ação em dois ciclos. O primeiro ciclo ocorreu com uma turma 32 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada. Realizaram-se 8 encontros com os alunos, em dias alternados. O resultado foi satisfatório, mas verificou-se a necessidade de um aprimoramento da estratégia educacional. Verificou-se que, para facilitar a aplicação da ABP seria necessário construir um Guia de Projeto Interdisciplinar. Foi realizado o segundo ciclo de aplicação da ABP, simultaneamente em duas escolas, uma pública e outra privada. Participaram desta atividade 24 alunos do 8º ano do ensino Fundamental na escola pública e 31 alunos do 8º ano na escola privada. O resultado trouxe novos aprendizados e a partir deles, o Guia de Projeto Interdisciplinar foi aperfeiçoado. O produto principal desta dissertação é um Guia de Projeto Interdisciplinar direcionado para professores que desejem trabalhar de forma interdisciplinar com conteúdos de Educação Física e Matemática, e que com adaptações possa ser utilizado por outras disciplinas e áreas do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-25082021-125144/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091074824601600