Avaliação dialética: da medição à mediação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-12112021-234013/ |
Resumo: | Esta pesquisa parte da compreensão da avaliação como componente intrínseco ao movimento de ensino e de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. Busca compreender e explicitar a significação e a vivência da avaliação como unidade mediadora no processo em que o objeto do conhecimento humano, construído historicamente, revela-se às gerações posteriores por meio dos objetos de ensino. Indica-se como as necessidades subjacentes ao uso da avaliação e os motivos que a sustentam para verificação dos conhecimentos a têm configurado como modelador da prática docente, determinando, muitas vezes, o currículo e os objetivos da atividade pedagógica. Na busca de uma conceitualização, procura-se deslocá-la de seu lugar de medidora, para ocupar um novo espaço - de mediadora - e possibilitar aos sujeitos, em atividade de ensino e em atividade de aprendizagem, compreendê-la como possibilidade de análise e síntese da relação ensino-aprendizagem, com vistas à formação do pensamento teórico. A lógica do trabalho alicerça-se em quatro movimentos interdependentes: dos Princípios, das Propostas, das Práticas e das Possibilidades. Nos Princípios, discutem-se os papéis sociais ocupados pela criança e pelo adulto que, na relação professor-estudante, constituem-se por concepções de aprendizagem e desenvolvimento. Procura-se vincular a avaliação como possibilidade de desenvolvimento prospectivo e os princípios presentes no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvido por Vigotski e seus colaboradores. Nas Propostas, considera-se a Base Nacional Comum Curricular para discutir sua relação mandatária com a organização do currículo, e sobretudo, sua influência na orientação de práticas e condutas dos sujeitos da escola. Lançando mão da comum associação entre avaliação e instrumentos utilizados para avaliar, nas Práticas tece-se uma análise sobre as dimensões implícitas nos instrumentos físicos, bem como na pseudointencionalidade pedagógica que os sustenta, buscando compreender a avaliação em sua dimensão dialética, que se objetiva na atividade pedagógica. Aos sujeitos em atividade de ensino e aos sujeitos em atividade de aprendizagem, possibilitam-se condições para apropriar-se dos nexos próprios da formação do pensamento teórico. Aborda-se também a avaliação dialética no ensino remoto, modalidade educativa que se instalou como medida protetiva diante da pandemia causada pela Covid-19. Nas Possibilidades, parte-se de uma situação comum a muitas vivências em espaços escolares, para expor como a Avaliação Dialética se constitui como possibilidade de passagem da qualidade subjacente aos instrumentos operacionalizados nas salas de aula, de medidora da aprendizagem, para a função de ação-instrumento mediador entre o ensino e a aprendizagem. Apresenta-se a relação entre os princípios da Avaliação Dialética, vinculando-os aos preceitos teórico-metodológicos presentes na Atividade Orientadora de Ensino, que centraliza o planejamento, a realização e o desfecho de uma situação de aprendizagem, em que a Avaliação Dialética se constitui como unidade na totalidade da atividade docente. Por fim, apresenta-se uma história virtual em que a avaliação dialética se constitui como exemplo de tomada de consciência sobre todas as etapas da atividade de ensino. |
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Avaliação dialética: da medição à mediaçãoDialectical assessment: from the measure to the mediationAtividade orientadora de ensinoAvaliaçãoAvaliação dialéticaBNCCDialectical evaluationEvaluationGuiding teaching activityHabilidadesProximal development zoneSkillsZona de desenvolvimento proximalEsta pesquisa parte da compreensão da avaliação como componente intrínseco ao movimento de ensino e de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. Busca compreender e explicitar a significação e a vivência da avaliação como unidade mediadora no processo em que o objeto do conhecimento humano, construído historicamente, revela-se às gerações posteriores por meio dos objetos de ensino. Indica-se como as necessidades subjacentes ao uso da avaliação e os motivos que a sustentam para verificação dos conhecimentos a têm configurado como modelador da prática docente, determinando, muitas vezes, o currículo e os objetivos da atividade pedagógica. Na busca de uma conceitualização, procura-se deslocá-la de seu lugar de medidora, para ocupar um novo espaço - de mediadora - e possibilitar aos sujeitos, em atividade de ensino e em atividade de aprendizagem, compreendê-la como possibilidade de análise e síntese da relação ensino-aprendizagem, com vistas à formação do pensamento teórico. A lógica do trabalho alicerça-se em quatro movimentos interdependentes: dos Princípios, das Propostas, das Práticas e das Possibilidades. Nos Princípios, discutem-se os papéis sociais ocupados pela criança e pelo adulto que, na relação professor-estudante, constituem-se por concepções de aprendizagem e desenvolvimento. Procura-se vincular a avaliação como possibilidade de desenvolvimento prospectivo e os princípios presentes no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvido por Vigotski e seus colaboradores. Nas Propostas, considera-se a Base Nacional Comum Curricular para discutir sua relação mandatária