Saberes dançantes no PIBID/UFS: entre formação, experiência artístico-pedagógica, pesquisa e narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Jussara da Silva Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28062023-134922/
Resumo: A tese versa sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto política pública de fortalecimento das licenciaturas, focalizando o subprojeto Dança vinculado ao PIBID da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para isso, este estudo busca refletir sobre memórias e inquietações que emergiram no fazer artístico pedagógico das pessoas participantes do PIBID/Dança/UFS. Assim, esta pesquisa centra-se na formação de professoras e professores de Dança no referido programa, com o intuito de compreender se estes têm contribuído para a legitimação desse profissional. O objetivo é refletir sobre a política pública de incentivo à docência na formação inicial através do PIBID e problematizar as ações desenvolvidas no subprojeto do PIBID/Dança/UFS, buscando revelar os sentidos atribuídos ao mesmo pelas pessoas estudantes participantes do programa. A pergunta central é: quais sentidos são atribuídos aos processos artístico-pedagógicos em Dança vivenciados pelas pessoas estudantes envolvidos no PIBID/Dança/UFS? O período de análise das ações desenvolvidas foi de 2013 a 2018 quando estive como coordenadora de área desse subprojeto. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se realizar um levantamento dos documentos oficiais sobre o PIBID e dos relatórios institucionais das IES; das publicações em anais, revistas, livros e bancos de dissertações e teses; e de relatos de experiências das ações desenvolvidas pelos subprojetos de Artes do PIBID com foco no ensino de Dança. Para a especificidade do subprojeto do PIBID/Dança/UFS, o estudo (auto)biográfico norteou a pesquisa, constituído por histórias de vidas documentadas por relatos orais, autobiografias, diários, memórias, entrevistas, fotografias, vídeos e cartas para compor as narrativas reflexivas sobre os fazeres das pessoas pibidianas participantes da ação. O ato de biografar resistências e pertencimentos como estratégia de investigação, deu-se no campo da experiência, da vivência do ato artístico pedagógico. Assim sendo, a pesquisa revela que há uma vasta produção acadêmica sobre este programa, evidenciando a aproximação entre universidade e escola, e a gradativa diminuição da dicotomia teoria e prática, fortalecendo a docência por meio de práticas colaborativas e de um fazer artístico pedagógico que acontece na experiência.
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O objetivo é refletir sobre a política pública de incentivo à docência na formação inicial através do PIBID e problematizar as ações desenvolvidas no subprojeto do PIBID/Dança/UFS, buscando revelar os sentidos atribuídos ao mesmo pelas pessoas estudantes participantes do programa. A pergunta central é: quais sentidos são atribuídos aos processos artístico-pedagógicos em Dança vivenciados pelas pessoas estudantes envolvidos no PIBID/Dança/UFS? O período de análise das ações desenvolvidas foi de 2013 a 2018 quando estive como coordenadora de área desse subprojeto. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se realizar um levantamento dos documentos oficiais sobre o PIBID e dos relatórios institucionais das IES; das publicações em anais, revistas, livros e bancos de dissertações e teses; e de relatos de experiências das ações desenvolvidas pelos subprojetos de Artes do PIBID com foco no ensino de Dança. Para a especificidade do subprojeto do PIBID/Dança/UFS, o estudo (auto)biográfico norteou a pesquisa, constituído por histórias de vidas documentadas por relatos orais, autobiografias, diários, memórias, entrevistas, fotografias, vídeos e cartas para compor as narrativas reflexivas sobre os fazeres das pessoas pibidianas participantes da ação. O ato de biografar resistências e pertencimentos como estratégia de investigação, deu-se no campo da experiência, da vivência do ato artístico pedagógico. Assim sendo, a pesquisa revela que há uma vasta produção acadêmica sobre este programa, evidenciando a aproximação entre universidade e escola, e a gradativa diminuição da dicotomia teoria e prática, fortalecendo a docência por meio de práticas colaborativas e de um fazer artístico pedagógico que acontece na experiência.The thesis deals about the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) as a public policy to strengthen teaching degrees, focusing on the Dance subproject linked to PIBID at the University Federal of Sergipe (UFS). For this, the study seeks to reflect on memories and restlessness that emerged in the pedagogical artistic of people participating in PIBID/Dança/UFS. This research focuses on the dance teacher formation in this program, with the aim of understanding the contribution to the legitimacy of this professional. The objective is to reflect on the public policy to encourage teaching in initial training through PIBID and to problematize the actions developed in the PIBID/Dança/UFS subproject, seeking to reveal the meanings attributed to it by the students participating in the program. The central question is: what meanings are attributed to artistic-pedagogical processes in Dance experienced by students involved in PIBID/Dança/UFS? The period of analysis of the actions developed was from 2013 to 2018 when I was the coordinator of this subproject. For the development of the research, a survey was done in official documents on the PIBID and the institutional reports of the IES; publications in annals, magazines, books and databases of dissertations and theses; and reports of experiences of actions developed by PIBID\'s Arts subprojects with a focus on teaching Dance. For the specificity of the PIBID/Dança/UFS subproject, the (auto)biographical study guided the research, consisting of life stories documented by oral reports, autobiographies, diaries, memories, interviews, photographs, videos and letters to compose the reflective narratives about the actions of the people participating in the action. The act of biographing resistances and belongings as an investigation strategy took place in the field of experience, of experiencing the pedagogical artistic act. Therefore, the research reveals that there is a vast academic production on this program, evidencing the approximation between university and school, and the gradual decrease of the theory and practice dichotomy, strengthening teaching through collaborative practices and a pedagogical artistic work that happens in experience.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPupo, Maria Lúcia de Souza BarrosTavares, Jussara da Silva Rosa2023-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28062023-134922/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-28T16:57:24Zoai:teses.usp.br:tde-28062023-134922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-28T16:57:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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