Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolin, Paula Suelí Periotto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-102819/
Resumo: Este trabalho visa apresentar possíveis transformações nos saberes docentes, reconhecidas por professores do Ensino Médio que viveram o processo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, nos anos de 2020 e 2021. Para isso, estabeleceu-se como universo a experiência de três docentes de uma escola filantrópica, na região central de São Paulo (SP), procurando: a) analisar como lidaram com limitações, oportunidades e dificuldades nos processos de adequar a prática para o Ensino Remoto e se b) os entrevistados buscaram incorporar, na volta ao ensino presencial, aspectos dessa transformação na prática pedagógica, a fim de c) identificar as considerações a respeito do impacto da experiência do ERE em seus saberes docentes. A pesquisa se posiciona no campo teórico, nas investigações a respeito dos saberes docentes de Maurice Tardif (2014), além de dialogar com outros autores do campo, como Jorge Larrosa Bondía (2002) e Michaël Huberman (2000). Para os professores serem a principal fonte da análise, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para captar os dados, com uma amostra de professoras da referida escola, com base em um instrumento de pesquisa desenvolvido a partir de revisão bibliográfica sobre o tema.
id USP_77c6a96c084bcbd631084d25ba637d40
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22042024-102819
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizadosTeaching knowledge and Emergency Remote Teaching: reflections of high school teachers on transformations and learningDigital Information and Communication TechnologiesEmergency Remote TeachingEnsino Remoto EmergencialPedagogical KnowledgeSaberes docentesTecnologias Digitais da Informação e da ComunicaçãoEste trabalho visa apresentar possíveis transformações nos saberes docentes, reconhecidas por professores do Ensino Médio que viveram o processo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, nos anos de 2020 e 2021. Para isso, estabeleceu-se como universo a experiência de três docentes de uma escola filantrópica, na região central de São Paulo (SP), procurando: a) analisar como lidaram com limitações, oportunidades e dificuldades nos processos de adequar a prática para o Ensino Remoto e se b) os entrevistados buscaram incorporar, na volta ao ensino presencial, aspectos dessa transformação na prática pedagógica, a fim de c) identificar as considerações a respeito do impacto da experiência do ERE em seus saberes docentes. A pesquisa se posiciona no campo teórico, nas investigações a respeito dos saberes docentes de Maurice Tardif (2014), além de dialogar com outros autores do campo, como Jorge Larrosa Bondía (2002) e Michaël Huberman (2000). Para os professores serem a principal fonte da análise, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para captar os dados, com uma amostra de professoras da referida escola, com base em um instrumento de pesquisa desenvolvido a partir de revisão bibliográfica sobre o tema.This work aims to understand potential transformations in teachers knowledge, as recognized by high school teachers who experienced the Emergency Remote Teaching (ERT) process during the period of social distancing imposed by the Covid-19 pandemic, caused by the SARSCoV-2 virus, in the years 2020 and 2021. To achieve this, the study focused on the experience of three teachers from a philanthropic school in the central region of São Paulo, SP, Brazil, seeking to a) analyze how they dealt with limitations, opportunities, and challenges in adapting their teaching practices to remote teaching and whether b) the interviewed teachers attempted to incorporate aspects of this transformation into their pedagogical practice upon returning to in-person teaching. The goal was to c) identify their considerations regarding the impact of the ERT experience on their teaching knowledge. The research is situated in the theoretical framework of Maurice Tardifs (2014) studies on teachers knowledge, and it also engages in dialogue with other authors in the field, such as Jorge Larrosa Bondía (2002) and Michaël Huberman (2000). To ensure that teachers are the main source of analysis, a qualitative, phenomenological approach was chosen. Data was collected through semi-structured interviews with a sample of teachers from the mentioned school, guided by a research instrument developed based on a literature review on the subject.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarbin, Mônica CristinaBertolin, Paula Suelí Periotto2024-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-102819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-20T17:34:04Zoai:teses.usp.br:tde-22042024-102819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-20T17:34:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
Teaching knowledge and Emergency Remote Teaching: reflections of high school teachers on transformations and learning
title Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
spellingShingle Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
Bertolin, Paula Suelí Periotto
Digital Information and Communication Technologies
Emergency Remote Teaching
Ensino Remoto Emergencial
Pedagogical Knowledge
Saberes docentes
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
title_short Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
title_full Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
title_fullStr Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
title_full_unstemmed Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
title_sort Os saberes docentes e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões de professoras do Ensino Médio sobre transformações e aprendizados
author Bertolin, Paula Suelí Periotto
author_facet Bertolin, Paula Suelí Periotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garbin, Mônica Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolin, Paula Suelí Periotto
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Information and Communication Technologies
Emergency Remote Teaching
Ensino Remoto Emergencial
Pedagogical Knowledge
Saberes docentes
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
topic Digital Information and Communication Technologies
Emergency Remote Teaching
Ensino Remoto Emergencial
Pedagogical Knowledge
Saberes docentes
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
description Este trabalho visa apresentar possíveis transformações nos saberes docentes, reconhecidas por professores do Ensino Médio que viveram o processo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, nos anos de 2020 e 2021. Para isso, estabeleceu-se como universo a experiência de três docentes de uma escola filantrópica, na região central de São Paulo (SP), procurando: a) analisar como lidaram com limitações, oportunidades e dificuldades nos processos de adequar a prática para o Ensino Remoto e se b) os entrevistados buscaram incorporar, na volta ao ensino presencial, aspectos dessa transformação na prática pedagógica, a fim de c) identificar as considerações a respeito do impacto da experiência do ERE em seus saberes docentes. A pesquisa se posiciona no campo teórico, nas investigações a respeito dos saberes docentes de Maurice Tardif (2014), além de dialogar com outros autores do campo, como Jorge Larrosa Bondía (2002) e Michaël Huberman (2000). Para os professores serem a principal fonte da análise, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para captar os dados, com uma amostra de professoras da referida escola, com base em um instrumento de pesquisa desenvolvido a partir de revisão bibliográfica sobre o tema.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-102819/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-102819/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257267833929728