com a organização do currículo, e sobretudo, sua influência na orientação de práticas e condutas dos sujeitos da escola. Lançando mão da comum associação entre avaliação e instrumentos utilizados para avaliar, nas Práticas tece-se uma análise sobre as dimensões implícitas nos instrumentos físicos, bem como na pseudointencionalidade pedagógica que os sustenta, buscando compreender a avaliação em sua dimensão dialética, que se objetiva na atividade pedagógica. Aos sujeitos em atividade de ensino e aos sujeitos em atividade de aprendizagem, possibilitam-se condições para apropriar-se dos nexos próprios da formação do pensamento teórico. Aborda-se também a avaliação dialética no ensino remoto, modalidade educativa que se instalou como medida protetiva diante da pandemia causada pela Covid-19. Nas Possibilidades, parte-se de uma situação comum a muitas vivências em espaços escolares, para expor como a Avaliação Dialética se constitui como possibilidade de passagem da qualidade subjacente aos instrumentos operacionalizados nas salas de aula, de medidora da aprendizagem, para a função de ação-instrumento mediador entre o ensino e a aprendizagem. Apresenta-se a relação entre os princípios da Avaliação Dialética, vinculando-os aos preceitos teórico-metodológicos presentes na Atividade Orientadora de Ensino, que centraliza o planejamento, a realização e o desfecho de uma situação de aprendizagem, em que a Avaliação Dialética se constitui como unidade na totalidade da atividade docente. Por fim, apresenta-se uma história virtual em que a avaliação dialética se constitui como exemplo de tomada de consciência sobre todas as etapas da atividade de ensino.This research is based on the understanding of assessment as an intrinsic component of the teaching and learning movement from a cultural-historical perspective. It seeks to understand and explain the meaning and experience of assessment as a mediating unit in the process in which the object of human knowledge, historically constructed, reveals itself to later generations through teaching objects. It indicates how the needs underlying the use of assessment and the reasons that support it to verify knowledge have configured it as a modeler of the teaching practice, often determining the curriculum and the objectives of the pedagogical activity. In the search for a conceptualization, we seek to displace it from its place of measurer, to occupy a new place - of mediator - and enable subjects, in teaching and learning activities, to understand it as a possibility of analysis and synthesis of the teaching-learning relationship, with a view to the formation of theoretical thinking. The logic of the work is based on four interdependent movements: Principles, Proposals, Practices and Possibilities. The Principles discuss the social roles occupied by the child and the adult who, in the teacher-student relationship, are constituted by concepts of learning and development. It seeks to link the evaluation as a possibility of prospective development and the principles present in the concept of Proximal Development Zone, developed by Vigotski and his collaborators. In the Proposals, the Common National Curriculum Base is considered to discuss its mandatory relationship with the organization of the curriculum, and above all, its influence on the orientation of practices and behaviors of the subjects of the school. Making use of the common association between assessment and instruments used to evaluate, in Practices an analysis of the dimensions implicit in physical instruments, as well as the pedagogical pseudo-intentionality that support them, are carried out, seeking to understand assessment in its dialectical dimension, which is aimed at the teaching activity. Subjects in teaching activities and subjects in learning activities are provided with conditions to appropriate the nexus of theoretical thought formation. It also addresses dialectical assessment in remote education, an educational modality that was installed as a protective measure in the face of the pandemic caused by Covid-19. In Possibilities, we start from a situation common to many experiences in schools, to expose how Dialectical Assessment is constituted as a possibility of passing the quality underlying the instruments operated in the classroom, from measuring learning to the function of action-mediator instrument between teaching and learning. The relationship between the principles of Dialectic Evaluation is presented, linking them to the theoretical-methodological precepts present in the Teaching Guidance Activity, which centralizes the planning, realization and conclusion of a learning situation, in which Dialectic Evaluation constitutes. as a unit in the totality of the teaching activity. Finally, a virtual history is presented in which the dialectical assessment is an example of the awareness of all stages of the teaching activity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Elaine SampaioPrado, Ana Carolina de Fazzio Carmo2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-12112021-234013/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-07T15:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-12112021-234013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-07T15:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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