Catar coral-sol: as potencialidades do manejo de espécies invasoras enquanto promotor de processos de aprendizagem situada e práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kauano, Rafael Vitame
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-09122019-174636/
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar a prática de manejo de invasores biológicos enquanto promotora de processos de aprendizagem e conscientização. Para isto, foram estabelecidas parcerias com o Projeto Coral-Sol (PCS) e moradores da Vila do Abraão (Ilha Grande/RJ). O PCS constitui-se como iniciativa científica e socioambiental, com ações em torno da invasão biológica de duas espécies de coral, chamadas de coral-sol: Tubastrae coccinea e Tubastrae tagusensis. Uma das principais ações do projeto é o manejo desses corais, no qual seus integrantes pesquisadores, biólogos e, principalmente, moradores, atuam conjuntamente. A partir de um ponto de vista histórico-cultural, foi investigada a partir das proposições da Aprendizagem Situada e das Comunidades de Prática, elaboradas pelos pesquisadores Jean Lave e Ettiene Wenger (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998), a conceituação do manejo enquanto prática social que fundamenta processos de aprendizagem, principalmente os referentes aos diferentes desdobramentos das invasões biológicas. Para tal, o Materialismo Histórico e Dialético foi utilizado como método de análise dos dados obtidos. A prática do manejo configurou-se enquanto uma Comunidade de Prática, embora muitos de seus elementos estavam em fase de fortalecimento. Além disso, ao se considerar a aprendizagem por meio da prática social, buscamos as contribuições da Filosofia da Práxis e contribuições de Paulo Freire. Assim, o conceito de invasões biológicas e suas significações foram construídos pelos participantes do manejo a partir de um processo de Aprendizagem Situada que tem a prática como sua principal promotora. As contribuições marxistas da Práxis e de Paulo Freire, foram necessárias para o processo de síntese teórica deste trabalho, que aponta as potencialidades da prática de catação (manejo) como local de conscientização e ação sobre a realidade. Desta forma, indica o potencial educativo da prática de manejo, que pode, para além de seu fim pragmático, abarcar processos transformadores pautados na unidade entre teoria e prática.
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Uma das principais ações do projeto é o manejo desses corais, no qual seus integrantes pesquisadores, biólogos e, principalmente, moradores, atuam conjuntamente. A partir de um ponto de vista histórico-cultural, foi investigada a partir das proposições da Aprendizagem Situada e das Comunidades de Prática, elaboradas pelos pesquisadores Jean Lave e Ettiene Wenger (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998), a conceituação do manejo enquanto prática social que fundamenta processos de aprendizagem, principalmente os referentes aos diferentes desdobramentos das invasões biológicas. Para tal, o Materialismo Histórico e Dialético foi utilizado como método de análise dos dados obtidos. A prática do manejo configurou-se enquanto uma Comunidade de Prática, embora muitos de seus elementos estavam em fase de fortalecimento. Além disso, ao se considerar a aprendizagem por meio da prática social, buscamos as contribuições da Filosofia da Práxis e contribuições de Paulo Freire. Assim, o conceito de invasões biológicas e suas significações foram construídos pelos participantes do manejo a partir de um processo de Aprendizagem Situada que tem a prática como sua principal promotora. As contribuições marxistas da Práxis e de Paulo Freire, foram necessárias para o processo de síntese teórica deste trabalho, que aponta as potencialidades da prática de catação (manejo) como local de conscientização e ação sobre a realidade. Desta forma, indica o potencial educativo da prática de manejo, que pode, para além de seu fim pragmático, abarcar processos transformadores pautados na unidade entre teoria e prática.The objective of this study is to investigate the biological management of biological invaders as a promoter of learning and awareness processes. For this, partnerships were established with the Coral-Sol Project (PCS) and residents of Vila do Abraão (Ilha Grande / RJ). The PCS constitutes a scientific and socio-environmental initiative, with actions around the biological invasion of two species of coral, called coral-sun: Tubastrae coccinea and Tubastrae tagusensis. One of the main actions of the project is the management of these corals, in which its members researchers, biologists and, mainly, residents, work together. From a historical-cultural point of view, it was investigated from the propositions of the Situated Learning and the Communities of Practice, elaborated by the researchers Jean Lave and Ettiene Wenger (LAVE; WENGER, 1991; WENGER 2007) as a social practice that bases learning processes, especially those referring to the different unfolding of biological invasions. For this, Historical and Dialectical Materialism was used as a method of analyzing the data obtained. The practice of management was set up as a Community of Practice, although many of its elements were in the strengthening phase. In addition, when considering learning through social practice, we seek the contributions of Philosophy of Praxis and contributions of Paulo Freire. Thus, the concept of biological invasions and their meanings were constructed by the participants of the management from a process of Situated Learning that has the practice as its main promoter. The contributions of Marxist ideas of Praxis and Paulo Freire were necessary for the theoretical synthesis process of this work, which points out the potentialities of the practice of \"catação\" (management) as a place of awareness and action on reality. In this way, it indicates the educational potential of management practice, which can, in addition to its pragmatic aim, encompass transformative processes based on the unity between theory and practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBizerra, Alessandra FernandesKauano, Rafael Vitame2019-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-09122019-174636/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-20T18:02:01Zoai:teses.usp.br:tde-09122019-174636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-20T18:02:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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